Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Explicação] Enquanto(While) e Se(if)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    C / C# [Explicação] Enquanto(While) e Se(if)

    Bem...

    Aqui vamos nós... desta vez explicarei como usufruir do while(enquanto) e do if(se.

    WHILE (enquanto)


    A sintaxe do comando é basicamente esta:

    Código:
    while(condição)
    {                               // representa o início do enquanto
    comando 1;
    comando 2;
    .
    .
    .
    comando N;
    }                               // representa o final do enquanto

    Todos comandos dentro do início e do final do enquanto(while) serão realizados até a condição que você colocar não ser mais a mesma. Ex:

    Código:
    #include<stdlib.h>
    #include<conio.h>
    int main()
    {
    int x;
    x = -35;
    
    
    while (x < 0) // Enquanto x for menor que zero faça
    {
    printf("X menor que zero"); // imprime na tela a seguitne frase "X menor que zero"
    x = x+1; // X aumenta 1
    }
    
    getch(); // espera o usuário pressionar alguma tecla
    return 0; // retorna o valor inteiro 0(zero) para o sistema operacional
    }


    Casos de loop: Se não colocassemos x = x+1; iria imprimir a frase na tela para sempre pois x ia ser sempre -35 que é menor que 0.



    IF (se)



    Sitaxe do if(se):

    if (condição)
    { // representa o início do se
    comando 1;
    comando 2;
    .
    .
    .
    comando N;
    } // representa o início do se



    Todos comandos dentro do início e do final do se(if) serão realizados se a condição que você colocar for verdadeira. Ex:


    Código:
    #include<stdlib.h>
    #include<conio.h>
    int main()
    {
    int x;
    x = -35;
    
    
    if (x < 0) // se x for menor que zero
    {
    printf("X menor que zero"); // imprime na tela a seguitne frase "X menor que zero"
    }
    
    getch(); // espera o usuário pressionar alguma tecla
    return 0; // retorna o valor inteiro 0(zero) para o sistema operacional
    }

    Caso do senão(else):


    Bem, caso você queira que aconteça algo se estiver dentro da condição e aconteça outra coisa só se estiver fora, usa-se o senão(else). Ou seja, se a condição do if(se) não for verdadeira, ocorrerá o que estiver no else. Ex:

    Código:
    #include<stdlib.h>
    #include<conio.h>
    int main()
    {
    int x;
    x = -35;
    
    
    if (x < 0)                           // Se x for menor que zero
    {
    printf("X menor que zero"); // imprime na tela a seguitne frase "X menor que zero"
    }
    else                                 // Senão, ou seja, se a condição do if for falsa
    {
    printf("X maior que zero");  // imprime na tela a seguitne frase "X maior que zero"
    }
    
    getch();                           // espera o usuário pressionar alguma tecla
    return 0;                          // retorna o valor inteiro 0(zero) para o sistema operacional
    }


    Usando apenas um comando:


    Caso você use apenas um comando depois do while ou if ou else, você não precisa colocar o { e }, basta colocar o comando. Ou seja, eu poderia ter escrito este ultimo código sem os { e } do if e do else, ficando assim:

    Código:
    #include<stdlib.h>
    #include<conio.h>
    int main()
    {
    int x;
    x = -35;
    
    
    if (x < 0)                           // Se x for menor que zero
    printf("X menor que zero"); // imprime na tela a seguitne frase "X menor que zero"
    else                                 // Senão, ou seja, se a condição do if for falsa
    printf("X maior que zero");  // imprime na tela a seguitne frase "X maior que zero"
    
    getch();                           // espera o usuário pressionar alguma tecla
    return 0;                          // retorna o valor inteiro 0(zero) para o sistema operacional
    }

    O programa executaria a mesma função sem problemas.


    Usando condições dentro de outras condições:


    Vamos supor que você tenha que fazer um programa de contagem de votos, com 3 candidatos, A, B e C. A seria representado pelo 1, o B pelo 2 e o C pelo 3, como você faria? Simples, basta usar uma condição dentro de outra condição.

    Sintaxe normal:

    If (condição)
    {
    comando 1;
    comando 2;
    .
    .
    .
    comando N;
    }
    else
    {
    comando 1;
    comando 2;
    .
    .
    .
    comando N;
    }


    Sintaxe com várias condições:

    Código:
    If (condição)  // se a condição for verdadeira
    {
    comando 1;
        If (condição)        // se a condição deste if e do if acima for verdadeira
        {
        comando 1;
        comando 2;
        .
        .
        .
        comando N;
        }
        else                    // se somenta a condição do 1º if for verdadeira
        {
        comando 1;
        .
        .
        .
        comando N;
        }
    }
    else                        // se a condição do primeiro if não for verdadeira
    {
        If (condição)       // se a condição do primeiro if não for verdadeira e a deste for verdadeira
        {
        comando 1;
        comando 2;
        .
        .
        .
        comando N;
        }
    comando 1;             // como este comando não esta no else do if logo acima, ele será executado
    comando 2;            // como este comando não esta no else do if logo acima, ele será executado
    .
    .
    .
    comando N;
    }



    Observe que usei espaços para diferenciar aonde começava e aonde terminava cada if. Experimente usar isto para facilitar sua vida. Pode não parecer muito útil para programas pequenos, mas para programas grandes isto faz muita diferença.



    Exemplo de condição dentro de outra condição usando o problema acima da votação:


    Código:
    #include<stdio.h>
    #include<conio.h>
    
    int main ()
    {
    int voto;
    printf("Digite o candidato no qual deseja votar. [1- Cand. A / 2- Cand. B / 3- Cand. C]");
    scanf ("%i%*c", &voto);
    if (voto == 1)                            // se seu voto for igual a 1
    printf("Voce votou no candidato A");
    else
        {
        if (voto == 2)                            // se seu voto for igual a 2
        printf("Voce votou no candidato B");
        else
            {
            if (voto == 3)                            // se seu voto for igual a 3
            printf("Voce votou no candidato C");
            }
        }
    getch();
    return 0;
    }


    O if pode ser colocado dentro do while e vice versa...

    Por enquanto é só. Acho que esta parte da condição dentro da condição ficou meio esquisita, mas acho que dá para entender...
    Last edited by RafaelVenancio; 18-12-2009, 19:23.
    Att,

    [A]ntharaz



    sigpic

  • Font Size
    #2
    Bowa Antharaz!!!!

    Muito bom!!! bem explicado!!

    Se tu precisa de algum material é soh pedir!!! EU tenho umas apostilas aqui, dai eu Upo elas!! xD

    Vlw kara!!!
    Não te engane. De Deus não se zomba, o que o homem plantar, é o que ele vai colher. (Gálatas 6:7)


    sigpic


    Comment


    • Font Size
      #3
      Ficou legal o tutorial, apenas meio esquesito o ultimo exemplo.

      Faz tempo que nao relo em C, mas C nao tem elseif?

      Else é mais usado como um senao para "uma" exceção. No seu ultimo exemplo poderia ser usado varios ifs, ou caso exister elseif, ele entao e por ultimo um else ( obrigario se nao me engano em elseifs...)

      Sei que tu quis explicar o uso do IF-Else, mas em alguns exemplos, como no ultimo, o uso de alguns cases cairia melhor.. Caso for fazer um tuto de switch, poder ate comparar com este ultimo exemplo xD

      Abraços

      Comment


      • Font Size
        #4
        Postado Originalmente por tecno-java Ver Post
        Ficou legal o tutorial, apenas meio esquesito o ultimo exemplo.

        Faz tempo que nao relo em C, mas C nao tem elseif?

        Else é mais usado como um senao para "uma" exceção. No seu ultimo exemplo poderia ser usado varios ifs, ou caso exister elseif, ele entao e por ultimo um else ( obrigario se nao me engano em elseifs...)

        Sei que tu quis explicar o uso do IF-Else, mas em alguns exemplos, como no ultimo, o uso de alguns cases cairia melhor.. Caso for fazer um tuto de switch, poder ate comparar com este ultimo exemplo xD

        Abraços


        Sim, mas ates dos casses queria que entendessem a estrutura correta com múltiplos if/else...
        Att,

        [A]ntharaz



        sigpic

        Comment


        • Font Size
          #5
          ficou otimo o tutorial!! vlw cara!!

          Comment


          • Font Size
            #6
            Ótima explicação, parabéns

            Comment


            • Font Size
              #7
              Postado Originalmente por tecno-java Ver Post
              Faz tempo que nao relo em C, mas C nao tem elseif?
              Abraços
              Não. A linguagem C não tem a instrução "elseif" (nem C++, nem Java).
              Bom posts. Continue assim.
              “Finalmente encontrei um inimigo digno de mim e uma jornada em que preciso desenvolver toda a minha coragem, pois temos de combater homens bravos e monstruosas feras.”, Alexandre, o Grande.

              Comment

              X
              Working...
              X