Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Burlando a ASLR no Kernel do Windows

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Matéria Burlando a ASLR no Kernel do Windows

    Hi.

    A ASLR (Address Space Layout Randomization) foi uma medida de segurança implementada para conter alguns overflows por aí.
    Basicamente, a técnica consiste em randomizar o endereço de memória para a stack, heap, etc. Deste modo, um atacante fica impossibilitado de pular para um endereço exato na memória para assim executar o seu payload.

    No Linux, a ASLR randomiza os endereços a cada inicialização do programa. Vamos ver um pouco na prática…


    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...Demonstração da ASLR


    O código de exemplo mostrará o endereço atual do registrador ESP.
    Como a ASLR veio ativada por default na minha distro, o endereço de memória variava a cada execução do programa. Depois que eu a desativei, o endereço era fixo:
    Código:
    $ :~ sudo bash -c "echo 0 > /proc/sys/kernel/randomize_va_space"
    No Windows, a implementação da ASLR no kernel funciona de modo um pouco diferente.
    A idéia é a mesma, porém, os endereços de memória só randomizam a cada nova sessão. Além de que a ASLR deve ser ativada manualmente no compilador (somente arquivos do sistema utilizam por default).

    Mas calma que tudo tem um jeitinho. Segue um paper sobre o bypass do ASLR em Windows escrito por LE BERRE:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    O paper está muito bem ilustrado e formatado, o que torna uma leitura agradável.
    Obs: Abraços pro meu amigo R0dr1g0! Where is your god now? :-)

    Referência: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    []‘s
    Desenvolvedor Perl, PHP, .NET (C#, VB.NET, ASP.NET), Java (J2EE), Shell Script, JavaScript/Ajax, C, amante de Linux e noob.

    twitter | last.fm

X
Working...
X