Lógica de Programação serve para você aprender outras linguas de programação com mais facilidade.
Estou aprendendo isso, então vou passar o que eu sei, conforme eu vou aprendendo eu edito aqui.
Existem 3 tipos de programação: Algoritmo, Diagrama de Blocos e Português Estruturado
Algoritmo:
Se descreve em tópicos o que é para o prorama fazer. Exemplo:
Testar uma lampada,e trocar caso ela não acenda(claro que não é tipo de programa que você vai fazer, É SÓ UM EXEMPLO)
01)Apertar o interrupitor
02)Se a lampada, então
03) Apagar a lampada
04)Se não
05) Pegar a escada
06) Posicionar a escada embaixo de lampada
07) Pegar a lampada reserva
08) Desligar o interrupitor
09) Subir na escada
10) Retirar a Lampada
11) Colocar a lampada
12) Retorne ao topo
Seria algo assim
Diagrama de Blocos:
É uma coisa mais simples usar alguns desenhos:
Como já da para ver serve para começar e terminar o diagrama de blocos.
Pegar valores.
Fazer processamento de informações, contas.
Tomar alguma decisão.
Mostra o resultado.
Exmplo bem simples, tira Média de 3 notas e se For igual ou maior que 5 Mostra você Passou, se Não Você reprovou:
Seria mais ou menos isso.
Português Estruturado:
Talvez a mais importante, é a mais usada, por exemplo o dev é dessa forma. Português Estruturado é um forma de chamar para facilitar, mas o certo é inglês estruturado, porque se você for aprender um linguagem de programação boa vai ser em inglês.
Fazer a mesma coisa do diagrama de blocos:
O dim e o as single podem variar de acordo com a linguagem, por exemplo pascal usaria no lugar de dim Var e no lugar de as single : real (ou algo do genero)
Lógica do E do OU
Bem simples, funciona assim:
Logica do E:Só vai rodar se as duas, ou mais condições, forem verdadeiras
Existe também o "não e"(em inglês se usa nad), que o contrario também.
Logica do ou:Basta uma das condições serem verdadeiras
E também existe o "não ou"(em inglês se usa nor"), que o contrario também.
Briso? Presta um pouquinho de atenção que você vai entender fácil. Se quiser pergunte.
Estou aprendendo isso, então vou passar o que eu sei, conforme eu vou aprendendo eu edito aqui.
Existem 3 tipos de programação: Algoritmo, Diagrama de Blocos e Português Estruturado
Algoritmo:
Se descreve em tópicos o que é para o prorama fazer. Exemplo:
Testar uma lampada,e trocar caso ela não acenda(claro que não é tipo de programa que você vai fazer, É SÓ UM EXEMPLO)
01)Apertar o interrupitor
02)Se a lampada, então
03) Apagar a lampada
04)Se não
05) Pegar a escada
06) Posicionar a escada embaixo de lampada
07) Pegar a lampada reserva
08) Desligar o interrupitor
09) Subir na escada
10) Retirar a Lampada
11) Colocar a lampada
12) Retorne ao topo
Seria algo assim
Diagrama de Blocos:
É uma coisa mais simples usar alguns desenhos:
Como já da para ver serve para começar e terminar o diagrama de blocos.
Pegar valores.
Fazer processamento de informações, contas.
Tomar alguma decisão.
Mostra o resultado.
Exmplo bem simples, tira Média de 3 notas e se For igual ou maior que 5 Mostra você Passou, se Não Você reprovou:
Seria mais ou menos isso.
Português Estruturado:
Talvez a mais importante, é a mais usada, por exemplo o dev é dessa forma. Português Estruturado é um forma de chamar para facilitar, mas o certo é inglês estruturado, porque se você for aprender um linguagem de programação boa vai ser em inglês.
Fazer a mesma coisa do diagrama de blocos:
Dim nota1, nota2, nota3, m as Single
m =(nota1 + nota2 + nota3)/3
Se(m >= 5) então
escrever("Você está aprovado")
Se não
escrever("Você está reprovado")
m =(nota1 + nota2 + nota3)/3
Se(m >= 5) então
escrever("Você está aprovado")
Se não
escrever("Você está reprovado")
Lógica do E do OU
Bem simples, funciona assim:
Logica do E:Só vai rodar se as duas, ou mais condições, forem verdadeiras
Existe também o "não e"(em inglês se usa nad), que o contrario também.
Logica do ou:Basta uma das condições serem verdadeiras
E também existe o "não ou"(em inglês se usa nor"), que o contrario também.
Briso? Presta um pouquinho de atenção que você vai entender fácil. Se quiser pergunte.
Comment