CONHEÇA A NATUREZA HUMANA
Essencialmente o ser humano é egoísta. As pessoas estão mais interessadas nelas mesmas. Você
está mais interessado em você mesmo que em qualquer outra pessoa no mundo. Reconhecendo
este egoísmo natural do ser humano, você poderá melhor se relacionar com as pessoas.
ELOGIE
Todos gostamos de ouvir uma palavra gentil. Para conquistar alguém basta dizer coisas
agradáveis. O elogio deve ser sincero, natural. Elogie o ato e não a pessoa. Evitará favoritismo e
constrangimentos. Diga algo assim: " Arthur, seu trabalho ficou ótimo."( não diga: " Arthur,
você é ótimo profissional."). Habitue-se a elogiar e sentirá como você e as pessoas se sentirão
melhor. Não exagere nos elogios.
FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES
Todos vivemos para sermos reconhecidos. Dê uma forma ou de outra desejamos ser importantes.
Para conquistar alguém faça-a se sentir importante. Siga estas dicas:
• Fale o nome da pessoa. Nosso nome soa como música aos nossos ouvidos.
• Ouça com atenção. Repare: quando alguém ouve você com atenção, você se sente
importante.
• Antes de responder, aguarde uns segundos. Faça uma pausa. Dará a impressão de que você
pensou e que valeu a pena refletir.
• Leve em consideração a todos. Evite falar mais com o líder ou alguém considerado
importante. Evite favoritismo.
OUÇA COM ATENÇÃO
Quanto mais você ouvir alguém, mais se tornará interessante para ela. Um bom ouvinte permite
ao outro escutar a pessoa mais importante do mundo: ela mesma. Dicas para encantar:
• Olhe com atenção para quem está falando. Evite ouvir olhando para outras pessoas, coisas ou
lugares " interessantes". Algumas pessoas mostram o quanto são "antipáticas" com seus olhares
evasivos.
• Não deixe ninguém ou qualquer barulho interferir. Envolva-se no assunto por completo. Se
alguém estiver atrapalhando diga: " Por favor, deixe-me ouvir o Pedro..." Todos apreciarão seu
cuidado com pessoas.
• Não fique ansioso para falar sobre outra coisa. Mantenha a calma. Quem fala muito pode ser
considerado " tagarela" e egoísta por querer ser sempre o centro das atenções.
• Desenvolva a conversa, faça novas perguntas. Isto demonstrará que você dá importância a
quem perguntou.
CONCORDE COM AS PESSOAS
Desenvolva uma personalidade tolerante. Ninguém gosta de ser contrariado. Pessoas adoram
aqueles que concordam com elas.
Mesmo que não concorde com uma pessoa, procure extrair da fala dela algo que seja comum,
verdadeiro, para você e ela.
Evidencie que concorda com ela. Movimente a cabeça ou fale claramente: "Concordo com
você."
Evite discordar abertamente, salvo exceções. Discordando, de preferência não diga nada.
Freqüentemente não vale a pena discordar.
EVITE POLÊMICAS, DISCUSSÕES.
Apresente seu assunto sem que as pessoas levantem objeções contra você. Claro, por mais que
tente ser neutro vai sempre encontrar alguém que discorde de você. Discordará da sua
neutralidade. Em vez de dar sua opinião, exponha a de autoridades no assunto, mesmo que você
seja a autoridade máxima. Se as pessoas não concordarem com a opinião, não será a sua mas a
de outra pessoa. Não se trata de não ter opinião, mas de evitar discussões desnecessárias. Quem
discute perde pontos. Seja diplomata!
DESCUBRA PELO QUE O OUTRO SE FASCINA, QUER OU DESEJA E MOSTRE A
ELE COMO CONSEGUIR.
Sabendo o que os outros querem ficará mais fácil envolvê-los, persuadi-los e encantá-los,
falando a eles o que desejam ouvir. Fale a mesma língua dos outros. Fale sobre o que as pessoas
querem ouvir. Foque nelas, não em você. Por exemplo: se uma pessoa ou um grupo deseja
vender mais, mostre COMO podem conseguir o que desejam. Dê sugestões. Torne-se o herói
delas. Para descobrir o que as pessoas querem observe-as, faça perguntas, ouça.
CAUSE BOA IMPRESSÃO.
De forma geral, nós controlamos as opiniões dos outros sobre nós mesmos. As pessoas opinam a
nosso respeito de acordo como nos portamos. Tendemos a responder conforme o comportamento
da outra pessoa. Se você quer encantar pessoas deve primeiro passar uma boa impressão. Dicas:
Seja simpático. Sorria sempre. Quem deseja sucesso pessoal deve sorrir para a vida. Antes de
dizer qualquer coisa, dê um sorriso sincero! A pessoa devolverá um outro sorriso e será mais
receptiva.
Mostre entusiasmo. Ninguém gosta de pessoas desanimadas, de mal com a vida. Sorrir e
evidenciar entusiasmo são comportamentos que devem ser treinados como qualquer outro.
Servem para você construir uma atmosfera positiva, envolvente. Você encantará qualquer pessoa
sorrindo e sendo entusiasmado.
Não queira ser maior que os outros. Não tente ser o melhor fazendo com que os outros sejam
os piores. Quem quer "subir na vida", "pisando nos outros", cedo ou tarde perde a batalha. Não
fique se exibindo, mostrando que só você, quase sempre você, é o melhor para fazer isto ou
aquilo. Evite ser arrogante.
O tom da voz é importante no encantamento. Treine uma voz amigável.
SAIBA AGRADECER.
Demonstre sempre sua gratidão. Treine a "arte de dizer obrigado". Não sussurre ou engula
palavras. Fale com vontade : "obrigado!" Olhe para a pessoa. Sorria. Diga o nome dela. Faz
muita diferença falar simplesmente " obrigado", em vez de "obrigado, Paulo!" Lembre: nosso
nome soa como música aos nossos ouvidos.
Essencialmente o ser humano é egoísta. As pessoas estão mais interessadas nelas mesmas. Você
está mais interessado em você mesmo que em qualquer outra pessoa no mundo. Reconhecendo
este egoísmo natural do ser humano, você poderá melhor se relacionar com as pessoas.
ELOGIE
Todos gostamos de ouvir uma palavra gentil. Para conquistar alguém basta dizer coisas
agradáveis. O elogio deve ser sincero, natural. Elogie o ato e não a pessoa. Evitará favoritismo e
constrangimentos. Diga algo assim: " Arthur, seu trabalho ficou ótimo."( não diga: " Arthur,
você é ótimo profissional."). Habitue-se a elogiar e sentirá como você e as pessoas se sentirão
melhor. Não exagere nos elogios.
FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES
Todos vivemos para sermos reconhecidos. Dê uma forma ou de outra desejamos ser importantes.
Para conquistar alguém faça-a se sentir importante. Siga estas dicas:
• Fale o nome da pessoa. Nosso nome soa como música aos nossos ouvidos.
• Ouça com atenção. Repare: quando alguém ouve você com atenção, você se sente
importante.
• Antes de responder, aguarde uns segundos. Faça uma pausa. Dará a impressão de que você
pensou e que valeu a pena refletir.
• Leve em consideração a todos. Evite falar mais com o líder ou alguém considerado
importante. Evite favoritismo.
OUÇA COM ATENÇÃO
Quanto mais você ouvir alguém, mais se tornará interessante para ela. Um bom ouvinte permite
ao outro escutar a pessoa mais importante do mundo: ela mesma. Dicas para encantar:
• Olhe com atenção para quem está falando. Evite ouvir olhando para outras pessoas, coisas ou
lugares " interessantes". Algumas pessoas mostram o quanto são "antipáticas" com seus olhares
evasivos.
• Não deixe ninguém ou qualquer barulho interferir. Envolva-se no assunto por completo. Se
alguém estiver atrapalhando diga: " Por favor, deixe-me ouvir o Pedro..." Todos apreciarão seu
cuidado com pessoas.
• Não fique ansioso para falar sobre outra coisa. Mantenha a calma. Quem fala muito pode ser
considerado " tagarela" e egoísta por querer ser sempre o centro das atenções.
• Desenvolva a conversa, faça novas perguntas. Isto demonstrará que você dá importância a
quem perguntou.
CONCORDE COM AS PESSOAS
Desenvolva uma personalidade tolerante. Ninguém gosta de ser contrariado. Pessoas adoram
aqueles que concordam com elas.
Mesmo que não concorde com uma pessoa, procure extrair da fala dela algo que seja comum,
verdadeiro, para você e ela.
Evidencie que concorda com ela. Movimente a cabeça ou fale claramente: "Concordo com
você."
Evite discordar abertamente, salvo exceções. Discordando, de preferência não diga nada.
Freqüentemente não vale a pena discordar.
EVITE POLÊMICAS, DISCUSSÕES.
Apresente seu assunto sem que as pessoas levantem objeções contra você. Claro, por mais que
tente ser neutro vai sempre encontrar alguém que discorde de você. Discordará da sua
neutralidade. Em vez de dar sua opinião, exponha a de autoridades no assunto, mesmo que você
seja a autoridade máxima. Se as pessoas não concordarem com a opinião, não será a sua mas a
de outra pessoa. Não se trata de não ter opinião, mas de evitar discussões desnecessárias. Quem
discute perde pontos. Seja diplomata!
DESCUBRA PELO QUE O OUTRO SE FASCINA, QUER OU DESEJA E MOSTRE A
ELE COMO CONSEGUIR.
Sabendo o que os outros querem ficará mais fácil envolvê-los, persuadi-los e encantá-los,
falando a eles o que desejam ouvir. Fale a mesma língua dos outros. Fale sobre o que as pessoas
querem ouvir. Foque nelas, não em você. Por exemplo: se uma pessoa ou um grupo deseja
vender mais, mostre COMO podem conseguir o que desejam. Dê sugestões. Torne-se o herói
delas. Para descobrir o que as pessoas querem observe-as, faça perguntas, ouça.
CAUSE BOA IMPRESSÃO.
De forma geral, nós controlamos as opiniões dos outros sobre nós mesmos. As pessoas opinam a
nosso respeito de acordo como nos portamos. Tendemos a responder conforme o comportamento
da outra pessoa. Se você quer encantar pessoas deve primeiro passar uma boa impressão. Dicas:
Seja simpático. Sorria sempre. Quem deseja sucesso pessoal deve sorrir para a vida. Antes de
dizer qualquer coisa, dê um sorriso sincero! A pessoa devolverá um outro sorriso e será mais
receptiva.
Mostre entusiasmo. Ninguém gosta de pessoas desanimadas, de mal com a vida. Sorrir e
evidenciar entusiasmo são comportamentos que devem ser treinados como qualquer outro.
Servem para você construir uma atmosfera positiva, envolvente. Você encantará qualquer pessoa
sorrindo e sendo entusiasmado.
Não queira ser maior que os outros. Não tente ser o melhor fazendo com que os outros sejam
os piores. Quem quer "subir na vida", "pisando nos outros", cedo ou tarde perde a batalha. Não
fique se exibindo, mostrando que só você, quase sempre você, é o melhor para fazer isto ou
aquilo. Evite ser arrogante.
O tom da voz é importante no encantamento. Treine uma voz amigável.
SAIBA AGRADECER.
Demonstre sempre sua gratidão. Treine a "arte de dizer obrigado". Não sussurre ou engula
palavras. Fale com vontade : "obrigado!" Olhe para a pessoa. Sorria. Diga o nome dela. Faz
muita diferença falar simplesmente " obrigado", em vez de "obrigado, Paulo!" Lembre: nosso
nome soa como música aos nossos ouvidos.
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