Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Algumas funções delphi e respectivas explicações

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Algumas funções delphi e respectivas explicações

    Primeiramente quero declarar que eu não criei esta lista, apenas achei ela em meu computador. Ela tem pouquíssimas funções, mas já dá para quebrar o galho.





    AnsiLowerCase: Converte todos os caracteres de uma string para minúsculo;

    Sintaxe:
    AnsiLowerCase(const S: string): string;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	Var
    	  X:String;
    	Begin
    	  X:=Label1.caption;
    	  Label1.caption:=AnsiLowerCase(X);  { Label1 ficará tudo em letras minúsculas }
    	End;

    AnsiUpperCase: Converte todos os caracteres de uma string para maiúsculo;

    Sintaxe:
    AnsiUpperCase(const S: string): string;

    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	Var
    	  X:String;
    	Begin
    	  X:=Label1.caption;
    	  Label1.caption:=AnsiUpperCase(X); { Label1 ficará tudo em letras maiúsculas }
    	End;

    ================================================== =======


    Break: Interrompe totalmente o loop das condições for, while, ou repeat;


    Sintaxe:
    Break;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  S: String;
    	begin
    	  While true Do
    	  begin
    	    S := Edit1.text;
    	    If S = '  ' Then Break;  { Interrompe o loop }
    	    Label1.Caption := S;
    	  end;
    	end;

    ================================================== =======


    CloseFile: Fecha um arquivo aberto;

    Sintaxe:
    CloseFile(var F);


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var 
    	  F: TextFile;
    	begin
    	  if OpenDialog1.Execute then
    	  begin
    	    AssignFile(F, OpenDialog1.FileName); 
    	    Reset(F);
    	    Edit1.Text := Str(FileSize(F)); 
    	    CloseFile(F);   { Fecha  o arquivo }
    	  end;
    	end;

    ================================================== =======


    Continue: Continua na próxima condição for, while, ou repeat;

    Sintaxe:
    Continue;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  S: String;
    	begin
    	  While true Do
    	  begin
    	    S := Edit1.text;
    	    If S = '  ' Then Continue;  { Voltará para o próximo loop }
    	    Label1.Caption := S;  
    	  end;
    	end;

    ================================================== =======


    Eof: Retorna um valor lógico se fim de arquivo;

    Sintaxe:
    Eof(var F): Boolean;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  F1, F2: TextFile;
    	  Ch: Char;
    	begin
    	  if OpenDialog1.Execute then begin
    	    AssignFile(F1, OpenDialog1.Filename);
    	    Reset(F1);
    	    if SaveDialog1.Execute then begin
    	      AssignFile(F2, OpenDialog1.Filename);
    	      Rewrite(F2);
    	      While not Eof(F1) Do  { Executa enquanto não for fim do arquivo F1 }
    	      begin
    	        Read(F1, Ch);
    	        Write(F2, Ch);
    	      end;
    	      CloseFile(F2);
    	    end;
    	    CloseFile(F1);
    	  end;
    	end;

    ================================================== =======


    Exit: Sai imediatamente de um bloco corrente;

    Sintaxe:
    Exit;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	begin
    	   repeat
    	     if KeyPressed then Exit;  { Se alguma tecla pressionada sairá do bloco repeat }
    	     Memo1.Lines := ‘Xx’;
    	   until False;
    	end;

    ================================================== =======


    FileOpen: Abre um arquivo específico;

    Sintaxe:
    FileOpen(const FileName: string; Mode: Word): Integer;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	begin
    	  MyFileHandle := FileOpen(EXISTS.TXT);  { Abre o arquivo EXISTS.TXT }
    	end;

    ================================================== =======


    GotoXY: Move o cursor para as coordenadas dadas dentro da tela;

    Sintaxe:
    GotoXY(X, Y: Byte);


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	begin
    	  GotoXY(10,25);  { Posiciona o ponteiro do mouse no pixel 10 , 25 }
    	end;

    ================================================== =======


    Int: Retorna a parte inteira de um argumento;

    Sintaxe:
    Int(X: Real): Real;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var 
    	  R: Real;
    	begin
    	  R := Int(123. 456);    { Mostra “123.0” }
    	  R := Int(-123.456);   { Mostra “-123.0” }
    	end;

    ================================================== =======


    KeyPressed: Determina se uma tecla foi pressionada no teclado;

    Sintaxe:
    KeyPressed: Boolean;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  A,B:integer;
    	begin
    	  B:=1;
    	  repeat
    	     A:=A+B;
    	     Label1.Caption := str(A);
    	  until KeyPressed;  { Repetirá até alguma tecla ser pressionada }
    	end;

    ================================================== =======


    Now: Retorna a data e hora corrente;

    Sintaxe: { Formato da data e hora }
    Now: TDateTime;


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
    	begin
    	  Label1.Caption := 'A data e hora é ' + DateTimeToStr(Now);  { Mostra a hora e data }
    	end;

    ================================================== =======


    Sqr: Retorna um número ao quadrado;

    Sintaxe:
    Sqr(X: Real): (Real);


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  S, Temp: String;
    	begin
    	  Str(Sqr(5.0):2:1, Temp);  { Retorna 25.0 }
    	  S := '5 ao quadrado é ' + Temp;
    	  MessageDlg(S, mtInformation, [mbOk], 0);
    	end;

    ================================================== =======


    Str: Converte um valor numérico para uma string;

    Sintaxe:
    Str(X [: Width [: Decimals ]]; var S);


    Exemplo:

    Código:
    	Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    	var
    	  X, Temp: String;
    	  A: Integer;
    	begin
    	  A:=A+1
    	  Str(A:2:1, Temp);  { Transforma A em string de tamanho dois e uma casa decimal }
    	  X := 'O número é ' + Temp;
    	  MessageDlg(X, mtInformação, [mbOk], 0);
    	end;

    ================================================== =======


    Val: Converte um valor string para sua representação numérica;

    Sintaxe:
    Val(S; var V; var Code: Integer);


    Exemplo:

    Código:
        Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
        var 
           I, Code: Integer;
        begin
           Val(Edit1.Text, I, Code);   { Converte o conteúdo de Edit1 para um valor }
        end;

    ================================================== =======


    If ... Then ... Else: If, then, e else especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executado.

    Sintaxe:
    If <Expressão1> then <expressão2> else <expressão3>;


    Exemplo:

    Código:
         Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    var
      idade:integer;
    begin
      idade := Edit1.text;
      If (idade < 1) or (idade > 120) then
        Label2.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’  {Executa se idade<1 ou idade>120}
      Else
        Label2.caption := ‘Ok!’;   { Executa se idade não for < 1 ou > 120 }
    end;

    ================================================== =======


    Case ... of: O procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.

    Sintaxe:
    Case <expressão> of
    <valores>
    else
    <valor>


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    var
      tecla:char;
    begin
      tecla := Edit1.text;
      Case tecla of
        ‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label2.caption:=‘Você digitou uma letra’;{Executa se digitado uma letra}
        ‘0’..’9’:Label2.caption:=‘Você digitou um número’   { Executa se digitado um número }
      else
        Label2.caption:=‘Você digitou um caracter especial’;  { Executa se digitado outra tecla }
    end;

    ================================================== =======


    Repeat ... until: Os procedimentos entre Repeat e until é executado na seqüência enquanto uma condição seja satisfeita.

    Sintaxe:
    Repeat
    <procedimentos>
    until <expressão>;


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Button1.Click(Sender: TObject);
    var
      a, b : integer;
    begin
      b := 1; 
      Repeat
        a := a + b;
        Label3.caption := str (a) + str(b);
      until a = 1000;    { Se a <>  de 1000    , senão  }
    end;

    ================================================== =======


    While .. Do: A declaração While controla a execução repetida de uma declaração simples ou composta.

    Sintaxe:
    While <expressão> do <procedimento>


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    var
      a, b : integer;
    begin
      b := 1; 
      While a < 1001 Do   { Enquanto a for < que 1001 executa o bloco, senão }
      begin
        a := a + b;
        Label3.caption := str (a) + str(b);
      end;
    end;

    ================================================== =======


    For .. Do: O loop For .. Do é uma declaração que será executada até que a variável de controle seja satisfeita.

    Sintaxe:
    For <variável de controle> := <valor inicial> To ou Downto <valor final> Do <procedimentos>


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    var
      cont, x : integer;
    begin
      For cont := 1 To 100 Do   { Repete o bloco 100 vezes }
        begin
          x := x + cont;
          Label4.caption := str(x);
        end;
    end;

    ================================================== =======


    Goto / Label: A instrução Goto permite que você salte de onde está no momento para um linha rotulada específica. Um rótulo é definido usando-se a palavra label.

    Sintaxe:
    Goto <rótulo>;
    Label <rótulo>;


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
    var
      resp : char;
      a, b : integer
    begin
      b := 1;
      Label inicio:   { A linha é rotulada como inicio }
      a := a +b;
      Label2.caption := str(a);
      Label3.caption := ‘Deseja somar mais um’;
      Edit1.visible := True;
      resp := Edit1.text;
      If (resp = ‘S’ or ‘s’ or ‘Y’ or ‘y’) then Goto inicio;   { Volta para o rótulo }
    end;

    ================================================== =======


    RunError: Este comando emite um número de erro que você introduz como motivo de falha de programa.

    Sintaxe:
    RunError [ ( Errorcode: Byte ) ];


    Exemplo:

    Código:
    Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
    var
      I : Char;
      Cont : Integer;
    begin
      repeat
        I := Edit1.text;
        If  I := ‘Q’ then RunError (230);   { Emite ao usuário o erro 230 }
      until FALSE;
    end;

    ================================================== =======


    ShowWindow: A função ShowWindow modifica o estado de visibilidade da janela.

    Sintaxe:
    ShowWindow(Wnd: HWnd; CmdShow: Integer): Bool;

    - = Parâmetros = -

    Wnd: Identifica a janela.
    CmdShow: Especifica como a janela será mostrada. Este parâmetro pode ser um dos
    seguintes valores:


    - = Valores = -

    SW_HIDE: Esconde a janela atual e ativa uma outra janela.

    SW_MINIMIZE: Minimiza a janela específica.

    SW_RESTORE: Ativa e mostra uma janela. Se a janela está minimizada ou maximizada, o Windows restaura ela para o tamanho e posição original.

    SW_SHOW: Ativa uma janela e mostra ela na posição e tamanho corrente.

    SW_SHOWMAXIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como uma janela maximizada.

    SW_SHOWMINIMIZED: Ativa uma janela e mostra ela como um ícone.

    SW_SHOWMINNOACTIVE: Mostra uma janela como um ícone. A janela que está atualmente ativada permanece ativa.

    SW_SHOWNORMAL: Ativa e mostra uma janela. Se a janela estiver minimizada ou maximizada o Windows restaura ela para a posição e tamanho original.

    Exemplo:

    Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
    ShowWindows (Tform2 : Hwnd ; SW_SHOW : integer)
    Att,

    [A]ntharaz



    sigpic
X
Working...
X