Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando o Elgg (rede social) no seu computador (LocalHost)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial Instalando o Elgg (rede social) no seu computador (LocalHost)


    Elgg é uma rede social completa, gratuita e de código aberto. Geralmente, quando você tem um servidor assinado, tudo certo, ele já está configurado corretamente para receber o sistema. Mas vamos ver como instalá-lo localmente.
    Por que você instalaria localmente? Há duas respostas. (1) Seu cliente quer uma rede social que rode na rede interna entre os funcionários; (2) Você quer testar o sistema (e, de repente, até chamar uns 2 ou 3 amigos para fazer um monte de nada).

    Primeiramente, se ainda não o fez, instale o servidor web com Apache, PHP e MySQL. Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Agora, baixe o script no Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e descompacte no seu diretório www (geralmente /var/www). É bom baixar uma versão estável, e não a versão beta. Baixe também a Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar....

    No meu caso, como tenho outros projetos, não pude instalar o Elgg no diretório principal. Instalei-o no subdiretório /elgg/. Neste caso, tive que abrir o arquivo .htaccess que veio no Elgg e fazer a seguinte edição:


    Vamos agora ativar o RewriteModule, um módulo do apache obrigatório no Elgg. Trata-se das URLs amigáveis. Logo após isso, vamos reiniciar o Apache. E então, vamos abrir o arquivo /etc/apache2/sites-enabled/000-default com o "nano", editor de texto em linha de comando.


    Instalamos o Elgg no diretório /var/www certo? Mesmo que esteja em um subdiretório, o que vale é o diretório raiz. Neste caso, vamos alterar o AllowOverride deste diretório, que por padrão vem "None", para "All".


    Salvamos com Ctrl + O + Enter e fechamos com Ctrl + X. Vamos reiniciar novamente o Apache:
    Código:
    # /etc/init.d/apache2 restart
    Entre no diretório "engine" e veja se existe o arquivo settings.php. Caso não exista, renomeie settings.example.php para settings.php.

    Vamos agora dar permissões totais sobre o arquivo /engine/settings.php. Em seguida, vamos criar o banco de dados que será usado pelo Elgg. No exemplo abaixo, foi criado o banco de nome "gh_elgg".


    Agora, vamos instalar normalmente o Elgg. Acesse pelo navegador o Elgg. No meu caso, Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... (por causa do subdiretório). Vemos então:

    Digitamos, respectivamente, o usuário do banco de dados, a senha deste usuário, o banco de dados que criamos "gh_elgg", o servidor (como é local, deixamos "localhost") e o prefixo das tabelas. Isto é necessário se você deseja rodar várias aplicações no mesmo banco de dados, então, mudamos o prefixo para não dar confusão. Além disso, é seguro, pois torna mais difícil a busca pela tabela de usuários em um SQLi. Como não é meu caso, deixei "elgg_". No final, clicamos em "Save". Se tudo correr bem, vamos agora para a configuração do site:

    Primeiramente, preenchemos o nome da nossa rede, em seguida, uma descrição da mesma (slogan). Depois, colocamos o e-mail configurado no servidor. Como estamos em localhost, é provável que isto não esteja configurado. Portanto, é um tanto inútil, mas como é obrigatório, coloque qualquer coisa.
    Logo abaixo, coloque o endereço externo da rede e, no outro campo, o endereço interno da mesma. Depois, ele pede o diretório de uploads, ou seja, para onde todos os arquivos dos usuários irão. O Elgg exige que este diretório não fique no mesmo nível que os arquivos dele (gordo!). Este diretório terá que ter permissões totais (chmod 777). Na linguagem, coloque Português.
    Debug mode é modo de depuração de erros, ou seja, ele mostrará logs de tudo o que ocorre. Ative se quiser (e se for ativar, terá que configurar também no .htaccess).
    Clique em Save.
    Se tudo correr bem, estaremos já na rede configurada. A primeira conta registrada terá privilégios de administrador. Portanto, registre-se.

    E, no fim:

    Pronto! Você instalou o Elgg. Simples, não?

    Mas... que tal remover isso?

    Agora você "pode", ou melhor, "consegue". Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e veja como fazer isso gratuitamente.

    Até mais!
    Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



    Notify-list · Twitter · Blog

    Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
    Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    putz , as fotos estão quebradas :S

    Comment


    • Font Size
      #3
      Vish, é mesmo.
      Eu hospedei as fotos no iPhoto, mas ele fechou. Aí deu nisso.
      Quando arrumar um pedaço de tempo vou reupar as imagens em outro lugar.
      Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



      Notify-list · Twitter · Blog

      Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
      Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)

      Comment


      • Font Size
        #4
        Coloca as imagens denovo, por favor.

        Valeu

        Comment


        • Font Size
          #5
          Poderia ter umas screens

          Comment


          • Font Size
            #6
            Assim que a internet voltar vou estar reupando as imagens.
            Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



            Notify-list · Twitter · Blog

            Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
            Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)

            Comment

            X
            Working...
            X