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[Matéria] Linguaguem C - Básico

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    C / C# [Matéria] Linguaguem C - Básico

    Fonte: geekbrasil.com.br

    1.2 Linguagem C

    A linguagem C é uma linguagem de alto nível, genérica. Foi desenvolvida por programadores para programadores tendo como meta características de flexibilidade e portabilidade. O C é uma linguagem que nasceu juntamente com o advento da teoria de linguagem estruturada e do computador pessoal. Assim tornou-se rapidamente uma linguagem “popular” entre os programadores. O C foi usado para desenvolver o sistema operacional UNIX, e hoje esta sendo usada para desenvolver novas linguagens, entre elas a linguagem C++ e Java.

    1.2.1 Características do C


    Entre as principais características do C, podemos citar:

    • O C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada.
    • Programas em C são compilados, gerando programas executáveis.
    • O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica, podem ser facilmente implementadas usando instruções em Assembly. Por esta razão o C é a linguagem preferida dos programadores de aplicativos.
    • O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens.
    • Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perde funcionalidade pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. Os fabricantes de compiladores fornecem uma ampla variedade de rotinas pré-compiladas em bibliotecas.


    1.2.2 Histórico

    1970: Denis Ritchie desenha uma linguagem a partir do BCPL nos laboratórios da Bell Telephones, Inc. Chama a linguagem de B.
    1978: Brian Kerningham junta-se a Ritchie para aprimorar a linguagem. A nova versão chama-se C. Pelas suas características de portabilidade e estruturação já se torna popular entre os programadores.
    ~1980: A linguagem é padronizada pelo American National Standard Institute: surge o ANSI C.
    ~1990: A Borland International Co, fabricante de compiladores profissionais escolhe o C e o Pascal como linguagens de trabalho para o seu Integrated Development Enviroment (Ambiente Integrado de Desenvolvimento): surge o Turbo C.
    ~1992: O C se torna ponto de concordância entre teóricos do desenvolvimento da teoria de Object Oriented Programming (programação orientada a objetos): surge o C++.


    1.3 Estrutura de um programa em C

    Um programa em C é constituído de:

    • um cabeçalho contendo as diretivas de compilador onde se definem o valor de constantes simbólicas, declaração de variáveis, inclusão de bibliotecas, declaração de rotinas, etc.
    • um bloco de instruções principal e outros blocos de rotinas.
    • documentação do programa: comentários.

    Programa Exemplo: O arquivo e0101.cpp contém um programa para calcular a raiz quadrada de um número real positivo:


    1.3.1 Conjunto de caracteres


    Um programa fonte em C é um texto não formatado escrito em um editor de textos usando um o conjunto padrão de caracteres ASCII. A seguir estão os caracteres utilizados em C:

    Caracteres válidos:
    a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
    1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
    + - * / \ = | & ! ? # % ( ) { } [ ] _ ‘ “ . , : < >

    Caracteres não válidos:
    @ $ ¨ á é õ ç

    Os caracteres acima são válidos apenas em strings. Veja seção 2.1.4.

    1.3.2 Comentários

    Em C, comentários podem ser escritos em qualquer lugar do texto para facilitar a interpretação do algoritmo. Para que o comentário seja identificado como tal, ele deve ter um /* antes e um */ depois. Observe que no exemplo e0101.cpp todo o cabeçalho esta dentro de um comentário.


    Exemplo:
    /* esta e´ uma linha de comentário em C */

    Observação: O C++ permite que comentários sejam escritos de outra forma: colocando um // em uma linha, o compilador entenderá que tudo que estiver a direita do símbolo é um comentário. Observe no programa exemplo e0101.cpp as linhas de comentários colocadas a direita dos comandos.

    Exemplo:
    // este e´ um comentário valido apenas em C++


    1.3.3 Diretivas de Compilação


    Em C, existem comandos que são processados durante a compilação do programa. Estes comandos são genericamente chamados de diretivas de compilação. Estes comandos informam ao compilador do C basicamente quais são as constantes simbólicas usadas no programa e quais bibliotecas devem ser anexadas ao programa executável. A diretiva #include diz ao compilador para incluir na compilação do programa outros arquivos. Geralmente estes arquivos contem bibliotecas de funções ou rotinas do usuário. Voltaremos a trabalhas esta diretiva com mais detalhe no capítulo 5. A diretiva #define diz ao compilador quais são as constantes simbólicas usadas no programa. Veremos sobre esta diretiva no capitulo 2.


    1.3.4 Declaração de variáveis

    Em C, como na maioria das linguagens, as variáveis devem ser declaradas no inicio do programa. Estas variáveis podem ser de vários tipos: int (inteiro), float (real de simples precisão) e outras que serão vistas no capitulo 2. No exemplo acima num, raiz, inf e sup são declaradas como variáveis reais, enquanto i é declarada como uma variável inteira.

    1.3.5 Entrada e saída de dados

    Em C existem varias maneiras de fazer a leitura e escrita de informações. Estas operações são chamadas de operações de entrada e sadia. Veremos no capitulo 3 algumas funções de entrada e sadia de informações via teclado e tela. Outras funções de leitura e escrita em arquivos, sadia gráfica, funções de manipulação de mouse, entrada e sadia de informações via portas serial e paralela serão vistas em capítulos posteriores. No exemplo acima printf é uma função de escrita na tela, scanf é uma função de leitura de teclado.


    1.3.6 Estruturas de controle

    A linguagem C permite uma ampla variedade de estruturas de controle de fluxo de processamento. Estas estruturas serão vistas em detalhes nos capítulos 4 e 5. Duas estruturas das estruturas básicas (decisão e repetição) são muito semelhantes as estruturas usadas nas Pseudo-linguagem algorítmicas:

    Estrutura de Decisão: Permite direcionar o fluxo lógico para dois blocos distintos de instruções conforme uma condição de controle.

    Pseudo-linguagem Linguagem C

    se condição if(condição){
    então bloco 1 bloco 1;
    senão bloco 2 }else{
    fim se bloco 2;
    };
    Estrutura de Repetição: Permite executar repetidamente um bloco de instruções ate que uma condição de controle seja satisfeita.

    Pseudo-linguagem Linguagem C


    faça do{
    bloco bloco;
    até condição }while(condição);
    Last edited by RafaelVenancio; 18-12-2009, 19:39.
    Mesmo longe, eu estou perto. Guia do Hacker 4ever.

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    #2
    Bowa!!^^
    TO vendo essas paradas na facul!! isso ai vai ficando rolha!! xD
    Não te engane. De Deus não se zomba, o que o homem plantar, é o que ele vai colher. (Gálatas 6:7)


    sigpic


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