Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Números Primos

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Números Primos

    Chamamos de números primos entre si, um conjunto de números onde o único divisor comum a todos eles for o número 1. Um número natural é um número primo quando ele tem exatamente dois divisores: o número um e ele mesmo.

    Exemplos:
    1. 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
    2. 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
    3. 10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo.

    Os primeiros 26 números primos positivos são:
    2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97, 101...


    Como reconhecer um número primo

    Um matemático grego chamado Eratóstenes (285-194 a.C) criou um sistema simples e objetivo para descobrir números primos, que foi chamado de crivo de Eratóstenes. Para representar a forma de utilizar o crivo, vamos considerar uma tabela com os números naturais de 1 a 100.



    1º passo: localizar o primeiro número primo da tabela. (2)
    2º passo: marcar todos os múltiplos desse número.
    3º passo: localizar o segundo número primo (3) e marcar todos os seus múltiplos.
    4º passo: Repetir a operação até o último número.

    Na tabela dos 100 primeiros números naturais destacamos em azul os números primos, portanto os números primos entre 1 e 100 são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97.

    Nota: O Número 2 é o unico número primo que é par.

  • Font Size
    #2
    Créditos: Wikipedia e Marcos Noé
    Tinha esquecido.

    Comment


    • Font Size
      #3
      Boa dica

      Comment


      • Font Size
        #4
        Esses dias eu tava estudando um pouco sobre isso e cheguei a seguinte conclusão:

        2,3,5,7 são números primos base;

        Se um número inteiro qualquer não dividir por esses quatro números ele é primo...

        Já tentei programar em C++ mas não consigo chegar a uma formula.

        parei meus estudos aí...

        Comment


        • Font Size
          #5
          Postado Originalmente por bgpiraja Ver Post
          Esses dias eu tava estudando um pouco sobre isso e cheguei a seguinte conclusão:

          2,3,5,7 são números primos base;

          Se um número inteiro qualquer não dividir por esses quatro números ele é primo...

          Já tentei programar em C++ mas não consigo chegar a uma formula.

          parei meus estudos aí...

          Bom...mesmo que você ache uma fórmula não vai funcionar...
          Não existe fórmula para saber se um número X é primo ou não...

          Pegue por exemplo o número 289...ele não é divisível por 2,3,5 nem 7, mas não é primo =)
          Black-Hat.

          Comment


          • Font Size
            #6
            Poh cara.

            289 só é divisível por 1 e ele mesmo. Sendo assim ele é um número primo. =X
            Ou tem algum outro número que ele é divisive?
            "Sou apenas mais um entre muitos..."

            Comment


            • Font Size
              #7
              Desculpa o double post, só corrigindo meu post acima. O Black Hat está certo.

              289 não é divisivel por 2,3,5,7 e não é um número primo. Pois ele é divisível por 17!
              Realmente, acho que não existe uma formula pra chegar a tal questão...
              "Sou apenas mais um entre muitos..."

              Comment


              • Font Size
                #8
                Só complementando..não podemos esquecer que a descoberta de uma fórmula matemática para a descoberta dos números primos é um dos 7 desafios matemáticos para esse século que valem 1 milhão de dólares cada um deles..então se você descobrisse uma aqui poderia ter ganhado o prêmio

                De tão dificeis que são esses desafios que foram propostos esses prêmios e apenas um deles foi resolvido até hoje, que é a conjectura de Poincaré, e os nerds lá dizem que quando os 7 forem resolvidos nós teremos vários avanços na criptografia e na matemática aeroespacial e etc.

                Obs.: O doente que resolveu não quis receber nem a medalha e nem o 1 milhãozinho dele

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  o.O Caralho realmente MUITO doente a ponto de negar 1 milhão =SS!
                  "Sou apenas mais um entre muitos..."

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    Postado Originalmente por StryYke Ver Post
                    Desculpa o double post, só corrigindo meu post acima. O Black Hat está certo.

                    289 não é divisivel por 2,3,5,7 e não é um número primo. Pois ele é divisível por 17!
                    Realmente, acho que não existe uma formula pra chegar a tal questão...
                    Existe sim StryYke, é comum em cursos de programação, principalmente nas faculdades os professores passarem exercícios para a criação de algoritmos para descobrir números primos.

                    Existe "fórmula" sim para descoberta de números primos e algoritmos em várias linguagens de programação para isso. Existe inclusive projeto de algoritmos rodando em cluster para descoberta de novos números primos, é comum que empresas grandes da área de segurança patrocinem matemáticos e cientistas em geral (incluindo de programação) para melhorarem o desempenho de processamento dos algoritmos pois os números primos são muito usados em criptografia de senhas para dificutar a quebra de senha.
                    sigpic
                    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
                    entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

                    https://twitter.com/jackads
                    http://www.facebook.com/jackson.beneteferreira

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      JACKADS, existe algoritmos, mas não fórmulas... Os algoritmos se baseiam em divisões 'eternas' digamos, para chegar a uma conclusão real.

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Postado Originalmente por blademenor Ver Post
                        JACKADS, existe algoritmos, mas não fórmulas... Os algoritmos se baseiam em divisões 'eternas' digamos, para chegar a uma conclusão real.
                        Irmão, vou deixar que você releia seu post para que você avalie a bobagem que falou e possa chegar a uma conclusão sozinho. Abraço!
                        sigpic
                        Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
                        entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

                        https://twitter.com/jackads
                        http://www.facebook.com/jackson.beneteferreira

                        Comment


                        • Font Size
                          #13
                          #include<iostream>
                          using namespace std;
                          int main();
                          {
                          int i,nmax,quantprimos=0;
                          cout<<"Qual é o limite de busca para numeros primos?";
                          cin>>nmax;
                          for(i=1;i<=nmax;i++)
                          if( i % 2 == 0 || i % 3 == 0 || i % 5 ==0 || i % 7 == 0)
                          {
                          quantprimos++;
                          //vc pode imprimir o numero, cout<<i;
                          }
                          cout<<"A quantidade de numeros primos entre 1 e "<<nmax<<"eh:"<<quantprimos;
                          }
                          //espero ter ajudado

                          Comment

                          X
                          Working...
                          X