ALGUEM SACA?
O objetivo deste trabalho é simular os padrões de aterrissagem e decolagem em
um aeroporto. Suponha um aeroporto que possui 3 pistas, numeradas 1, 2 e 3. Existem 4
(quatro) "prateleiras" de espera para aterrissagem, duas para cada uma das pistas 1 e 2.
Aeronaves que se aproximam do aeroporto devem se integrar a uma das
prateleiras (filas) de espera, sendo que estas filas devem procurar manter o mesmo
tamanho. Assim que um avião entra em uma fila de aterrissagem, ele recebe um número
de identificação ID e um outro número inteiro que indica o número de unidades de
tempo que o avião pode permanecer na fila antes que ele tenha que descer (do contrário
seu combustível termina e ele cai).
Existem também filas para decolagem, uma para cada pista. Os aviões que
chegam nestas filas também recebem uma identificação ID. Estas filas também devem
procurar manter o mesmo tamanho.
A cada unidade de tempo, de 0 a 3 aeronaves podem chegar nas filas de
decolagem e de 0 a 3 aeronaves podem chegar nas prateleiras. A cada unidade de
tempo, cada pista pode ser usada para um pouso ou uma decolagem. A pista 3 em geral
só é usada para decolagens, a não ser que um dos aviões nas prateleiras fique sem
combustível, quando então ela deve ser imediatamente usada para pouso. Se apenas uma
aeronave está com falta de combustível, ela pousará na pista 3; se mais de um avião
estiver nesta situação, as outras pistas poderão ser utilizadas (a cada unidade de tempo
no máximo 3 aviões poderão estar nesta desagradável situação).
Utilize inteiros pares (ímpares) sucessivos para a ID dos aviões chegando nas
filas de decolagem (aterrissagem). A cada unidade de tempo, assuma que os aviões
entram nas filas antes que aterrissagem ou decolagens ocorram. Tente projetar um
algoritmo que não permita o crescimento excessivo das filas de aterrissagem ou
decolagem. Coloque os aviões sempre no final das filas, que não devem ser
reordenadas. A saída do programa deverá indicar o que ocorre a cada unidade de tempo.
Periodicamente imprima:
a) o conteúdo de cada fila;
b) o tempo médio de espera para decolagem;
c) o tempo médio de espera para aterrissagem; e
d) o número de aviões que aterrissam sem reserva de combustível. Os itens b e c
acima devem ser calculados para os aviões que já decolaram ou pousaram,
respectivamente. A saída do programa deve ser auto-explicativa e fácil de entender.
O objetivo deste trabalho é simular os padrões de aterrissagem e decolagem em
um aeroporto. Suponha um aeroporto que possui 3 pistas, numeradas 1, 2 e 3. Existem 4
(quatro) "prateleiras" de espera para aterrissagem, duas para cada uma das pistas 1 e 2.
Aeronaves que se aproximam do aeroporto devem se integrar a uma das
prateleiras (filas) de espera, sendo que estas filas devem procurar manter o mesmo
tamanho. Assim que um avião entra em uma fila de aterrissagem, ele recebe um número
de identificação ID e um outro número inteiro que indica o número de unidades de
tempo que o avião pode permanecer na fila antes que ele tenha que descer (do contrário
seu combustível termina e ele cai).
Existem também filas para decolagem, uma para cada pista. Os aviões que
chegam nestas filas também recebem uma identificação ID. Estas filas também devem
procurar manter o mesmo tamanho.
A cada unidade de tempo, de 0 a 3 aeronaves podem chegar nas filas de
decolagem e de 0 a 3 aeronaves podem chegar nas prateleiras. A cada unidade de
tempo, cada pista pode ser usada para um pouso ou uma decolagem. A pista 3 em geral
só é usada para decolagens, a não ser que um dos aviões nas prateleiras fique sem
combustível, quando então ela deve ser imediatamente usada para pouso. Se apenas uma
aeronave está com falta de combustível, ela pousará na pista 3; se mais de um avião
estiver nesta situação, as outras pistas poderão ser utilizadas (a cada unidade de tempo
no máximo 3 aviões poderão estar nesta desagradável situação).
Utilize inteiros pares (ímpares) sucessivos para a ID dos aviões chegando nas
filas de decolagem (aterrissagem). A cada unidade de tempo, assuma que os aviões
entram nas filas antes que aterrissagem ou decolagens ocorram. Tente projetar um
algoritmo que não permita o crescimento excessivo das filas de aterrissagem ou
decolagem. Coloque os aviões sempre no final das filas, que não devem ser
reordenadas. A saída do programa deverá indicar o que ocorre a cada unidade de tempo.
Periodicamente imprima:
a) o conteúdo de cada fila;
b) o tempo médio de espera para decolagem;
c) o tempo médio de espera para aterrissagem; e
d) o número de aviões que aterrissam sem reserva de combustível. Os itens b e c
acima devem ser calculados para os aviões que já decolaram ou pousaram,
respectivamente. A saída do programa deve ser auto-explicativa e fácil de entender.