Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Games empresariais misturam aprendizado e diversão para treinar funcionários

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Games empresariais misturam aprendizado e diversão para treinar funcionários

    Algumas produtoras que desenvolvem games apostam em um segmento um pouco diferente dos tradicionais jogos para o usuário final, geralmente focados na diversão e no desafio. Os businness games ou serious games (jogos empresariais e jogos sérios, em português) são desenvolvidos para treinar funcionários ou ajudar as empresas a simular situações.

    A vantagem é que o aprendizado se torna muito mais fácil por envolver um recurso que vai além dos tradicionais cursos de treinamento.

    O empresário Sunami Chun, criador da rede Monkey de LAN houses, é um dos sócios da Aennova, empresa especializada em produzir jogos personalizados e prestar consultoria em e-learning (ensino virtual). Ele resolveu investir no negócio depois de pesquisar o assunto na Coreia. Na lista de clientes constam Coca-Cola, Natura, Atlas Schindler, Bovespa e Porto Seguro. O faturamento previsto para 2010 é de R$ 4 milhões.

    Winston Petty, presidente da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) diz que a tendência é que o mercado de jogos empresariais cresça nos próximos anos.

    - A expectativa é que as novas mídias, os recursos audiovisuais, comecem a substituir ou dividir espaço com os métodos tradicionais de ensino e de jogos. As empresas se beneficiam disso porque desejam treinamentos mais ágeis e eficientes.

    A Oníria, de Londrina (PR), já criou desde um jogo mais simples, baseado em perguntas e respostas cujo objetivo era treinar os atendentes de cabines dos pedágios de uma concessionária de estradas, até simulou virtualmente uma plataforma gigante de petróleo para a Petrobrás treinar os profissionais que trabalham nesse ambiente.

    Para Juliano Alves, diretor comercial da Oníria, essas diferenças mostram que o custo de um jogo de negócios varia bastante, de acordo com a necessidade de cada cliente.

    - Os prazos também variam muito. Uma equipe multidisciplinar que cuida das partes técnicas, artísticas e de comunicação, por exemplo, trabalha de maneira coordenada para entender as necessidades e colocar tudo na prática no prazo determinado.

    Roger Tavares, especialista em games e professor do curso de jogos digitais do Senac-SP, explica que a pesquisa é uma das etapas mais demoradas de todo o processo.

    - Desde a faculdade eu recomendo aos alunos que para esse tipo de jogo é interessante que pelo menos uma pessoa da empresa contratante participe de todo o desenvolvimento. Isso é demorado, mas conhecer as visões da companhia afasta o risco de apresentar um jogo que não vai ser bem aproveitado.

    Créditos: R7.com -- André Sartorelli
    Centro de Treinamento Leões de Judá - Helenilson Team - Equipe Gracie Barra - Filiado a Federação Alagoana de Jiu-Jitsu Tradicional/Brasileiro .

    Os Fracos Não Tentam, Os Covardes Desistem, Os Fortes Conquistam.


    Mais vale a lágrima de um DERROTA, do que a DECEPÇÃO de não ter competido
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    bem bacana !

    sigpic

    Comment

    X
    Working...
    X