Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Dicas] Comece a Programar!‏

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    [Dicas] Comece a Programar!‏

    Aprendendo a programar

    Quando vemos um programa que realiza operações fantásticas, que nos é útil no trabalho ou nos diverte, sempre surge a pergunta: será difícil fazer algo assim?

    A resposta varia conforme a complexidade do programa, mas todos se baseiam em princípios básicos e fundamentais que estão presentes em todas as linguagens de programação: Programming Concepts, ou Conceitos de Programação.

    Linguagens de programação? O que são?

    Linguagem de computador é um meio de passar instruções para serem interpretadas por um computador. Toda linguagem possui uma sintaxe (forma de escrita) própria, regras de utilização de suas rotinas, e um conjunto de funções que facilitam operações corriqueiras.

    Podemos passar instruções para o computador na forma como ele entende, ou seja, através de uma seqüência de bits (“0”s ou “1”s). Mas isto é difícil para seres humanos compreenderem! Mesmo assim, durante muito tempo esta foi a única forma, e ainda hoje se faz de forma semelhante, em algumas situações.

    Quando usamos uma linguagem muito próxima à do computador, dizemos que é uma linguagem de baixo nível. Quando a linguagem se parece mais com nossa linguagem natural, executando funções através do uso de palavras (normalmente verbos) em uma língua que compreendemos, dizemos que a linguagem é de alto nível.

    E qual linguagem é a melhor?

    Programadores experientes respondem esta pergunta da seguinte forma: a melhor linguagem é a que você melhor domina e resolve seus problemas. Não existe linguagem melhor ou pior, existe linguagem mais apropriada para determinada aplicação. E muitas vezes mais de uma é eficiente para o mesmo fim, então a escolha passa por outros critérios: ambiente, desempenho, facilidade de aprendizado e até mesmo gosto pessoal.

    Portanto, não vale a pena entrar em “flamewars” e discutir qual a melhor linguagem de programação, pois certamente o gosto pessoal vai falar mais alto e ninguém vai convencer o outro de sua escolha!

    Tantas linguagens, qual eu escolho?

    Para escolher a linguagem é preciso definir antes no que você pretende trabalhar. Se vai trabalhar produzindo para internet, possivelmente vai optar entre PHP, Ruby, Perl, Python ou Java. Se a necessidade é escrever um driver para conectar um dispositivo, como uma impressora, possivelmente a escolha é C ou C++. Para produzir um aplicativo gráfico para rodar no Gnome ou KDE, pode escolher C, C++, Java – mas ainda pode usar Python, e até PHP! Se vai fazer scripts na linha de comando, Bash Script, ou Perl, ou Python, ou PHP...

    Mas que salada! E agora? E olha que ainda nem comparamos as características de cada linguagem, foco, ambiente de desenvolvimento... Difícil? Deixe que as necessidades de seu trabalho indiquem o caminho, converse com colegas, acompanhe as tendências, veja em que linguagens são produzidos aplicativos semelhantes ao seu... e experimente!

    Ok, mas por onde começo?

    Todas as linguagens possuem princípios básicos em comum. Na hora de “resolver um problema” podemos criar a lógica de resolução (que chamamos de algoritmo), uma seqüência de passos que conduz à solução. Isto independe de linguagem, e uma vez que tenhamos esta lógica de resolução, podemos implementar em qualquer linguagem.

    As linguagens modernas incorporam um conceito muito importante, que é a Programação Orientação a Objetos. Nesta visão, as “peças” do software são consideradas classes, que definem os objetos do mundo real com suas características (atributos) e ações (métodos).

    Independente da linguagem a ser escolhida, compreender orientação a objetos e algoritmo é o começo.
    Last edited by V3nom; 25-07-2009, 23:06.
    sigpic


    Minhas Video Aulas[/B]
    Criar um banner flutuante
    Flash - Menu animado com Action Script[/CENTER][/SIZE]
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    muito bom post

    tava msm querendo parender

    a programar

    vai ajudar muito o texto




    Durante os tempos de mentiras universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário

    Comment


    • Font Size
      #3
      O que vc disse realmente é verdade, mas o principio básico pra se programar, e sua força de vontade,
      ela é que vai determinar se vc vai aprender ou não a programar

      Comment


      • Font Size
        #4
        Cara Né Por Nada não Mas Teria Que Ter Uns Certo De CREDITOS Ai Né ?

        Bom eu pesquisei ai e tbm postei um tuto IGUALZINHO ao seu na net mas, era de um amgio meu que tinha postado isso pra mim passar para os outros quando eu fui ver era de uma newsletter de um site chamado hackertten bom deveria ter os creditos mas vlw pela ajuda no forum

        Comment


        • Font Size
          #5
          Postado Originalmente por freakshow Ver Post
          Cara Né Por Nada não Mas Teria Que Ter Uns Certo De CREDITOS Ai Né ?

          Bom eu pesquisei ai e tbm postei um tuto IGUALZINHO ao seu na net mas, era de um amgio meu que tinha postado isso pra mim passar para os outros quando eu fui ver era de uma newsletter de um site chamado hackertten bom deveria ter os creditos mas vlw pela ajuda no forum
          HEhHE.. Era um material q recebi do Hackerteen mesmo.. mas vlw aii esqueci xD
          sigpic


          Minhas Video Aulas[/B]
          Criar um banner flutuante
          Flash - Menu animado com Action Script[/CENTER][/SIZE]

          Comment

          X
          Working...
          X