Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Zenit Polar: a criptografia popular em PHP

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Zenit Polar: a criptografia popular em PHP

    Hoje, logo após uma lasanha do meu pai no almoço, veio minha mãe perguntando se eu sabia o que era "Zenit Polar".
    Não sabia. Realmente não fazia ideia. Fui onde? No Google.
    Procurei "Zenite Polar". O "Você quis dizer" me disse que era com T mudo e me veio uma página da WikiPedia.
    Lá veio falando que era um simples sistema de criptografia onde é usada a seguinte base:
    Z-E-N-I-T
    P-O-L-A-R
    Então, aprendi que trocamos Z por P, E por O, N por L, I por A, T por R (de cima para baixo) e vice-versa (de baixo para cima), ignorando acentos. Por exemplo, "criptografia" ficaria assim:
    CTAZREGTIFAI
    Minha mãe disse que, em sua infância/adolescência, ela e as amigas trocavam bilhetes na sala de aula criptografados assim, e os meninos, quando pegavam o bilhete para ler e rir (interceptavam), não entendiam nada. Mostrei para ela as chaves de criptografia que nós utilizamos, entre elas, MD5, Sha1 e Base64, mas ela não gostou pelo fato de não poder calcular rápida e manualmente. Então, mostrei para ela a criptografia César (troca A por H, B por I e assim por diante) e também de Provenzano (troca A por 4, B por 5 e assim por diante). Ela também não gostou, pelo fato de serem 'simples trocadilhos'.
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Então, como aquilo era novidade para mim, corri para meu KWrite e comecei a codar e pensar. Pensei em usar Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., mas pela lógica não daria certo, pois eu criptografaria e descriptografaria logo depois. Então, lembrei-me de uma função muito esquecida, mas muito útil: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... O conceito é o mesmo: substituir strings dentro de uma string. Então, isso surgiu:
    Código PHP:
    function zp($str) {
        
    $chars = array (
            
    'Z'=>'P','z'=>'p',
            
    'P'=>'Z','p'=>'z',
            
    'E'=>'O','e'=>'o','É'=>'Ó','é'=>'ó','Ê'=>'Ô','ê'=>'ô',
            
    'O'=>'E','o'=>'e','Ó'=>'É','ó'=>'é','Ô'=>'Ê','ô'=>'ê',
            
    'N'=>'L','n'=>'l',
            
    'L'=>'N','l'=>'n',
            
    'I'=>'A','i'=>'a','Í'=>'Á','í'=>'á',
            
    'A'=>'I','a'=>'i','Á'=>'Í','á'=>'í','Ã'=>'I','ã'=>'i',
            
    'T'=>'r','t'=>'r''R'=>'T''r'=>'t');
        return 
    strtr($str,$chars);

    Seu uso é bem simples: copie isso para sua página e use a função zp($str). Por exemplo:
    Código PHP:
    echo zp("criptografia"); 
    Resultado: aparecerá na tela "ctazregtifai".
    Para descriptografar, utilize a mesma função. Por exemplo:
    Código PHP:
    echo zp("ctazregtifai"); 
    Resultado: aparecerá na tela "criptografia".

    É coisa básica, mas interessante para quem está iniciando em criptografia.
    Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



    Notify-list · Twitter · Blog

    Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
    Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Muito bom 0KAL, Zenit Polar. kkkk Que nome estranho.

    Obrigado pelo Post.

    Abraços.


    WCG147
    sigpic

    Comment


    • Font Size
      #3
      kkkk
      que massa, dpois dizem q não aprendem nada com a mae, num prestam atenção rs


      Comment

      X
      Working...
      X