Tutorial Pascal 2...Esta ae a 2ª aula,com os comandos basicos e o hello word,confiram ae ...
MastersNet - Porque o mundo é para os Masters!
===MastersNet===
18/07/2012
-Pascal #2
Tutorial Pascal | Aula Nº 2
Introdução
Nessa aula será introduzido os principais comandos do pascal, ou seja, os comandos da biblioteca Nativa do pascal (System) e os da biblioteca CRT.
Biblioteca (computação) | library | lib
Quando você escreve um programa usando uma linguagem de programação existe a possibilidade de você usar um conjunto de funções pré-escritas por outros programadores que já resolvem determinados problemas para você, ou seja, uma coleção de subprogramas utilizados no desenvolvimento de software.Bibliotecas contém código e dados auxiliares, que provém serviços a programas independentes.
Nota do Autor
Resumindo no NOSSO caso, uma biblioteca será uma série de comandos pré-programados que usaremos da nossa forma.
Comandos - Lib. System
Program
Define o nome do programa, nao interfere em nada.O nome do programa deve ser junto e começar com uma letra.
Ex: program MeuPrograma1;
Uses
Define as bibliotecas que serão usadas no programa.
Ex: uses system;
Var
Define as váriaveis do programa, deve ser junto e começar com uma letra.São separadas por vírgula, cada tipo deve ser separado e estipulado por meio do dois pontos (":").
Ex: var
Var1, Var2 : integer;
Var3, Var4 : real;
Não podem existir variáveis de mesmo nome, mesmo que com tipos diferentes.
Dica: use como primeira letra para sua variável sempre uma letra mínuscula que te informe o tipo da variável.
Ex: var
iVar : integer;
rVar : real;
Begin - End
Sinalizam um bloco de comandos, ou seja, Begin e End são um comando só, portanto apenas o End deve ser encerrado com ponto e vírgula (";").O ultimo End do programa deve ser terminado com um ponto apenas ("."), portanto se existir somente um Begin-End em seu programa, o End terminara com o ponto ("."), e sem vírgula.
Ex: Begin
//Comandos;
End;
Obs: //Comandos = Comandos contidos no bloco.
Dica: Tudo que está dentro do bloco é tabulado para facilitar a visualização.
Write
Imprime na tela, deve ser usado na seguinte forma:
write <abre parênteses> <apóstrofo> <texto> <apóstrofo> <fecha parênteses> ;
Imprimir texto e variável: Usa-se vírgula para sepára-los (",").
Ex: write(rVar,'e',iVar,'e tambem o ',sVar);
Writeln
É igual ao Write, com a simples exceção de que diferente do Write, que exibe o texto e posiciona o cursor no final do texto, ele pula para a linha de baixo e posiciona o cursor lá.
Obs: Cursor: É o tracinho vertical que fica piscando.
Nota do Autor: Um Writeln sozinho serve como um pulador de linhas.
Ex: writeln;
Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track
"O conhecimento é em si mesmo um poder"
"Não subestime os fracos pois eles não agem com a força e sim com a mente"
Comment