Primeiramente quero declarar que eu não criei esta lista, apenas achei ela em meu computador. Ela tem pouquíssimas funções, mas já dá para quebrar o galho.
AnsiLowerCase: Converte todos os caracteres de uma string para minúsculo;
Sintaxe:
AnsiLowerCase(const S: string): string;
Exemplo:
AnsiUpperCase: Converte todos os caracteres de uma string para maiúsculo;
Sintaxe:
AnsiUpperCase(const S: string): string;
Exemplo:
================================================== =======
Break: Interrompe totalmente o loop das condições for, while, ou repeat;
Sintaxe:
Break;
Exemplo:
================================================== =======
CloseFile: Fecha um arquivo aberto;
Sintaxe:
CloseFile(var F);
Exemplo:
================================================== =======
Continue: Continua na próxima condição for, while, ou repeat;
Sintaxe:
Continue;
Exemplo:
================================================== =======
Eof: Retorna um valor lógico se fim de arquivo;
Sintaxe:
Eof(var F): Boolean;
Exemplo:
================================================== =======
Exit: Sai imediatamente de um bloco corrente;
Sintaxe:
Exit;
Exemplo:
================================================== =======
FileOpen: Abre um arquivo específico;
Sintaxe:
FileOpen(const FileName: string; Mode: Word): Integer;
Exemplo:
================================================== =======
GotoXY: Move o cursor para as coordenadas dadas dentro da tela;
Sintaxe:
GotoXY(X, Y: Byte);
Exemplo:
================================================== =======
Int: Retorna a parte inteira de um argumento;
Sintaxe:
Int(X: Real): Real;
Exemplo:
================================================== =======
KeyPressed: Determina se uma tecla foi pressionada no teclado;
Sintaxe:
KeyPressed: Boolean;
Exemplo:
================================================== =======
Now: Retorna a data e hora corrente;
Sintaxe: { Formato da data e hora }
Now: TDateTime;
Exemplo:
================================================== =======
Sqr: Retorna um número ao quadrado;
Sintaxe:
Sqr(X: Real): (Real);
Exemplo:
================================================== =======
Str: Converte um valor numérico para uma string;
Sintaxe:
Str(X [: Width [: Decimals ]]; var S);
Exemplo:
================================================== =======
Val: Converte um valor string para sua representação numérica;
Sintaxe:
Val(S; var V; var Code: Integer);
Exemplo:
================================================== =======
If ... Then ... Else: If, then, e else especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executado.
Sintaxe:
If <Expressão1> then <expressão2> else <expressão3>;
Exemplo:
================================================== =======
Case ... of: O procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.
Sintaxe:
Case <expressão> of
<valores>
else
<valor>
Exemplo:
================================================== =======
Repeat ... until: Os procedimentos entre Repeat e until é executado na seqüência enquanto uma condição seja satisfeita.
Sintaxe:
Repeat
<procedimentos>
until <expressão>;
Exemplo:
================================================== =======
While .. Do: A declaração While controla a execução repetida de uma declaração simples ou composta.
Sintaxe:
While <expressão> do <procedimento>
Exemplo:
================================================== =======
For .. Do: O loop For .. Do é uma declaração que será executada até que a variável de controle seja satisfeita.
Sintaxe:
For <variável de controle> := <valor inicial> To ou Downto <valor final> Do <procedimentos>
Exemplo:
================================================== =======
Goto / Label: A instrução Goto permite que você salte de onde está no momento para um linha rotulada específica. Um rótulo é definido usando-se a palavra label.
Sintaxe:
Goto <rótulo>;
Label <rótulo>;
Exemplo:
================================================== =======
RunError: Este comando emite um número de erro que você introduz como motivo de falha de programa.
Sintaxe:
RunError [ ( Errorcode: Byte ) ];
Exemplo:
================================================== =======
ShowWindow: A função ShowWindow modifica o estado de visibilidade da janela.
Sintaxe:
ShowWindow(Wnd: HWnd; CmdShow: Integer): Bool;
- = Parâmetros = -
Wnd: Identifica a janela.
CmdShow: Especifica como a janela será mostrada. Este parâmetro pode ser um dos
seguintes valores:
- = Valores = -
SW_HIDE: Esconde a janela atual e ativa uma outra janela.
SW_MINIMIZE: Minimiza a janela específica.
SW_RESTORE: Ativa e mostra uma janela. Se a janela está minimizada ou maximizada, o Windows restaura ela para o tamanho e posição original.
SW_SHOW: Ativa uma janela e mostra ela na posição e tamanho corrente.
SW_SHOWMAXIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como uma janela maximizada.
SW_SHOWMINIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como um ícone.
SW_SHOWMINNOACTIVE: Mostra uma janela como um ícone. A janela que está atualmente ativada permanece ativa.
SW_SHOWNORMAL: Ativa e mostra uma janela. Se a janela estiver minimizada ou maximizada o Windows restaura ela para a posição e tamanho original.
Exemplo:
Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
ShowWindows (Tform2 : Hwnd ; SW_SHOW : integer)
AnsiLowerCase: Converte todos os caracteres de uma string para minúsculo;
Sintaxe:
AnsiLowerCase(const S: string): string;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); Var X:String; Begin X:=Label1.caption; Label1.caption:=AnsiLowerCase(X); { Label1 ficará tudo em letras minúsculas } End;
AnsiUpperCase: Converte todos os caracteres de uma string para maiúsculo;
Sintaxe:
AnsiUpperCase(const S: string): string;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); Var X:String; Begin X:=Label1.caption; Label1.caption:=AnsiUpperCase(X); { Label1 ficará tudo em letras maiúsculas } End;
================================================== =======
Break: Interrompe totalmente o loop das condições for, while, ou repeat;
Sintaxe:
Break;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var S: String; begin While true Do begin S := Edit1.text; If S = ' ' Then Break; { Interrompe o loop } Label1.Caption := S; end; end;
================================================== =======
CloseFile: Fecha um arquivo aberto;
Sintaxe:
CloseFile(var F);
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var F: TextFile; begin if OpenDialog1.Execute then begin AssignFile(F, OpenDialog1.FileName); Reset(F); Edit1.Text := Str(FileSize(F)); CloseFile(F); { Fecha o arquivo } end; end;
================================================== =======
Continue: Continua na próxima condição for, while, ou repeat;
Sintaxe:
Continue;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var S: String; begin While true Do begin S := Edit1.text; If S = ' ' Then Continue; { Voltará para o próximo loop } Label1.Caption := S; end; end;
================================================== =======
Eof: Retorna um valor lógico se fim de arquivo;
Sintaxe:
Eof(var F): Boolean;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var F1, F2: TextFile; Ch: Char; begin if OpenDialog1.Execute then begin AssignFile(F1, OpenDialog1.Filename); Reset(F1); if SaveDialog1.Execute then begin AssignFile(F2, OpenDialog1.Filename); Rewrite(F2); While not Eof(F1) Do { Executa enquanto não for fim do arquivo F1 } begin Read(F1, Ch); Write(F2, Ch); end; CloseFile(F2); end; CloseFile(F1); end; end;
================================================== =======
Exit: Sai imediatamente de um bloco corrente;
Sintaxe:
Exit;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); begin repeat if KeyPressed then Exit; { Se alguma tecla pressionada sairá do bloco repeat } Memo1.Lines := ‘Xx’; until False; end;
================================================== =======
FileOpen: Abre um arquivo específico;
Sintaxe:
FileOpen(const FileName: string; Mode: Word): Integer;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); begin MyFileHandle := FileOpen(EXISTS.TXT); { Abre o arquivo EXISTS.TXT } end;
================================================== =======
GotoXY: Move o cursor para as coordenadas dadas dentro da tela;
Sintaxe:
GotoXY(X, Y: Byte);
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); begin GotoXY(10,25); { Posiciona o ponteiro do mouse no pixel 10 , 25 } end;
================================================== =======
Int: Retorna a parte inteira de um argumento;
Sintaxe:
Int(X: Real): Real;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var R: Real; begin R := Int(123. 456); { Mostra “123.0” } R := Int(-123.456); { Mostra “-123.0” } end;
================================================== =======
KeyPressed: Determina se uma tecla foi pressionada no teclado;
Sintaxe:
KeyPressed: Boolean;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var A,B:integer; begin B:=1; repeat A:=A+B; Label1.Caption := str(A); until KeyPressed; { Repetirá até alguma tecla ser pressionada } end;
================================================== =======
Now: Retorna a data e hora corrente;
Sintaxe: { Formato da data e hora }
Now: TDateTime;
Exemplo:
Código:
Procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin Label1.Caption := 'A data e hora é ' + DateTimeToStr(Now); { Mostra a hora e data } end;
================================================== =======
Sqr: Retorna um número ao quadrado;
Sintaxe:
Sqr(X: Real): (Real);
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var S, Temp: String; begin Str(Sqr(5.0):2:1, Temp); { Retorna 25.0 } S := '5 ao quadrado é ' + Temp; MessageDlg(S, mtInformation, [mbOk], 0); end;
================================================== =======
Str: Converte um valor numérico para uma string;
Sintaxe:
Str(X [: Width [: Decimals ]]; var S);
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var X, Temp: String; A: Integer; begin A:=A+1 Str(A:2:1, Temp); { Transforma A em string de tamanho dois e uma casa decimal } X := 'O número é ' + Temp; MessageDlg(X, mtInformação, [mbOk], 0); end;
================================================== =======
Val: Converte um valor string para sua representação numérica;
Sintaxe:
Val(S; var V; var Code: Integer);
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var I, Code: Integer; begin Val(Edit1.Text, I, Code); { Converte o conteúdo de Edit1 para um valor } end;
================================================== =======
If ... Then ... Else: If, then, e else especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executado.
Sintaxe:
If <Expressão1> then <expressão2> else <expressão3>;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var idade:integer; begin idade := Edit1.text; If (idade < 1) or (idade > 120) then Label2.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ {Executa se idade<1 ou idade>120} Else Label2.caption := ‘Ok!’; { Executa se idade não for < 1 ou > 120 } end;
================================================== =======
Case ... of: O procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.
Sintaxe:
Case <expressão> of
<valores>
else
<valor>
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var tecla:char; begin tecla := Edit1.text; Case tecla of ‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label2.caption:=‘Você digitou uma letra’;{Executa se digitado uma letra} ‘0’..’9’:Label2.caption:=‘Você digitou um número’ { Executa se digitado um número } else Label2.caption:=‘Você digitou um caracter especial’; { Executa se digitado outra tecla } end;
================================================== =======
Repeat ... until: Os procedimentos entre Repeat e until é executado na seqüência enquanto uma condição seja satisfeita.
Sintaxe:
Repeat
<procedimentos>
until <expressão>;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1.Click(Sender: TObject); var a, b : integer; begin b := 1; Repeat a := a + b; Label3.caption := str (a) + str(b); until a = 1000; { Se a <> de 1000 , senão } end;
================================================== =======
While .. Do: A declaração While controla a execução repetida de uma declaração simples ou composta.
Sintaxe:
While <expressão> do <procedimento>
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var a, b : integer; begin b := 1; While a < 1001 Do { Enquanto a for < que 1001 executa o bloco, senão } begin a := a + b; Label3.caption := str (a) + str(b); end; end;
================================================== =======
For .. Do: O loop For .. Do é uma declaração que será executada até que a variável de controle seja satisfeita.
Sintaxe:
For <variável de controle> := <valor inicial> To ou Downto <valor final> Do <procedimentos>
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var cont, x : integer; begin For cont := 1 To 100 Do { Repete o bloco 100 vezes } begin x := x + cont; Label4.caption := str(x); end; end;
================================================== =======
Goto / Label: A instrução Goto permite que você salte de onde está no momento para um linha rotulada específica. Um rótulo é definido usando-se a palavra label.
Sintaxe:
Goto <rótulo>;
Label <rótulo>;
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject); var resp : char; a, b : integer begin b := 1; Label inicio: { A linha é rotulada como inicio } a := a +b; Label2.caption := str(a); Label3.caption := ‘Deseja somar mais um’; Edit1.visible := True; resp := Edit1.text; If (resp = ‘S’ or ‘s’ or ‘Y’ or ‘y’) then Goto inicio; { Volta para o rótulo } end;
================================================== =======
RunError: Este comando emite um número de erro que você introduz como motivo de falha de programa.
Sintaxe:
RunError [ ( Errorcode: Byte ) ];
Exemplo:
Código:
Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject); var I : Char; Cont : Integer; begin repeat I := Edit1.text; If I := ‘Q’ then RunError (230); { Emite ao usuário o erro 230 } until FALSE; end;
================================================== =======
ShowWindow: A função ShowWindow modifica o estado de visibilidade da janela.
Sintaxe:
ShowWindow(Wnd: HWnd; CmdShow: Integer): Bool;
- = Parâmetros = -
Wnd: Identifica a janela.
CmdShow: Especifica como a janela será mostrada. Este parâmetro pode ser um dos
seguintes valores:
- = Valores = -
SW_HIDE: Esconde a janela atual e ativa uma outra janela.
SW_MINIMIZE: Minimiza a janela específica.
SW_RESTORE: Ativa e mostra uma janela. Se a janela está minimizada ou maximizada, o Windows restaura ela para o tamanho e posição original.
SW_SHOW: Ativa uma janela e mostra ela na posição e tamanho corrente.
SW_SHOWMAXIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como uma janela maximizada.
SW_SHOWMINIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como um ícone.
SW_SHOWMINNOACTIVE: Mostra uma janela como um ícone. A janela que está atualmente ativada permanece ativa.
SW_SHOWNORMAL: Ativa e mostra uma janela. Se a janela estiver minimizada ou maximizada o Windows restaura ela para a posição e tamanho original.
Exemplo:
Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
ShowWindows (Tform2 : Hwnd ; SW_SHOW : integer)