Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criptografe melhor suas senhas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Criptografe melhor suas senhas

    Foi-se o tempo em que simplesmente criptografar uma string com MD5 já era sinônimo de segurança. Hoje em dia, apesar do algoritmo MD5 ser one-way (apenas criptografia e retorno impossível), há websites (como Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...) que guardam várias strings e suas hashes, para que possam ser comparadas na hora de "descriptografar".
    Obs.: Por que MD5 é one-way?
    Eu lhe entrego o valor 10, resultado de algum cálculo de adição meu. Sua missão é descobrir que cálculo foi esse.
    Aí está: pode ter sido 5+5, 6+4, 7+3 etc. Enfim, você não terá como saber qual foi o cálculo. O mesmo ocorre com a criptografia MD5, que gera sempre 32 caracteres (como entidades hexadecimais possuem 2 caracteres, dizemos que MD5 é uma criptografia de 128 bits).
    É uma dica simples e rápida: Partir do MD5 e criar uma misturinha básica para dificultar o deface, por exemplo.
    Veja, por exemplo, a senha '123456':
    e10adc3949ba59abbe56e057f20f883e
    Agora, que tal fazermos o seguinte:
    Crie uma senha. No meu caso, vou usar 'ownzless'. Agora, olha o que vamos fazer com a senha:
    ownzless123456ownzless
    Finalizando assim:
    4da477f7653b542ddea423867d87b11d
    Já parar por aqui é um grande passo, mas queremos mais . Vamos cortar a string pela metade:
    4da477f7653b542d

    Esta aí! Quer tentar descriptografar? A senha é extremamente simples (123456), mas o resultado final faz muito defacer desistir do site.
    Para facilitar, vamos criar uma função em PHP que faça todo o trabalho por nós:
    Código PHP:
    <?php
    function md5_gh($string$senha) {
      
    $string $senha.$string.$senha// colocamos a senha ao redor
      
    $string md5($string); // criptografamos tudo
      
    $string substr($string016); // pegamos apenas os 16 primeiros caracteres
      
    return $string// simples, não?
    }
    ?>
    Vamos chamar nossa função da seguinte maneira:
    Código PHP:
    $foo md5_gh("aqui entra a string que será criptografada""sua senha");
    // exemplo:
    $senha md5_gh($_POST['senha'], 'ownzless'); 
    Isso com certeza evita muita dor de cabeça, não é mesmo?
    Até a próxima!
    Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



    Notify-list · Twitter · Blog

    Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
    Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    muito bom.
    eu gosto de usar rsa.

    Comment

    X
    Working...
    X