Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia social - Pessoas/pessoa

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Engenharia social - Pessoas/pessoa

    Nesse tutorial daremos a introdução a leitura fria, eu havia dito antes, que engenharia social se baseia na leitura fria, por isso irei ensinar e ajudar nesse fundamento mais importante da engenharia social, seguido futuramente de apêndices que serão histórias falsas e algumas reais para enfatizar de como isso é agregado na vida real, dependendo do caso farei varias exemplificações para dar o máximo de compreensão e formas de explorar, mas antes de tudo isso vamos a algo mais fundamental que são definições básicas de coisas que se deve ter sempre em mente quando se trata de leitura fria.
    Como você definiria as pessoas ?
    Alguns podem dar características físicas como:
    -Pessoas tem 2 braços, 2 pernas, tronco, cabeça, anda ereto e etc...

    Mas isso é o mais óbvio, porém válido, mas isso não diferencia a pessoa como ser humano dos outros animais que é aonde queremos chegar, ai alguém diz:
    -Então o ser humano é um primata, bípede e etc... etc... etc...

    Isso tudo são informações não muito relevantes aparentemente... a forma física de uma pessoa de modo geral pode não ser tão importante ou parecer isso... mas pense de novo... veja que não descartei totalmente as respostas mesmo não sendo o meu centro, pois são informações válidas na leitura fria e pode ser usado na engenharia social em alguma situação mesmo pela mais peculiar, pois quando foi dito por exemplo “2 braços” , geralmente pessoas tem dois braços... mas realmente todos tem ?
    Não se esqueça dos deficientes, sempre que fazemos uma leitura fria devemos levar em conta que sempre existirão exceções mesmo que por mais peculiar que seja, e essas exceções pode ser apenas um padrão mais restrito pois até criou-se um nome para quem não tem braço ou perna e por ai vai, chamando-os de deficientes físicos, logo temos que prestar a atenção até nos detalhes que parecem ser mais idiotas, por exemplo: você nunca diria a um cego que ele tem olhos lindos, pois ele pode se sentir ofendido enquanto você queria elogiar... é apenas uma percepção boba, mas é assim que se começa em tudo (na maioria das vezes).

    Definir as pessoas pode ser complicado já que existem exceções, pois a ideia é que é possível sim criar padrões e mesmo as exceções pode ter seu próprio padrão, entendendo isso você pode fazer a pergunta sempre em uma leitura fria: quais os padrões, quais suas exceções, o padrão das exceções e as exceções imprevistas e variáveis ?
    Sobre a ultima, mesmo quem montemos padrões até mesmo sobre a exceções, podem existir aquelas que ainda não conhecemos ou que podemos chamar de característica única ou diferencial, isso pode por exemplo ser atribuído a grupos sociais, geralmente roqueiros que gostão de rock pesado podem se vestir normalmente de preto, mas nada impede que mesmo que poucos, alguns possam abandonar esse padrão de se vestir, um caso de não julgar o livro pela capa, mas concorde que as vezes podemos acertar e errar sobre o livro apenas olhando pela capa dele, na leitura fria primeiro aprendemos a olhar de modo geral ou seja, olhar a capa do livro e depois começar a ler suas páginas que é quando começamos a focar mais uma pessoa em específico.

    Sobre o que foi respondido lá em cima pela segunda vez de o que diferencia o ser humano de outros animais... bem tem vários com aquelas características, mas as realmente muito válidas para nós é:
    Seres humanos (pessoas), tendem a ser muito mais emotivas, criaram o conceito da ética, e são muito bem desenvolvidas em seu raciocínio e em sua fala, além de grandes peculiaridades de fetiches que foram criados como usar roupas e outras regras. Esse sim era o ponto que eu queria chegar, são padrões muito mais fixos e relevantes quando vemos as pessoas de um olhar crítico, tente traçar perfis, comparar com outros e destaque as diferenças e chama isso de padrão comum de algo que analisou em relação ao outro, no nosso caso pessoas, depois disso tente por aprova o que analisou, esse é o espírito da leitura fria, podemos comparar com a física que quando estuda os objetos faz basicamente as mesmas coisas, ver as características, observar, ver suas reações a determinadas situações, realizar testes varias vezes e traçar um padrão levando em conta seu meio também, possibilitando criar formulas que facilitam por exemplo determinar quanto um carro andará de um ponto ao outro quando ele se desloca a tal velocidade, por um período tal de tempo, ou seja... nas pessoas, depois disso tudo criamos nossas teorias, mas sempre podem haver imprevistos em prática como na física, a direção do vento e vários fatores não muito previstos podem mudar o resultado, por isso sempre tenha em mente que as vezes pode falhar, mas com mais alguns estudos e ajustes em sua teoria pode reduzir as chances de falhar.

    Agora vamos a mais uma pergunta, quem é aquela pessoa ?
    Podemos fazer isso de várias formas, pode dizer o nome dela, mas... só saber o nome mesmo o nome todo não sabemos quem a pessoal realmente é, não sabemos quaisquer outras características para saber quem é.
    Podemos dar o CPF dela... mas para alguns será apenas números, mas em alguns casos você pode obter muitos dados financeiros e outros dados a mais, pois lembre-se “um dado pode levar a outro e o conjunto de dados nos leva a informação”, em alguns casos saber características mais frias e superficiais da pessoa pode ser útil sim, mas queremos a verdadeira leitura fria, queremos dados que possamos conseguir uma bela engenharia social sobre tal, com CPF você pode se passar por ela, ameaçar e extorquir, porém num nível mais refinado, conhecendo quem é aquela pessoa, podemos chegar mais perto dela e manipular sem que ela perceba.
    Qual a resposta da pergunta ?
    Pessoas como um individuo é realmente muito difícil definir por suas infinitas particularidades, mas nada impede que possamos traçar um padrão pessoal, sabendo sua rotina, seus sentimentos, seu modo de agir, o que ela faz, o que ela fez, o que pretende fazer, é uma infinidade de coisas que podemos descobrir de uma pessoa, o que realmente as difere é sua forma de pensar, e seus sentimentos, e claro sua aparência que inclusive pode até manipular os outros dois, além de é claro seus dados mais superficiais como identidade, CPF e demais documentos a caracterizam, além de seus modos de agir, a partir disso podemos destacar que resumindo o que as define são seus dados frios, formas de agir, pensar, sentimentos, e características físicas.

    Agora pense na ultima pergunta, quem é você ?
    Consegue se analisar ?
    Antes de analisar muito os outros deve analisar a si mesmo e descobrir quais são suas fraquezas, quando for bom em engenharia social, deverá saber como você mesmo se descreveria e usaria a engenharia em si mesmo, para justamente se proteger.

    Agora vamos definir mais cada item que identifica uma pessoa:
    Dados frios – São desde papeis, cartões, até dados digitais que podem fazer referencia a nós, até mesmo nosso numero de telefone é um dado mais frio, e-mail, paginas web, CPF, ID, apelidos, nomes e etc... são exemplos desses tipos de dados, dei esse nome por ser algo que não está tão intimamente ligado a uma pessoa e não a defini como ela realmente é, pois índios podem muito bem ter quase nada, podendo ter muito pouco como nome e apelido e ainda ser uma pessoa.

    Forma de agir – São formas que uma pessoa tende a fazer e manias, e pode identificar outros aspectos como psicológicos e emocionais, por exemplo: roer a unha, soar, bafejar, inquietação, podem ser indícios de que a pessoas esteja nervosa.

    Forma de pensar – São os estados mentais da pessoa que são muito ligados aos sentimentos, pode ser difícil até separa-los, mas você pode saber por exemplo que uma pessoa pode ser, inteligente, burra, grossa, ignorante, sarcástica, positiva e etc.. isso são características psicológicas e podemos saber sua forma de pensar e como poderão agir e reagir em determinadas situações.

    Sentimentos – São quase que o coração de um ataque de engenharia social, pois sabendo como uma pessoa se sente e como reage a cada sentimento, podemos ter previsões maiores de seus atos e manipula-las por seus sentimentos, são exemplos: depressão, ódio, amor, carência e etc...

    Características físicas – Muitas vezes reconhecemos mais as pessoas por suas aparências, mas está listado aqui pois sua aparência pode afetar outros aspectos como, mentais, emocionais e até a forma de agir, tudo está interligado bem no fundo da verdade, mas preferi dividir em camadas pra facilitar, são exemplos de características físicas: gordo, magro, feio bonito, deficiente, branco, negro e etc...

    Com isso podemos analisar muito as pessoas com uma leitura fria mais direcionada á esses aspectos, e depois levar para a estratégia de uma futura engenharia social, mas antes de chegar ao núcleo que é diretamente a pessoa, devemos pensar em pessoas de novo, elas são sim caracterizadas da mesma forma que a analise individual, mas atente-se a detalhes dos padrões comuns das pessoas, ou seja, padrões que se repetem muito e devemos agora começar a dividir as pessoas para ter mais eficiência, pense na humanidade do modo da leitura fria, as pessoas seguem padrões comuns e implantam pensamentos durante varias gerações e formas de agir e interagir, a cultura muda de região pra região logo costumes diferentes, mais a leitura fria deve se atentar a cada tipo, e isso faz com que a engenharia social seja dinâmica de acordo até com a região da pessoa, seria muito extenso dizer todos os detalhes de cada região, mas você sabe que cada lugar tem sua língua, e mesmo com pessoas de mesmo idiomas existem variações da língua como sotaques, gírias e etc... como o mineiro fala “oce” e baianos falarem “oh meu rei”, nem todos falam, mas podemos levar isso em consideração, pelo sotaque podemos saber de onde o individuo é, saber seus costumes, cultura e etc... mesmo dentro de nosso pais, existe uma grande variação de comportamento das pessoas, pois cada lugar tem sua peculiaridade, como uns lugares tem um incentivo maior a educação, e outros não, o que pode fazer com que tenha mais leigos e pessoas com menos poder aquisitivo, logo devemos definir o que devemos analisar quando se trata de região:
    1 Variações na linguagem de comunicar como gírias e sotaques;
    2 Variação do nível da educação;
    3 Segurança e saúde de cada lugar, pois lugares mais violento tendem a fazer as pessoas a terem mais medo e ariscas, com a saúde ruim é mais comum haver mortes e principalmente a área de medicina ser ruim;
    4 Cultura, cada lugar tem uma crença, uma musica mais popular, tipo de comida e etc;
    5 Geografia, isso implica se é cidade grande, ou cidade do interior, cada um tem sua peculiaridade, muda o modo de vida das pessoas e esta relacionado a educação, saúde, segurança, além de que por ter praia, ou ser na montanha as pessoas tem modo de se vestir diferenciado, tom da pele e etc;
    6 Nível aquisitivo, cidades que tem mais pessoas de classe alta e empresas grande, tendem a ter melhor situação devida em alguns aspectos e favorecer mais as pessoas com educação, e isso muda as características da pessoa.

    Fazendo essa analise geral, nota que o lugar que a pessoa mora vai lhe atribuir muita informação da pessoa, ou uma coisa levar a outra. Agora o que mais define uma população ?
    Podemos destacar que geralmente as pessoas tem visão politica, religião, tem sexo e opção sexual, modo de vida, preconceitos e se dividem em grupos.

    1 A visão politica de uma pessoa define muito do que ela pensa, geralmente podemos ver como um grupo grande, pois tendências politicas geram uma visão sobre o governo e modo de vida, dependendo de sua visão politica tem-se ideia, por exemplo, acho que você sabe a diferença de uma pessoa que votou no tiririca pra alguém com muitos argumentos que leva a politica mais a serio, vendo o que muda e se define por exemplo como anarquista por se revoltar pelo governo, ou alguém que prefere a ditadura, por preferir regras mais severas e por ai vai...

    2 A religião é um fator que mostra sobre as crenças de uma pessoa, no que acredita, e como ela pretende agir, mas leve em consideração aos falsos seguidores que apenas se dizem, mas não segue 1/3 do que sua religião prega, conhecendo o que cada religião prega, sabemos como uma pessoa que siga isso pode se comportar e até mesmo os falsos religiosos tem seu padrão próprio de agir, até se a pessoa for ateu, você sabe que ela pode achar tudo bobagem e não acredita nisso e naquilo.

    3 O sexo é uma chave forte, pois as regras são diferentes para homens e mulheres no bem da verdade, pregasse a igualdade, mas não é bem assim na realidade, ser homem e mulher, muda e muito a forma que tratarão você e não se esqueça que o mundo tende a uma visão mais machista, e cada um se trata diferente, alguns querem a igualdade outros pregam machismo e feminismo que são padrões a se observar, mas ainda tem opção sexual que é algo mais especifico, isso pode dependendo do caso não ser muito bem aceito dependendo do que escolha, pois a tendência homofóbicas das pessoas... nem é preciso dizer, homossexuais e heteros são padrões a se observar, dependendo do que seja, sua tática de engenharia social pode mudar, e normalmente tende-se a ter padrões, como geralmente mulheres não se incomodam tanto em homens gays, mas pra homens heteros na maioria é repulsivo pra eles.

    4 Modo de vida, se refere mais se uma pessoa é sedentária, gosta de sair, é do tipo que vai pra balada, é aventureira, estudiosa, vagabundo, e por ai vai.

    5 Preconceitos, as pessoas são muito preconceituosas, é uma tendência humana isso, a própria leitura fria pode ser um preconceito no final, por causa da criação de padrões, o preconceito tem de varias formas, dedes contra opção sexual, á até a capa do livro literalmente e o preconceito em alguns casos podem evoluir para a descriminação, que é mais um ato, enquanto o preconceito se consiste mais numa ideia.

    6 Grupos, as pessoas geralmente se dividem em grupos sociais como: nerds, geeks, otakus, hackers, advogados, todos tem algo em comum, e isso vale muito pra saber outros aspectos da pessoa e é um bom padrão, é mais especifico, como por exemplo, nerds tendem a ser mais sedentários, estudiosos e mais solitários.

    Outro fator importante é o meio, tanto da forma que você se comunica e por onde analisa as pessoas, como pessoalmente, de perto ou de longe, ou por meio digital, tem suas variações, por exemplo, pessoas podem parecer mais legais pela internet do que na vida real. O outro meio que me refiro, falo de convivência, se uma pessoa é rodeada de pessoas ruins ela tende a se parecer e herdar características o se tornar bem oposto.

    Por fim essa é a visão geral, isso considero como base de analisar na leitura fria, isso que se deve focar mais numa análise pra em seguida usar a engenharia social, mas como disse é a visão geral, calma que isso não é tudo, irei mais a frente explorar cada item, e itens de itens de forma mais profunda levando da leitura fria a engenharia social, mas isso é uma ótima base para começar, suspeito que terei de ter mais de 40 posts para explicar a maioria, então não ache que o que passei tá muito vago, pois vou me especializar em cada item das características globais, ou seja das pessoas e até características mais restritas que é a pessoa, e irei analisar por exemplo cada sentimento de uma pessoa, como normalmente reage, como analisar isso e usar a nosso favor na engenharia social e farei o mesmo com os demais itens.

    Comentem aqui, e perguntas mandem pm que respondo.
    35:44:44:41:37:37:41:43:34:30:33:33:32:44:35:37:31 :39:33:34:35:37:42:38:39:36:42:46:33:38:37:39:39:3 5:45:33:39:33:30:33:42:34:42:34:31:44:42:36:39:35: 34:35:38:44:35:31:31:39:45:41:39:35:33:35
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Muito Bom... Parabéns pelo Post

    Comment

    X
    Working...
    X