Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Strings

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    C# / C++ Strings

    Strings



    Introdução

    O tipo string apesar de se comportar como um value type é na verdade um reference type. Apesar disso, devemos considerar que estamos trabalhando com um value type quando estamos manipulando strings, tendo em vista que este tipo de dado foi programado para funcionar como tal.

    A classe string possui uma série de métodos estáticos e não estáticos, que são utilizamos para formatação, concatenação, desmembramento, substring, etc.

    Método Substring

    O método substring é um método não estático que permite pegarmos uma porção de uma string. Para utilizarmos o método substring, basta chamar o método a partir de uma variável string ou mesmo de uma string literal.

    Exemplo:

    string nome = "Joao da Silva";
    string sobreNome = nome.Substring(8,5);


    Nesse exemplo ele contará 8 caracteres (espaço conta) e desse oitavo ele pegará os 5 que vem depois, ou seja, pegará o "Silva".

    O método substring aceita como parâmetro a posição inicial que queremos obter e quantos caracteres devem ser extraídos. Caso não seja informado o número de caracteres a ser extraído, a função retornará o restante da string a partir da posição inicial informada.

    Método Index Of

    O método IndexOf é utilizado para localizar uma determinada palavra dentro da string. Este método retornará a posição da string desejada. Caso a string não seja encontrada, será retornado o valor -1.

    string nome = "Joao da Silva";
    int pos = nome.IndexOf("Silva");
    //A partir do índice 5
    int pos2 = nome.IndexOf("Silva", 5);



    Conforme vimos no exemplo, é possível informar a posição inicial para busca como um parâmetro adicional.

    Funções ToUpper e ToLower

    As funções ToUpper e ToLower permitem colocar uma string em letra minúsculas ou maiúsculas, conforme o exemplo a seguir.

    string nome = "Samuel";

    nome = nome.ToUpper();
    nome = nome.ToLower();


    Funções StartsWith e EndsWith

    As funções startswith e endswith verificam se a string começo ou termina com uma determinada palavra ou caracter. Estas funções retornam um valor booleano (true ou false).

    string arquivo = "comctl32.dll";

    if(nome.StartsWith("com"))
    Console.WriteLine("Começa com COM!");

    if(nome.EndsWith(".dll"))
    Console.WriteLine("É uma dll!")


    Funções TrimStart, TrimEnd e Trim

    As funções de Trim servem para remover espaços em branco das strings. A função TrimStart remove os espaços em branco do início da string, já a função TrimEnd remove os espaços em branco do final da string. A função Trim remove os espaços em branco do inicio e do fim da string.

    string nome = " SAMUEL ";

    nome = nome.TrimEnd();
    nome = nome.TrimStart();

    nome = nome.Trim();


    Obs: Se quiser tirar os zeros da frente de algum numero pode-se usar NUMERO = NUMERO.TRIMSTART('0');


    Funções PadLeft e PadRight

    As funções PadLeft e PadRight servem para preencher uma string a esquerda ou a direita com um caracter especificado. Os exemplos a seguir mostra o uso das funções PadLeft e PadRight.

    string nome = "Samuel";

    nome = nome.PadRight(10, ' ');
    // "Samuel "

    string codigo = "123";
    codigo = codigo.PadLeft(6, '0');
    // "000123"


    Bom, está aí algumas dicas ^^

    Sono e fome, isso me define.
    sigpic
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Boa Samu, só acha que faltou o FormatString, mas mesmo assim, tá bem completinho um dos usos das funções mais comuns comuns com strings em C# que poucos conhecem (:
    sigpic

    Decidi deixar de ser usuário e virar desenvolvedor

    Comment


    • Font Size
      #3
      Obg

      Obrigado Lizard, verdade, faltou mesmo, nem percebi rsrs

      Sono e fome, isso me define.
      sigpic

      Comment


      • Font Size
        #4
        Muito Obrigado..

        Ou mano, num poderia ter vindo em hora melhor, to começando a estudar C#, e isso com certeza irá min ajudar

        Muito obrigado. ;D

        Se me bloqueiam de um lado, eu me infiltro do outro
        Eu sou pior que um rato eu entro pelo esgoto
        Voltei de preto pro combate sem medo de apanhar
        Eu não sou Jesus Cristo então vou revidar!





        É meu fan? Use minha fan bar




        A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.

        Comment


        • Font Size
          #5
          Excelente Post

          Olá, Excelente post! Ajudou bastante...

          Comment

          X
          Working...
          X