Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Windows: Segurança ou Insegurança

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Matéria Windows: Segurança ou Insegurança

    Windows: Segurança ou Insegurança
    Muitos computadores hoje em dia já vêm com um sistema operacional instalado de fábrica. Entretanto, o mais popular deles devido ao sucesso entre os usuários comuns é o Windows.

    O Windows é um velho soldado de guerra que persiste em suas atividades até hoje. Sua história começa desde o sistema DOS. O que muitos não sabem é que a Microsoft não é a idealizadora do Windows. Basicamente seu código fonte foi comprado e a partir dele se adicionou mais códigos ao original dando por fim a uma salada mista que é hoje. Fato esse, que possibilita bastante a invasão do kernel mesmo, com as diversas atualizações que ele sofre. Uma delas se da através de um Worm identificado como “Worm.Win32Auto-Run.nox”, ele burla o gerenciador de aplicativos e acessa o núcleo, sem utilizar drivers.

    O ataque acontece somente em máquinas cujos aplicativos estão desatualizados (Até que se encontre outra brecha e a utilize). Um erro da memória compartilhada deixa o caminho livre para o Worm, permitindo que a estrutura seja novamente mapeada. Assim que o ataque for bem-sucedido, a máquina fica comprometida e o invasor pode acessar o kernel, executando códigos ou até mesmo rejeitando serviços.

    Sua primeira versão gráfica na realidade foi o Windows 98 (Que por ventura é cheio de falhas) já que as versões anteriores são ambientes gráficos do DOS. Muitas falhas de segurança e bugs foram identificadas nessas versões “trazendo dores de cabeça para os usuários e administradores de sistemas”.

    Contudo, constantes tentativas de amenizar isso foram feitas como a constante atualização das versões do Windows que são: Windows 98, Windows NT, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e por ai vai até a Microsoft parar com essa palhaçada que induz a cada versão a troca de sistema pelo usuário e a aderência a uma nova licença. Um fato curioso e que a Microsoft fornece 5 anos de suporte para seus software e mais 5 anos estendidos.

    Mesmo essas atualizações do sistema terem novos recursos gráficos, de segurança, etc. Acaba-se gerando com isso, novas falhas um exemplo: É uma falha do Windows Vista que através do reconhecimento de voz, pode se sofrer um ataque apagando todos os arquivos e pastas da Memória através de arquivos de voz maliciosos, ou seja com comandos que induz a isso.

    Resta agora esperarmos por novas falhas!
X
Working...
X