Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia social - Padrões globais - Parte 5

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Engenharia social - Padrões globais - Parte 5

    Variações na forma de falar

    Nesse post irei mostra a importância na engenharia da forma de falar e com fazer uma leitura fria em cima disso.
    Seres humanos possuem sim uma complexabilidade muito maior em sua forma de se expressar verbalmente, e uma análise disso pode nos resultar em algumas informações e modo de como podemos interagir.

    Vou mostra um dos fatores que citei em uma postagem minha passada, a variações da fala de acordo com a região, como sabemos cada lugar as pessoas tem claro sua língua, e mesmo num pais que fale a mesma língua, as pessoas falam de forma diferente dependendo do estado, e meio em que vivem.
    Exemplos claro disso podemos analisar que pelo sotaque, imagine você está numa sala de bate papo, e nota em padrões... usuário A fala muito “meu” (não o pronome possessivo), usuário B diz muito “ocê”, usuário C diz muito “oshi”, através disso podemos dizer que o usuário A é de SP, usuário B é de MG e usuário C é muito provavelmente nordestino, sabendo disso podemos levar em consideração aos detalhes peculiares de cada região pra interagir com a pessoa... até mesmo um ato de xenofobia indireta/direta ou até evitar falar algo que possa ferir a pessoa, as vezes falamos alguns comentários meio xenofóbicos, mas não com intenções de ferir a pessoa, farei um apêndice sobre isso mais tarde.

    Também vamos ao próximo... o meio, mesmo que por exemplo, supomos que usuário A venha a ficar tarando garotas no chat... geralmente pessoas com no mínimo aproximadamente 11 – 13 anos começam a pensar mais em sexo... um destaque bobo, mas e se notarmos ele dizer frases como “chuchuca” de forma normal pra dar em cima das garotas e notarmos que ele inicia uma discursão com usuário B e fala que vai mandar bandido matar ele e coisas do gênero... o ponto é esse, pela fala dele vimos que é de SP, e a forma com que falar é mais de um grupo social de geralmente tende ser de uma classe social baixa, você não vê rico por ai dizendo que conhece bandido e vai meter bala e dando cantada de chuchuca, a não ser que seja mais em especifico de um grupo social como um funkeiro por exemplo, então vimos que ele tem um nível cultural baixo... sem querer descriminar os funkeiros em geral, vamos continuar a análise, começamos a perceber erros críticos de português, logo nos leva a nível de escolaridade baixa, em seguida decidimos add ele ao Skype, agora nossa intenção é analisar sua voz, na conferencia ouvimos sua voz e percebemos que ele ter de certa forma, o modo de falar de uma classe social baixa, bom... acho que você já deve ter sentido a diferença na forma que alguém de classe social mais elevada fala de uma forma e de baixa classe de outra, não é regra, mas caso ocorra podemos ter as expectativas de que a pessoa pertence a certo nível social, pode parecer errado... mas eu digo que eles tem um certo “sotaque” dependendo do nível social, além disso podemos saber por essa espécie de sotaque se a pessoa pertence ou não a zona rural.
    Isso foi apenas um exemplo da importância de notar como as pessoas falam, entrega detalhes subliminares e acho que o melhor jeito de conhecer as diferentes formas das pessoas falarem é a experiência própria em chats, com um publico bem variado, assim você começa a traçar padrões da fala.

    O ultimo detalhe a revelar é simplesmente que a forma com a qual falamos algo, pode fazer uma extrema diferença, pois imagine que alguém queira pedir emprestado sua borracha na escola.
    Caso 1- me dá a sua borracha ? (de forma calma)
    Caso 2- ME DÁ A BORRACHA ? (gritando de forma mais agressiva)

    A mesma frase, mas isso já pode ter acontecido com você de sem querer você dizer algo e acabar falando com um tom forte, mas não por ignorância mas sim por acidente e acaso, a pessoa pode interpretar isso com que você é ignorante, metido, nojento, e etc...

    Têm variança em um homem falar e uma mulher, o detalhe mais óbvio você já conhecem... a tonalidade da voz feminina é mais aguda e do homem mais grossa, mas claro que podemos ver o oposto, e claro que até dessa forma podemos notar se um homem é hetero ou não, pela forma que fala, tonalidade e até o jeito de dizer as coisas.
    Você já viu um homem hétero dizer:
    -oiiiiiiii amiga, como vai você ? Nossa cortou o cabelo ?

    Nem preciso responder... Mas claro que não é uma regra fixa, pode ser afeminado apenas, e claro notamos outra coisa que é, mulheres tenderem a xingar com menos frequência que homens e você muito dificilmente verá uma dando em cima de um cara num chat... se estiver suspeite de ser um fake.
    Fora que mulheres falam de forma mais carinhosa e tendem a usar mais emoticons... os próprios emoticons podem entregar se é homem ou mulher, e claro que pela conversa vamos saber isso, os assuntos em que ambos falam é diferente, mulher falar de futebol e sexo abertamente é uma peculiaridade, já um homem dizer isso é mais que comum, podemos além disso definir idades, grupos sociais e etc... e sabendo esses detalhes podemos explorar mais ainda as pessoas, vamos a outro detalhes, já percebeu que geralmente colocam mulheres para serem atendentes ? Pesquisas indicam que a voz feminina passa mais confiança, e até mais agradável, além da maioria ser homem, logo vão gostar mais de falar com mulher e é mais fácil então julgar que, por ser mulher e geralmente na maioria das vezes ser um homem que vai ligar, ele dificilmente vai xingar a atendente por essa diferença, a voz feminina vai passar mais confiança a ambos, homem quando tem duvida sobre o que fala, deixa muito mais transparente isso do que mulheres, e claro é mais fácil a mulher sendo atendente manipular o homem e demais coisas como atendente á oferecer produtos.
    Outra coisa da forma de falar, é que as pessoas tendem a gostar mais de pessoas que tem um papo melhor, e não enjoativas, a voz da pessoa pode fazer muita diferença, até numa piada o tom da voz faz diferença, tem gente que tem uma voz cômica e outros que tem uma voz mais formal que não tem tanta graça, fora que a forma a qual pedimos algo é diferente, a educação é algo que pode mudar uma resposta, sendo que dependendo do meio ser educado pode soar mal... imagine dizer isso pra pessoas de classe baixa culturalmente e etc... podem ver seu “por favor” como algo de metido e etc, então as vezes é necessário nos adaptar ao meio que estamos se queremos usar a engenharia social melhor e nos entrosar melhor com as pessoas, um exemplo disso seria como citei antes o usuário A, se fossemos falar de forma totalmente educada e mais formal com ele, acabaria ou ele respeitando ou depredando, então falar o mais parecido com ele, daria mais resultados positivos de entrosamento social, agora vamos a um exemplo de uma namorada pedindo ao namorado um celular.

    Caso 1- Amor *-* compra esse celular pra mim, vamos, vamos.
    Caso 2- Compra pra mim agora?
    Caso 3- /: eu queria tanto um celular... o meu tá mais velho que um que os atores do filme “Mercenários”.
    Caso 4- ...Eu tava precisando de um celular... /: eu tenho que ficar usando essa droga que as vezes nem liga.
    Caso 5- Compra logo essa P* ¬¬ to mandando.
    Caso 6- Você me ama ?
    -Sim.
    -Então me dá um celular de presente *-* to precisando.

    A questão é, você como homem, qual dos caso você iria preferir ? foram forma diferentes de pedir, o caso 1 foi pela doçura, caso 2 foi modo simples e direto, caso 3 um dramático com humor, pra fazer a pessoa rir, caso 4 foi algo mais melo dramático e o caso 5 foi mais mandão, caso 6 foi tentar por os sentimentos contra a parede. Ironicamente... dependendo do caso todos são válidos, depende de cada um, uma forma de falar pode servir pra um, mas não funcionar com outro, basta saber como as pessoa é e saberá qual a melhor forma de pedir algo e fazer ela te dá.

    Com isso encerramos esse post, isso é pra mostrar o quanto a forma de falar muda o resultado e como podemos obter alguns dados.

    Comentem aqui e duvidas mandem pm.
    35:44:44:41:37:37:41:43:34:30:33:33:32:44:35:37:31 :39:33:34:35:37:42:38:39:36:42:46:33:38:37:39:39:3 5:45:33:39:33:30:33:42:34:42:34:31:44:42:36:39:35: 34:35:38:44:35:31:31:39:45:41:39:35:33:35
X
Working...
X