Vou falar um pouco aqui sobre Variaveis ,
Nossos dados são armazenados na memória do computador.
Para que nós não tenhamos que nos referir a estes dados de forma direta, através de um endereço numérico difícil de memorizar, o compilador nos permite utilizar variáveis com esta finalidade.
Escolhendo nomes sugestivos (mnemônicos) para nossas variáveis (tais como nome, funcao, idade, salario) facilitamos bastante a compreensão de nosso código.
Para que o Delphi possa usar nossas variáveis, devemos primeiro declará-las, isto é, informar o nome e o tipo desejados. Por exemplo :
o comando a seguir declara idade como sendo uma variável do tipo inteiro (integer) : idade : integer;
As variáveis inteiras podem assumir valores entre -32768 e +32767. Elas ocupam 2 bytes na memória.
Asim sendo, a declaração acima faz com que o Delphi reserve 2 bytes para a nossa variável idade.
Note que a declaração do tipo de uma variável, em princípio não lhe atribui valores.
Um erro comum em programação é tentarmos ler valores de variáveis não inicializadas, ou às quais ainda não se atribuiu valores...
Damos a seguir uma lista dos tipos de variáveis mais comuns do Object Pascal com suas faixas de valores e o espaço ocupado em memória:
BOOLEAN : Tipo lógico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memória.
BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte.
CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte.
COMP : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -9.2.10-18 a 9.2.10+18 , ocupa 8 bytes, pode ter entre 19 e 20 algarismos significativos.
EXTENDED : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -3,4.10-4932 a +1,1.10+4932, ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos.
INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -32768 a +32767, ocupa 2 byte de memória.
LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -2147483648 a +2147483647, ocupa 4 bytes de memória.
REAL : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -2,9.10-39 a +1,7.10+38, ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos.
SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memória
.
SINGLE : Tipo numérico real, pode assumir valores numa faixa de -1,5.10-45 a +3,4.10+38, ocupa 4 bytes de memória, e tem de 7 a 8 algarismos significativos.
WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória.
STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade rela de caracteres da cadeia.
VARIANT : Tipo especial (composto) capaz de conter qualquer tipo de variável.
Bem , isso foi uma pequena introducão sobre elas .
Att,
ex_SheL$
Nossos dados são armazenados na memória do computador.
Para que nós não tenhamos que nos referir a estes dados de forma direta, através de um endereço numérico difícil de memorizar, o compilador nos permite utilizar variáveis com esta finalidade.
Escolhendo nomes sugestivos (mnemônicos) para nossas variáveis (tais como nome, funcao, idade, salario) facilitamos bastante a compreensão de nosso código.
Para que o Delphi possa usar nossas variáveis, devemos primeiro declará-las, isto é, informar o nome e o tipo desejados. Por exemplo :
o comando a seguir declara idade como sendo uma variável do tipo inteiro (integer) : idade : integer;
As variáveis inteiras podem assumir valores entre -32768 e +32767. Elas ocupam 2 bytes na memória.
Asim sendo, a declaração acima faz com que o Delphi reserve 2 bytes para a nossa variável idade.
Note que a declaração do tipo de uma variável, em princípio não lhe atribui valores.
Um erro comum em programação é tentarmos ler valores de variáveis não inicializadas, ou às quais ainda não se atribuiu valores...
Damos a seguir uma lista dos tipos de variáveis mais comuns do Object Pascal com suas faixas de valores e o espaço ocupado em memória:
BOOLEAN : Tipo lógico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memória.
BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte.
CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte.
COMP : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -9.2.10-18 a 9.2.10+18 , ocupa 8 bytes, pode ter entre 19 e 20 algarismos significativos.
EXTENDED : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -3,4.10-4932 a +1,1.10+4932, ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos.
INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -32768 a +32767, ocupa 2 byte de memória.
LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -2147483648 a +2147483647, ocupa 4 bytes de memória.
REAL : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -2,9.10-39 a +1,7.10+38, ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos.
SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memória
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SINGLE : Tipo numérico real, pode assumir valores numa faixa de -1,5.10-45 a +3,4.10+38, ocupa 4 bytes de memória, e tem de 7 a 8 algarismos significativos.
WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória.
STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade rela de caracteres da cadeia.
VARIANT : Tipo especial (composto) capaz de conter qualquer tipo de variável.
Bem , isso foi uma pequena introducão sobre elas .
Att,
ex_SheL$
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