Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dicas para Ubuntu

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Dicas para Ubuntu

    Migrei. E agora?

    Diferentemente do Windows, o menu de aplicativos do Ubuntu é localizado no topo da tela. São três menus principais – Aplicativos, Locais e Sistema – e por meio deles você acessa e modifica todos os programas e configurações do sistema operacional.
    A bandeja do relógio também se localiza na parte superior da tela. Na questão de painéis e barras de tarefas, somente as janelas abertas no sistema permanecem na parte inferior.

    Gerenciador de processos

    Lembra-se do Gerenciador de tarefas do Windows? O Ubuntu possui algo semelhante que pode ser acessado na guia “Processos” pelo caminho Sistema > Administração > Monitor do Sistema. Lá é possível encerrar um processo mal comportado.



    Gerenciador de partições

    Para gerenciar partições com o Ubuntu você pode utilizar o GParted. Se ele ainda não está instalado em seu sistema, faça-o via Terminal:sudo apt-get install gparted

    Gerenciador de redes

    Se você possui uma rede e quer gerenciá-la no Ubuntu, experimente o Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Este é um aplicativo bastante específico, portanto, pode dar um pouco mais de trabalho para ser instalado e configurado.

    Hardware
    Uma das grandes vantagens das distribuições de Linux é sua grande habilidade em reconhecer dispositivos de hardware e instalar seus drivers automaticamente. Isso acontece com placas de vídeo, placas de rede, câmeras e etc.

    Para verificar qual aplicativo deve ser instalado para que a parte ferramental do seu computador funcione corretamente, acesse a opção Sistema > Administração > Drivers de hardware.

    Se você já instalou o Ubuntu em sua máquina e é a primeira vez que inicializa o sistema, está na hora de colocar a mão na massa. Quem achava que Linux era coisa somente para nerds, se engana redondamente ao ver que as atualizações necessárias para o sistema são exibidas automaticamente na tela.

    O Ubuntu conta com um local específico para atualizações. Acesse-o em Sistema > Administração > Gerenciador de atualizações. Lá há uma listagem de aplicativos e bibliotecas de programas que possuem novas versões e você é quem seleciona o que deve ou não ser instalado.

    Vale lembrar que se você utiliza a última versão do Ubuntu (a 10.04 Lucid Lynx), já conta com a última versão de todos os programas padrões do sistema, como Firefox e OpenOffice.org. Além disso, o Ubuntu já possui, nativamente, diversos programas para aplicações como gravação de discos, torrent, reprodutores de áudio e vídeo e etc.

    Central de programas e Synaptic

    O Ubuntu conta com pelo menos duas ferramentas muito simples para a instalação de aplicativos. Uma delas é a Central de programas do Ubuntu, uma referência no que diz respeito a softwares livres. A Central foi reformulada para a versão 10.04 do SO e está ainda mais fácil de ser usada.

    Para acessar, vá a Aplicativos > Central de programas do Ubuntu.


    Digite um termo e uma lista de programas que o contenham no nome ou na descrição surge na tela. Quando encontrar o que procura, clique em “Instalar” e dentro de alguns minutos o aplicativo está pronto para ser usado normalmente.

    Outra excelente opção para instalar programas no Ubuntu é o Synaptic, uma interface gráfica para o gerenciamento de pacotes apt, usado em várias distribuições de Linux. Encontrar algo no Synaptic é semelhante a fazer isso na Central: digite um termo para filtrar a lista de programas existentes.

    Para acessar, vá em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic.

    Um duplo-clique marca quais aplicativos devem ser instalados e então você precisa apenas clicar no botão “Aplicar” (e confirmar as alterações) para iniciar o processo. Desinstalar aplicativos instalados pelos métodos citados acima também pode ser feito por meio do Synaptic e da Central de programas do Ubuntu.

    Via Terminal

    Outro modo de realizar instalações no Ubuntu é usando o Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal). Com o terminal você pode instalar e remover pacotes, acessar pastas e arquivos, inicializar programas e mais uma infinidade de coisas. Ele pode ser comparado ao prompt de comando MS-Dos do Windows.

    Sempre que alguma ação realizada via Terminal demandar status de administrador (no Ubuntu esse status é chamado de “root”), você precisa digitar o comando “sudo”. Para instalar usando o gerenciamento de pacotes, use o comando “apt-get” e depois “install”.



    Resumindo, se você quer instalar o aMsn, por exemplo, use o comando: "sudo apt-get install amsn"

    Pressione Enter e informe sua senha para confirmar a instalação. O restante é feito pelo sistema: ele baixa, descompacta, compila e instala tudo em seu devido lugar automaticamente.

    Vale lembrar que para colar um comando no Terminal você pode usar os atalhos Shift + Insert ou Ctrl + Shift + V do teclado.

    Apt-url e DEB

    Para quem sente falta dos executáveis (EXE) do Windows, o Ubuntu conta com dois formatos de instalação bastante semelhantes. Um é o Apt-url, que nada mais é que a instalação direta a partir de um link: você clica, confirma a execução do aplicativo e a instalação é realizada na hora, sem nenhum trabalho.

    Isso permite que você instale dezenas de programas e jogos diretamente do Baixaki. Um bom exemplo disso é o Hedgewars, game no estilo Worms, que pode ser instalado rapidamente por meio de alguns cliques.

    Os pacotes DEB são ainda mais parecidos com os executáveis do Windows. Sempre que você for baixar algo e houver essa opção, opte por ela. Para instalar qualquer pacote DEB, basta apenas baixar o arquivo, dar um duplo-clique e confirmar a instalação.

    O que instalar?

    É difícil falar uma “lista de programas essenciais” para o Ubuntu, até porque as pessoas fazem usos diferentes do sistema operacional e da máquina. Contudo, é possível dar algumas dicas e propor alternativas para quem migrou do Windows.

    Depois de instalar os programas que você julgou necessário com a atualização do Ubuntu, muitas coisas ainda estão faltando.

    Java e Flash

    Dois plugins praticamente indispensáveis para quem navega na internet nos dias de hoje: Java e Flash. Ambos são softwares proprietários e acabam sendo a melhor opção em algumas ocasiões - principalmente o Java, caso você precise acessar algum teclado virtual como o do Banco do Brasil.

    Instalar o Adobe Flash Player pode ser feito por meio de um pacote DEB. Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... para baixar e instalar o plugin necessário para, dentre outras coisas, assistir a vídeos no YouTube.

    O Java JRE, em sua sexta versão, pode ser instalado via compilação de pacotes, algo muito complicado, ou então, por meio do Terminal. Para isso, você precisa primeiramente adicionar o repositório de parceiros ao sistema.

    Acesse Sistema > Administração > Canais de software e vá até a guia “Outro software"



    Clique em “Adicionar” e cole o seguinte comando: "deb Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... lucid partner"

    Confirme e clique em “Fechar”. Será emitido um aviso sobre desatualização das informações dos pacotes devido aà inserção de um novo. Clique em “Recarregar” para que as informações sobre os programas sejam atualizadas.

    Feito isso, abra o Terminal e atualize a lista de fontes com o seguinte comando: "sudo apt-get update"

    Ao final da atualização, instale o Java JRE e também o plugin para navegador:"sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin sun-java6-fonts "




    Fonte:Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Idade não Significa NADA!
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Foi mal,gente.Tem 2 páginas e não tinha visto isso no baixaki,mas que quiser ver,é só clicar no link aí em cima
    Idade não Significa NADA!

    Comment


    • Font Size
      #3
      Muito bom o post \o/

      Comment


      • Font Size
        #4
        Excelente post

        Parabens!





        Comment


        • Font Size
          #5
          muito bom,eu usu ubunto a um ano e vc fes um otimo resumo,parabens.

          Comment

          X
          Working...
          X