Engenharia Social
A história é grande, mas acho que vale a pena ler.
Vocês gostam de história? Vou contar uma, sente-se e me acompanhe.
Em 2011 terminei o meu ensino médio, confesso que nunca fui um bom aluno, não dormia direito em casa para ficar no computador nas madrugadas e acabava dormindo na escola. No final do ano, por volta de outubro, era aniversário de 10 anos do meu colégio e iria ter uma festa entre os professores.
Por volta do mesmo mês de outubro, estava analisando minhas notas no Portal Eletrônico do meu colégio, um portal que o aluno tinha acesso e que estavam ali todas as notas de todas as provas e exercícios realizados no ano. Nesta analise, somei e fiz contas e mais contas, e tomei a seguinte conclusão: EU IRIA PEGAR 5 RECUPERAÇÕES.
Era hora de agir, precisava encontrar um método para acessar o LOGIN dos professores e assim alterar as minhas notas.
Foram diversas tentativas em vão, desde instalar um keylogger na máquina da sala dos professores até invadir o servidor do colégio , que por sinal, era muito seguro...
Até que eu ouvi as meninas do atendimento conversando :
Funcionária A: Vai para o churrasco sábado?
Funcionária B: Com certeza, sábado minha sorte muda, vou fisgar o Clebinho (Professor de Geografia)...
Funcionária A: Nunca vi, tira essa paixão da cabeça, ele é professor e bonito, nunca vai olhar para você que é simples secretária.
Funcionária B: Até parece...
Em primeiro momento eu dei risadas sobre a conversa, mas então surgiu a brilhante ideia: Aplicar a Engenharia Social na Funcionária B. No próprio colégio existem orelhões disponíveis para os alunos, na hora da saída, esperei o colégio esvaziar e comecei com aqueles orelhões ali :
Funcionária A: Colégio X, boa tarde.
Eu: Boa tarde, a Funcionária B se encontra?
Funcionária A: Ela está em horário de almoço, quem gostaria?
Eu: Cleber, professor de geografia.
Funcionária A: Clebinho liga daqui 3 min, pois o horário se encerra às 13:00.
Eu: Ok, muito obrigado.
15 Minutos depois liguei, dessa vez de um orelhão a caminho da minha casa :
Funcionária B: Colégio X, boa tarde.
Eu: Funcionária B? tudo bom ?
Funcionária B: Sim, com quem eu falo?
Eu: Cleber esqueceu minha voz?
Funcionária B: Desculpa professor, o telefone está ruim hoje, eu estou ótima e você?
Eu: Melhor agora. Estou precisando de uma ajuda sua, estou tentando acessar meu painel de professor no portal, está apresentando Senha Incorreta, mudaram as senhas?
Funcionária B: Acho que não Cleber, vou averiguar... Não professor, continua a mesma, a sua senha ainda é xxxxxx
Eu: Eu sou um besta, o CAPS LOCK estava ligado, obrigado, espero vê-la amanhã hein hehe
Funcionária B: Estou ansiosa também até mais professor.
Pronto, eu tinha acesso ao login do professor de Geografia, loguei de uma lan house no bairro vizinho e aprendi a manusear o sistema, era fácil. Mas só a senha de Geografia não era suficiente, haviam ainda outras 4 matérias. Foi hora de uma nova investida.
Eu: Funcionária B, me manda um e-mail com as senhas dos professores, parece que o sistema deu algum erro e mudou a senha de todos.
Funcionária B: Com quem eu falo, por gentileza ?
Eu: Como assim com quem, Leonardo ora. (Diretor do colégio)
Funcionária B: Desculpe senhor Leonardo, o telefone está com problema, não reconheci a sua voz.
Eu: Mais esse problema? Envie-me junto ao e-mail um lembrete para chamar um técnico para o telefone também.
Funcionária B: Tudo bem, já estou enviando...
Eu: Funcionária B me manda no e-mail xxx@xxx.com (e-mail que criei)
Funcionária B :O senhor trocou de e-mail ?
Eu: Não, me manda nesse pois estou com ele aberto já.
Funcionária B: Ok, tchau.
Após 10 minutos de espera, chega uma e-mail com todos os LOGINS e SENHAS dos professores do colégio. Alterei minhas notas para o mínimo possível para passar de ano, menos uma, que era Artes (sim, eu ia pegar recuperação em artes). O caso morreu e não manifestei mais nada.
Ao final do ano, entrega dos boletins, me chamaram na sala dos professores. FUDEU, pensei.
Diretor : Y, qual foi o resultado dos boletins ?
Eu: peguei recuperação em artes professor Leonardo, por quê ?
Diretor: Na última reunião de professores, me informaram que sua situação era de 5 recuperações, como isso se tornou apenas uma?
Eu: Esforço professor, mas por que estamos discutindo isso?
Diretor: Como conseguiu 15 pontos em Português em 1 mês, sendo que distribuíram 12 ? E conversei com a professora Adriana e ela não lhe deu nenhum ponto extra.
Eu: Ueh, ai eu já não sei, mas eu tenho certeza que eu consegui os 12 pontos.
Diretor: Você alterou as notas Y?
Eu: COMO ASSIM ?
Diretor: Não se faça de bobo, alterou ou não?
Eu: É alterei, quando fui alterar a de artes minha conexão caiu.
Diretor: Sem brincadeiras, alterou ou não ?
Eu: Claro que não Leonardo, como isso é possível ? É possível invadir o sistema do colégio e alterar as notas ?
Diretor: Claro que é possível, mas difícil e caso alguém o faça, saberíamos !
Eu: Alguém invadiu no último mês?
Diretor: Não, mas você pode ter alterado pelo LOGIN dos professores?
Eu: Sério que as pessoas que me ensinam, são capazes de deixar escapar o login e a senha deles?
Diretor: Não, você tem os melhores professores da cidade.
Eu: Então como eu invadi u.u ?
Diretor: Pode voltar para a sala, obrigado !
Estou aqui eu, cursando minha ciência da computação tentando descobrir se alguma funcionária da faculdade tem caso com algum professor
A história é grande, mas acho que vale a pena ler.
Vocês gostam de história? Vou contar uma, sente-se e me acompanhe.
Em 2011 terminei o meu ensino médio, confesso que nunca fui um bom aluno, não dormia direito em casa para ficar no computador nas madrugadas e acabava dormindo na escola. No final do ano, por volta de outubro, era aniversário de 10 anos do meu colégio e iria ter uma festa entre os professores.
Por volta do mesmo mês de outubro, estava analisando minhas notas no Portal Eletrônico do meu colégio, um portal que o aluno tinha acesso e que estavam ali todas as notas de todas as provas e exercícios realizados no ano. Nesta analise, somei e fiz contas e mais contas, e tomei a seguinte conclusão: EU IRIA PEGAR 5 RECUPERAÇÕES.
Era hora de agir, precisava encontrar um método para acessar o LOGIN dos professores e assim alterar as minhas notas.
Foram diversas tentativas em vão, desde instalar um keylogger na máquina da sala dos professores até invadir o servidor do colégio , que por sinal, era muito seguro...
Até que eu ouvi as meninas do atendimento conversando :
Funcionária A: Vai para o churrasco sábado?
Funcionária B: Com certeza, sábado minha sorte muda, vou fisgar o Clebinho (Professor de Geografia)...
Funcionária A: Nunca vi, tira essa paixão da cabeça, ele é professor e bonito, nunca vai olhar para você que é simples secretária.
Funcionária B: Até parece...
Em primeiro momento eu dei risadas sobre a conversa, mas então surgiu a brilhante ideia: Aplicar a Engenharia Social na Funcionária B. No próprio colégio existem orelhões disponíveis para os alunos, na hora da saída, esperei o colégio esvaziar e comecei com aqueles orelhões ali :
Funcionária A: Colégio X, boa tarde.
Eu: Boa tarde, a Funcionária B se encontra?
Funcionária A: Ela está em horário de almoço, quem gostaria?
Eu: Cleber, professor de geografia.
Funcionária A: Clebinho liga daqui 3 min, pois o horário se encerra às 13:00.
Eu: Ok, muito obrigado.
15 Minutos depois liguei, dessa vez de um orelhão a caminho da minha casa :
Eu: Funcionária B? tudo bom ?
Funcionária B: Sim, com quem eu falo?
Eu: Cleber esqueceu minha voz?
Funcionária B: Desculpa professor, o telefone está ruim hoje, eu estou ótima e você?
Eu: Melhor agora. Estou precisando de uma ajuda sua, estou tentando acessar meu painel de professor no portal, está apresentando Senha Incorreta, mudaram as senhas?
Funcionária B: Acho que não Cleber, vou averiguar... Não professor, continua a mesma, a sua senha ainda é xxxxxx
Eu: Eu sou um besta, o CAPS LOCK estava ligado, obrigado, espero vê-la amanhã hein hehe
Funcionária B: Estou ansiosa também até mais professor.
Pronto, eu tinha acesso ao login do professor de Geografia, loguei de uma lan house no bairro vizinho e aprendi a manusear o sistema, era fácil. Mas só a senha de Geografia não era suficiente, haviam ainda outras 4 matérias. Foi hora de uma nova investida.
Eu: Funcionária B, me manda um e-mail com as senhas dos professores, parece que o sistema deu algum erro e mudou a senha de todos.
Funcionária B: Com quem eu falo, por gentileza ?
Eu: Como assim com quem, Leonardo ora. (Diretor do colégio)
Funcionária B: Desculpe senhor Leonardo, o telefone está com problema, não reconheci a sua voz.
Eu: Mais esse problema? Envie-me junto ao e-mail um lembrete para chamar um técnico para o telefone também.
Funcionária B: Tudo bem, já estou enviando...
Eu: Funcionária B me manda no e-mail xxx@xxx.com (e-mail que criei)
Funcionária B :O senhor trocou de e-mail ?
Eu: Não, me manda nesse pois estou com ele aberto já.
Funcionária B: Ok, tchau.
Após 10 minutos de espera, chega uma e-mail com todos os LOGINS e SENHAS dos professores do colégio. Alterei minhas notas para o mínimo possível para passar de ano, menos uma, que era Artes (sim, eu ia pegar recuperação em artes). O caso morreu e não manifestei mais nada.
Ao final do ano, entrega dos boletins, me chamaram na sala dos professores. FUDEU, pensei.
Diretor : Y, qual foi o resultado dos boletins ?
Eu: peguei recuperação em artes professor Leonardo, por quê ?
Diretor: Na última reunião de professores, me informaram que sua situação era de 5 recuperações, como isso se tornou apenas uma?
Eu: Esforço professor, mas por que estamos discutindo isso?
Diretor: Como conseguiu 15 pontos em Português em 1 mês, sendo que distribuíram 12 ? E conversei com a professora Adriana e ela não lhe deu nenhum ponto extra.
Eu: Ueh, ai eu já não sei, mas eu tenho certeza que eu consegui os 12 pontos.
Diretor: Você alterou as notas Y?
Eu: COMO ASSIM ?
Diretor: Não se faça de bobo, alterou ou não?
Eu: É alterei, quando fui alterar a de artes minha conexão caiu.
Diretor: Sem brincadeiras, alterou ou não ?
Eu: Claro que não Leonardo, como isso é possível ? É possível invadir o sistema do colégio e alterar as notas ?
Diretor: Claro que é possível, mas difícil e caso alguém o faça, saberíamos !
Eu: Alguém invadiu no último mês?
Diretor: Não, mas você pode ter alterado pelo LOGIN dos professores?
Eu: Sério que as pessoas que me ensinam, são capazes de deixar escapar o login e a senha deles?
Diretor: Não, você tem os melhores professores da cidade.
Eu: Então como eu invadi u.u ?
Diretor: Pode voltar para a sala, obrigado !
Estou aqui eu, cursando minha ciência da computação tentando descobrir se alguma funcionária da faculdade tem caso com algum professor
Comment