Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é Hoax

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Matéria O que é Hoax

    É a mensagem cujo conteúdo é "alarmante". A definição mais real sobre hoax é que é um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Dá- se o nome de hoax à essas estórias falsas, mentirosas recebidas por e-mail e se o destinatário não fizer o que foi solicitado, em geral é ameaçado: o seu computador será destruído, contaminado, formatado, etc

    Geralmente os hoaxes tentam explorar o lado emocional das pessoas e seu conteúdo é apelativo. Por exemplo: é comum as mensagens mostrarem fotos de adultos ou crianças acidentadas ou sofrendo de doenças graves.

    Em geral, as mensagens pedem ao internauta para encaminhar o e-mail ao maior número de pessoas possível, pois uma suposta empresa contará as mensagens enviadas e doará um valor em dinheiro correspondente ao número de pessoas que as leram ou será mais fácil achar/identificar alguém. Como é da natureza da maior parte das pessoas se sensibilizar com situações difíceis, muita gente se sentirá culpada se simplesmente deletar o e-mail. Para não carregar esse sentimento de culpa ou por entender que a única forma de auxiliar é encaminhando a mensagem, isso é feito e, assim, acaba aumentando o alcance do boato.

    Também existem hoaxes que tentam estimular a assinar um abaixo assinado: é contada uma mentira e é solicitado que o internauta acrescente seu nome a uma relação de pessoas e o número de seu documento de identificação na mensagem, pois ela será entregue à empresa responsável. Nunca fica claro quem será o responsável pela entrega e como se comunicar com essa pessoa. E se um dia essa informação aparecer, provavelmente será um mail falso ou um mail roubado, de alguém que não tem a menor idéia do que acontece.

    Outro tipo de hoax é o que explora o nosso lado "materialista". A mensagem afirma que a pessoa ganhará viagens, telefones celulares ou qualquer outro produto se divulgar a mensagem para um determinado número de indivíduos.

    Ainda há os hoaxes que tentam divulgar "conspirações". Por exemplo, a mensagem desvenda as reais intenções dos Estados Unidos sobre o Brasil, ou diz que o homem jamais pousou na lua, ou faz revelações sobre o atentado de 11 de Setembro de 2001, etc.

    Um fato notório é que com a grande disseminação, muitas dessas mensagens já foram enviadas em um número tão grande que acabaram se transformando em verdadeiras lendas urbanas.


    creditos: infowester
    -------------------------------------------------------------------------------------------






    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    assustador man
    sigpic

    Comment


    • Font Size
      #3
      kra muito bom o seu Resumo ai deu pra entender direitinho agora é um pouco assustador rsrsrs

      Comment


      • Font Size
        #4
        nada melhor que pesquisar por algo que prove a veracidade dos e-mails
        no caso de fazer reencaminhamentos para muitas pessoas deve-se usar o Bcc = blind card que fará com que a pessoa que receba o mail veja apenas a sua conta associada, e não a de todas as pessoas a quem o emissor envia
        espero ter ajudado

        Comment


        • Font Size
          #5
          queria editar o post mas n dá.. confundi k outra coisa.. bcc = blind carbon copy

          Comment


          • Font Size
            #6
            Interessante, gostei...Isso meu deu uma idéia (66'
            Se algum dia, alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se : "Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

            Comment


            • Font Size
              #7
              já conhecia esse tipo de ameaça,mas gostei muito do tópico.Inclusive já recebi vários deles,mas como sabia do que se tratava deletava na hora da minha caixa.

              Comment

              X
              Working...
              X