Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Engenharia social - Padrões globais - Parte 2

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    "Engenharia social - Padrões globais - Parte 2

    Tendências a ter um líder

    Antes de tudo devemos fazer analisar uma coisa, você sabe a diferença entre um chefe e um líder ?
    Caso não, a diferença é que um chefe você simplesmente é obrigado a segui-lo e fazer o que ele manda, já o líder todos o seguem por vontade própria, pois acham que ele os levará á algum lugar, e alcançar seus objetivos, o líder é visto mais com bom exemplo a se seguir.
    Ex. 1: Numa empresa por mais que seu chefe seja ruim e um funcionário pior que você, você deve respeitá-lo e ele é quem manda e você obedece, desacatar ele pode lhe custar o emprego e fazer as coisas de outro jeito, você pode correr risco de ou estar certo e jogar na cara ou estar errado e tomar um pé na bunda.
    Ex. 2: Podemos ligar á um amigo a postura de líder, tem aqueles amigos que praticamente guia o grupo, se ele diz: “vamos comer no bobs”, a maioria vai seguir sem muitas objeções e por conta própria, nada te impede de não fazer o que ele manda, e ele geralmente vai tomar grande parte das decisões, geralmente até em simplesmente andar no shopping atoa, você percebe que ele tende mais a andar na frente e o resto simplesmente seguindo ele.
    Ex. 3: Vamos ao meio militar, lá tudo funciona com nível de hierarquia, um simples soldado não tem voz, nem poder, ele pode ser o Rambo, mas vai ter que seguir rigorosamente as ordens de superiores, caso contrário poderá ir preso.
    Ex. 4: Revolucionários rebeldes, acho que é um exemplo excelente para líder, pois você ou segue as regras daquele governo, ou se alia a um líder rebelde e o aceita como líder para guiar você á liberdade e deposita suas confianças nisso, mesmo sabendo que morrerá se não der certo.

    O mundo em que vivemos temos governantes de pais que elegemos pra serem nosso líder, nosso grupo de amigos normalmente tende a ter um líder, a religião acreditar ser guiado por um líder, sua família, seu emprego, a relação com seu cachorro, tudo gira em volta de ter líder, é a forma que a humanidade como um todo vive, seguem e tem a opção de não seguir, mas... não é bem assim pois no meio da liderança existem chefes, eu diria que talvez o governo seja um hibrido, pois podemos votar, mas... nem sempre o eleito foi quem escolhemos e devemos aceitar a submissão ou nos opor a ele ganhando o nome de rebelde ou anarquista, mas estamos sobre as leis dele e se quebrar podemos ser presos e até mortos.

    Na engenharia social o fato de necessitar de um líder o ser humano, podemos ver que o resto lhe segue, então... por que não ser um líder e abusar disso ? ou ser um chefe e abusar de seu poder ?
    Em ambos os casos o foco é chegar a essa posição, mas administra-las de modo diferente, pois o chefe você obriga e líder segue quem quer, então vamos nos focar em como nos tornar um antes.
    Pra ser um chefe você deve se orientar mais a trabalho, para isso normalmente devemos pensar em empresa ou montar um negocio próprio e contratar pessoas, no caso de fazer seu próprio negócio não tem muita dificuldade... desde que lembre-se que quando contratamos alguém, existe o contrato e ai está a mágica, no contrato manipulamos grande parte dos direitos de nossos empregados, e sinceramente a maioria tá nem ai pra ler e assina de cara, mas antes é bom ter a assistência de um advogado para formar um contrato legal que lhe dê vantagens, como por exemplo dizer que você não dará tais benefícios aos empregados, como transporte, ou então dizer que ele pode ser migrado pra áreas diferentes da empresa de acordo com a necessidade, isso faz com que você possa atrair empregados pra uma coisa e depois migrar para algo que lhe interesse sem causar problemas, além de que você já vai poder mandar nele e por ai vai... podem ter muitas coisas no contrato que faça o chefe tirar proveito do funcionário.
    Entrando na empresa, nesse caso seu currículo é indispensável, muitas empresas pões o RH de frente pra contratar, geralmente é fácil enganá-los, principalmente por em alguns casos não entenderem coisas técnicas da área que você irá ser contratado, então faça de tudo pra uma excelente entrevista (darei um apêndice sobre isso), quando mais recheado o currículo melhor, pois mesmo que tenha gente melhor eles vão levar o papel em conta a mais, outra forma é tentar conseguir por alguém conhecido da empresa e até entrar como grande, na falta de sorte se você entrar na empresa mesmo por baixo seja o melhor, nem que você roube créditos e manche a imagem dos colegas o objetivo é chegar ao topo, em alguns casos ganhar a confiança e seduzir quem pode te dar o cargo é uma opção.

    Chegando no patamar de chefe se você tiver alguém acima de você, lembre-se de que ele pode te queimar os despedir, seus funcionários podem te delegar, você pode evitar isso e usar seu abuso de poder fazendo o operário parecer que faz apenas o que foi contratado pra fazer, e antes que ele te denuncie o entregue antes pro seu chefe como um mal funcionário e tente ter provas para convencer que você está certo, pois sua palavra valerá mais e sempre procure saber sobre seu funcionário detalhes como se é do tipo submisso e medo de ser mandado embora ou que vá te denunciar e seja inteligente... prefira os submissos e medrosos, além disso veja se ele não tem ligações com seus chefes, depois disso sempre pareça ser a vitima e fazer o funcionário parecer incompetente se te denunciar, caso ele seja uma forte ameaça, o demita, pois funcionários demitidos podem querer criar provas de que é vitima e seu chefe pode entender como mais um tipo de vingança do que realidade, se ele processar a empresa, geralmente o empregado se dá mal, pois empresas grandes tendem a fazer contato com outras inclusive pra pedir sugestão de funcionário ou saber sobre ele antes de contratar perguntando os motivos de ser demitido na empresa antiga, nesse ponto é só queima-lo e ele se dará mal e talvez até negociar de tirar o processo, isso é fato e realmente acontece, outra forma de manipular seria prometendo ele uma promoção, funcionários com essa proposta tendem a lamber os pés do chefe pra conseguir e dai pode-se abusar disso, como marcar um almoço e pedir pro funcionário pagar, dentre outras coisas, de qualquer forma você manda e se opor a você é um risco não muito bom, principalmente se mesmo que entregue seu chefe, ele pode ser importante e não é demitido e dai ele pode pegar no seu pé e força-lo a sair.

    Agora vamos ser a vítima, vamos ser o funcionário, levando isso em consideração sempre leia o contrato, sempre procure não dar motivos de ser delegado e se tentar lhe submeter comece a gravar por áudio, ou vídeo, ou até e-mail, junte provas e denuncie ao superior dele sem avisar, mas preste á atenção na relação do chefe com o superior dele, dependendo do caso não é bom fazer isso, nesses casos é melhor sair da empresa e ir pra outra.
    Em casos de bons funcionários é bom procurar outras proposta de emprego como plano b ou caso achei um salário maior, um bom funcionário dependendo do cargo, tende a fazer os chefes a lhe prenderem á empresa e ameaçar sair pra um salario maior, pode fazer com que se sintam ameaçados e lhe deem um aumento, mas SEMPRE tenha de fato uma empresa que você sabe que vai mesmo te contratar com aquele salário e tenha provas, as vezes até mesmo seu chefe por medo começa a chefe tratar melhor (mesmo que por pouco tempo).

    Hora de ser um líder, o líder precisa saber persuadir as pessoas, saber se expressar e falar, mostrar ideias que as pessoas também queiram seguir, que nem um vendedor de carro, ele falando as vezes parece lhe dar muitas vantagens, mas você pode descobrir que as coisas não eram bem assim... diferente do chefe o líder tem de ser mais carismático e gentil aos seus seguidores, ele tem de atraí-los e mantê-los, mas conseguirá que façam o que você quer porque querem, e isso pode cega-los, pois tem confiança envolvido nisso, suponha que o líder de seu grupo na escola disse:
    - Preciso de X de dinheiro pra comprar material pro projeto fiz o orçamento e deu esse valor.
    A maioria vai dar sem muita objeção e desconfiança e que não poder.
    - Tudo bem eu pago do meu, se preocupa não.

    Se for um vigarista você poderia sumir como dinheiro inventando historia ou cobrar um valor acima do necessário e ficar com o que sobrou do dinheiro pago pelo material.
    O bom líder simplesmente tenta ajudar e manter mais a confiança e quando tem planos insanos ele conseguem fazer que mesmo assim o sigam, quem aqui não sabe a historia de jesus quando ele pediu pro homem sair do barco e ir até ele nomeio do mar, esse é o detalhe do líder.

    Pros demais casos vimos como o líder pode usar seu poder parar manipular seus seguidores usando a confiança depositada nele e o chefe para fazer seu funcionário obedecer sem muita saída, são formas diferentes de mandar, mas todas mostram que por mais fraco que seja o ser humano tem a tendência de ser controlado por alguém como macho alfa da matilha e isso pode ser usado abusivamente, mas também para o bem pois os planos mais loucos e insanos podem ter precisado de alguém pra faze-los, até muitos e provavelmente um superior liderando e no fim conseguir algo bom, como a liberdade no caso de rebeldes revolucionários, mas acima de tudo o fato é sempre temos a opção de não fazer, no caso de uma chefia é mais complicado, mas imagine se todos os funcionários se revoltassem... como uma motim ou greve, o poder da chefia perde o valor e eles que serão submetidos, o fato é que a união faz a força, um chefe que não manda em ninguém é nada.

    Comentem aqui e duvidas mandem PM.
    35:44:44:41:37:37:41:43:34:30:33:33:32:44:35:37:31 :39:33:34:35:37:42:38:39:36:42:46:33:38:37:39:39:3 5:45:33:39:33:30:33:42:34:42:34:31:44:42:36:39:35: 34:35:38:44:35:31:31:39:45:41:39:35:33:35

  • Font Size
    #2
    Tudo certo explicado direitinho...Essas coisas também valem para aqueles que gostam de criar grupo ou clãs ...

    Comment


    • Font Size
      #3
      Sim, mas fala de sociedade como um todo nesse, vou falar sobre grupos sociais mais pra frente, pois ai eu irei detalha-los.
      35:44:44:41:37:37:41:43:34:30:33:33:32:44:35:37:31 :39:33:34:35:37:42:38:39:36:42:46:33:38:37:39:39:3 5:45:33:39:33:30:33:42:34:42:34:31:44:42:36:39:35: 34:35:38:44:35:31:31:39:45:41:39:35:33:35

      Comment

      X
      Working...
      X