Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Programação Linguagem C Tutorial 1

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial Programação Linguagem C Tutorial 1

    Introdução:
    Não vou começar falando da história do C como todos os livros sobre o assunto. Acho que a maioria acaba pulando isso mesmo. Vou tentar ser conciso e direto.
    Então vamos lá:

    Primeiramente precisamos estabelecer a idéia de programa. Um programa é um conjunto de instruções não lineares(pelo menos hoje em dia). A idéia mais importante por tráz da programação atualmente é o conceito de função e de variável.
    Variável:
    Variável é qualquer dado armazenado por um programa enquanto ele é executado. Temos diversos tipos de variáveis. São eles:

    (vou começar apenas com os tipos básicos, depois incluireis variáveis double e modificadores de variáveis)
    int - números inteiros
    char - caracteres
    float - números reais(Ex.: 3.89) //É preciso usar o ponto ao invez da virgula...Sistema americano...

    Para definir uma variável:

    tipo nome_da_variável.

    Podemos apenas criar variáveis no início de uma função ou bloco.


    Função:
    Os programas são divididos em funções para facilitar sua codificação e manutenção. Uma função é um pedaço de código a ser executado em algum momento pré-determinado.
    Todos os programas escritos na linguagem C terão seu inicio na função main().

    Outro conceito fundamental são os testes condicionais. Com eles podemos fazer o programar tomar decisões à partir da comparação de dois dados.
    Teste condicionais:
    O teste condicional mais simples na linguagem C é o if. O if testa uma condição e executa uma ação se esta condição for verdadeira.
    Ex.:
    if(a==b){
    funcao();
    }
    Isto equivale a:
    SE(a for igual b){
    executa função()
    }

    Importante: Na Linguagem C quando vamos fazer uma comparação usamos "==" ao invez de "=" que é usado para atribuir um valor para alguma variável. As chaves são usadas para marcar o início e o final de um bloco(seja ele uma função ou um teste condicional).

    Existe também um if mais completo. O if else:
    O if else é igual ao if comum com a diferença de que ele dá a possibilidade de fazer mais de um teste.
    Ex.:
    if(a==b){
    funcao1();
    }
    else if(b==c){
    funcao2();
    }
    ....
    -----------------------------------
    SE(a==b){
    EXECUTA funcao1();
    }
    SENÃO SE(b==c){
    EXECUTA funcao2();
    }
    ....

    Obs.: Podemos adicionar quantos else if quizermos.

    Laços:
    Os laços servem para fazer que um código seja executa por um determinado número de vezes ou até que uma condição se torne verdadeira.

    Laço while:
    O laço while faz com que um código seja executado até que um contador atinja seu número máximo. Neste exemplo vamos criar um esqueleto de um programa C e definar algumas variáveis para demonstrar o funcionamento do while.

    main(){ // função principal
    int i=0, j=22; // podemos inicializar uma variável usando "=" depois de seu nome
    while(i<j){ // < é menor que.... > é maior que... Todos por aqui deviam saber isso pelo menos
    ++i; // ++i incrementa 1 a variável "i" antes de usá-la
    // se escrevermos i++ vamos incrementar a variável "i" e depois usá-la
    }
    }

    Por hoje é só. No tutorial Nº2 vou mostrar os outros laços e um pouco entrada/saída de dados. É importante que entendam como funciona o último exemplo completamente antes continuar lendo os tutoriais.

    Não sei se isso intereça vocês. Mas gosto compartilhar conhecimento. Desculpem qualquer coisa, estou agora com muito sono. Se alguêm achar algum erro me avise. Abraço.

  • Font Size
    #2
    Eu achei uma coisa, não é erro, mas também não esta 100% correcto: "Podemos apenas criar variáveis no início de uma função ou bloco". A linguagem permite que variáveis sejam declarados em qualquer parte de uma função. Mas recomenda-se, por uma questão de facilidade de leitura e compreensão, colocar as variáveis no inicio das funções.
    “Finalmente encontrei um inimigo digno de mim e uma jornada em que preciso desenvolver toda a minha coragem, pois temos de combater homens bravos e monstruosas feras.”, Alexandre, o Grande.

    Comment

    X
    Working...
    X