Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retirar senha root do Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Retirar senha root do Linux

    Mudar a senha de Administrador sem ser Administrador

    Basta dar boot com um CD do Linux, que rode do CD, como o Kurumin, Ubuntu Live.
    Dado o boot, você deve obter acesso de root no "seu" sistema, enquanto ele está rodando do CD. Em boa parte das distribuições live-CD, não dá para trocar a senha padrão, e ninguém normalmente sabe qual é ela :P Mas com o Kurumin Linux, dá. Ele possui um script "Definir senhas", localizado na área de trabalho. Basta abri-lo para trocar a senha, tanto do usuário "Kurumin" que é usado no live-CD, como o do root. Há também no menu "Configurações do sistema", um item para alterar a senha de root. Isso é muito útil para instalar programas rodando do CD, ou alterar algumas configurações que exijam o reinício do X (onde para se logar depois, será preciso digitar a senha).

    Tendo acesso como root rodando do CD, você é praticamente dono do computador.
    Agora você precisa abrir um terminal, montar a partição que contém o sistema a ser "atacado", e mandar ver. A montagem da partição deve incluir o tipo do sistema de arquivos utilizado, montá-la manualmente não será algo tão simples para quem não é usuário do Linux. Para facilitar, você pode abrir o "Meu computador" do Linux (estou dando como exemplo, o Kurumin), e montar a partição a partir dali, clidando nela com o direito e escolhendo "Ação > Montar".
    Com a partição montada, abra um terminal (pode ser o Konsole, XTerm ou qualquer outro que você queira). Como o usuário "kurumin" estará logado, e não o root, você precisa alternar para o root. Use o comando su. Digite su, tecle [enter], e ele pedirá a senha de root. Use a senha que você definiu para o sistema rodando do CD. Ao acessar como root, o símbolo do prompt mudará de $ para #, indicando que os comandos são executados com poder de superusuário (equivale ao "Administrador", no Windows).

    Agora digite o comando chroot, passando como primeiro parâmetro o ponto de montagem da partição do sistema no HD que será atacado. Como falei, a partição já deverá estar montada. Por exemplo, chroot /mnt/hda3.

    Se tudo estiver ok, o sistema dentro do prompt não será mais o seu do CD, mas sim o que estiver na partição montada Aí é só sair fazendo a festa.

    Para alterar a senha de root, digite passwd e tecle [enter]. Ele exibirá um prompt "Enter new UNIX Password:", então digite a senha desejada e tecle [enter]. Ele pede para confirmar a senha, afinal é uma medida importante para evitar erros de digitação.

    Para alterar a senha de um usuário do sistema no HD, digite passwd seguido pelo nome do usuário. Por exemplo, passwd mah.

    Veja um prompt onde troquei a senha de root e do usuário "mah", de uma instalação do Ubuntu em /dev/hda3, usando o CD do Kurumin:
X
Working...
X