Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, existe ou não anonimato na internet?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Matéria Afinal, existe ou não anonimato na internet?

    Desde que comecei estudar a área hacker me deparo com diversos artigos e tutoriais ensinando manter o anonimato e também diversos artigos dizendo que na verdade existe como rastrear todo o tráfego que passa pela internet. E aí? Existe ou não anonimato na rede?

    Bem pelas minhas pesquisas a notícia boa, pelo menos pra nós, é que DE FATO EXISTE ANONIMATO NA REDE e ele ocorre justamente quando não há ou não se consegue rastrear de onde vem o acesso, ou melhor, quem está por traz do acesso e não com aquele conceito idiota de ser impossível de rastrear.

    É óbvio que se você assinar a oi velox ou contratar um plano de internet via rádio no seu nome, com seu CPF, RG, endereço e tudo mais. Botar um cabo passando pela parede da sua cassa e sair fazendo acessos indevidos de sua própria casa, com navegador normal e ainda salvando histórico de navegação e cookies... Nem precisa dizer né, basta seu provedor de acesso abrir os dados e FERROU!

    Vale ressaltar que a utilização de proxy e navegadores como o Tor, se bem configurados dificulta e muito o rastreamento, mas se o acesso tem como origem uma conta registrada em seu nome, atualmente com tantos métodos de monitoramento de tráfego, definitivamente não se pode confiar no suposto anonimato.

    Mas e se você usar um wifi de algum lugar sem ser notado? Se você mora em um lugar movimentado da cidade experimente arrumar uma boa antena e descubra redes a espera de serem invadidas que você não fazia a menor ideia que existia....
    Um acesso usando uma dessas redes, acompanhado de uma configuração que não deixe rastos que foi seu PC que fez o acesso torna o rastreamento uma tarefa pra lá de complexa.

    E se você comprar um chip e um modem 3G e registrar com um CPF qualquer? Com um notebook você poderá acessar a internet de qualquer lugar sendo praticamente impossível chegar até você.

    Conclusão:

    O anonimato na rede existe sim, mas isso depende de como você acessa a internet... Mesmo em pleno 2013 o rastreamento de acessos à internet não anda tão avançado assim, a polícia geralmente só dá importância à casos de roubos de internet banking e vazamento de informações de empresas ou pessoas famosas.

    Acredito que a maior brecha esteja nas empresas de telefonia móvel que não exigem documentos ou cadastros presenciais para contratar um plano de internet (principalmente os do tipo pré-pago) e nas redes wifi que podem ser acessadas com imensa facilidade e sem que o administrador da rede saiba de onde partiu e quem fez o acesso.



    P.S.: Esse artigo eu mesmo escrevi... Fique a vontade para comentar, criticar ou se achar que deve agradecer.

    C0d3r_Burn

  • Font Size
    #2
    "Hacker" que usa telefonia móvel ou é burro ou é muito corajoso, além dela ser lenta demais para ínfimos redirs há a extrema facilidade em triangulação de sinal.
    Com o wifi o mesmo pode ocorrer, sistemas de GPS de telefonia móvel, principalmente os que rodam em Android, necessitam muitas vezes de posicionamentos de redes wifi para ajuste fino ou aceleração de posicionamento. Isto juntamente com os sistemas que listam redes wifi torna os pontos de rede sem fio (não secretos) facilmente localizáveis, a diferença é que se a velocidade for boa (obviamente melhor que a via celular) há uma possibilidade de maiores redirs.

    Resumindo, não conte com mobilidade.
    sigpic

    Comment


    • Font Size
      #3
      Postado Originalmente por Summ3rs Ver Post
      "Hacker" que usa telefonia móvel ou é burro ou é muito corajoso, além dela ser lenta demais para ínfimos redirs há a extrema facilidade em triangulação de sinal.
      Com o wifi o mesmo pode ocorrer, sistemas de GPS de telefonia móvel, principalmente os que rodam em Android, necessitam muitas vezes de posicionamentos de redes wifi para ajuste fino ou aceleração de posicionamento. Isto juntamente com os sistemas que listam redes wifi torna os pontos de rede sem fio (não secretos) facilmente localizáveis, a diferença é que se a velocidade for boa (obviamente melhor que a via celular) há uma possibilidade de maiores redirs.

      Resumindo, não conte com mobilidade.
      Mesmo tendo essas peculiaridades que podem atrapalhar, não é nada fácil rastrear alguém dessa forma. Veja, mesmo percorrendo todo o caminho contrário dos proxys e redirs é extremamente complicado descobrir quem fez o acesso daquele local naquele determinado horário...

      Comment


      • Font Size
        #4
        Eu concordo com que o Summ3rs disse, e também temos um exemplo de um caso famoso daquele Mizael que foi rastreado pelas antenas que captavam o sinal do celular dele (além do rastreador do carro), podem fazer a mesma coisa com um aparelho móvel, primeiro te perguntarem onde vc estava no dia Y Z e na hora X, e vc mentir e depois te desmentirem com as antenas apontando seu aparelho em outra localização.

        Comment


        • Font Size
          #5
          Postado Originalmente por C0d3r_Burn Ver Post
          Mesmo tendo essas peculiaridades que podem atrapalhar, não é nada fácil rastrear alguém dessa forma. Veja, mesmo percorrendo todo o caminho contrário dos proxys e redirs é extremamente complicado descobrir quem fez o acesso daquele local naquele determinado horário...
          É óbvio que é possível rastrear um telefone ou tablet ou linha móvel... Mas propus um caso de acesso via 3G ou 4G utilizando um modem com um chip cadastrado com um CPF qualquer...

          Utilizando seu aparelho pessoal, com um chip registrado em seu CPF o rastreamento pode ser feito com mais facilidade.

          Minha intenção é mostrar o como é fácil adquirir aparelhos e cadastrar linhas móveis sem usar dados reais. E que nesse caso não teria NENHUM dado verdadeiro registrado e seria muito mais complicado o rastreamento.

          Comment


          • Font Size
            #6
            Postado Originalmente por C0d3r_Burn Ver Post
            É óbvio que é possível rastrear um telefone ou tablet ou linha móvel... Mas propus um caso de acesso via 3G ou 4G utilizando um modem com um chip cadastrado com um CPF qualquer...

            Utilizando seu aparelho pessoal, com um chip registrado em seu CPF o rastreamento pode ser feito com mais facilidade.

            Minha intenção é mostrar o como é fácil adquirir aparelhos e cadastrar linhas móveis sem usar dados reais. E que nesse caso não teria NENHUM dado verdadeiro registrado e seria muito mais complicado o rastreamento.
            Exatamente o que eu estava pensando. Eu conheço gente que já fez isso de registrar um chip com um celular vagabundo que nunca foi usado com chip nenhum nem nunca fez ligação, enfim, virgem. O cara pegou um cpf qualquer e registrou o chip. O problema realmente é a velocidade, o chip é 3g ai já viu. E é usado em um PC através e um modem. Além disso ele usa vpn para dar uma maior segurança. Claro, ainda sim, se o cara fizer uma merda gigante ele pode ser rastreado, mas acredito que para coisas pequenas não exista tantos perigos.

            Uma dúvida que eu tenho é a respeito da triangulação, com ela é possível achar o lugar exato onde a pessoa esteve/está? Tipo, a casa, o endereço e tal? Ou apenas dá para se ter uma ideia?


            Abraços.
            Que vida boaaaa sapo caiu na lagoaaaaa (8)

            Comment


            • Font Size
              #7
              Acredito que as maiores ferramentas do anonimato sejam a sutileza e a discrição. Em uma era em que todo garoto de 9 anos consegue facilmente dar deface em sites e sqli se tornou automatizado e ao alcance de qualquer curioso que tenha o mínimo de massa encefálica funcional, rastrear qualquer um com qualquer método é possível sim, mas despendioso pra caramba, envolve muita mobilização de recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Por isso, a pergunta que se deve fazer é: "pq me rastreariam"? e acho que principalmente: "qual o efeito MIDIÁTICO do que estou fazendo"?

              Desmantelar um grupo organizado que rouba/desvia dados de impacto diplomático e/ou financeiro mostra que teoricamente a "polícia é foda", sai na mídia, bota medo nos iniciantes, gera segurança aos leigos e insegurança aos inexperientes interessandos na área, então vale a pena... mobilizar todo um aparato complexo pra rastrear um garoto curioso qe invadiu o bd da loja do Seu João da esquina ou filtrar quem no meio dos 500 pontos de acesso do ataque ddos ao site x era bot e quem estava na ativa conscientemente, não da retorno ou impacto nenhum... logo... ou se é um curioso inocente ou se pareça com um....

              Ser só mais um no meio da multidão é o maior segredo da coisa e o ego... o maior inimigo...

              Comment

              X
              Working...
              X