A primeira e única restante unidade da Monkey – pioneira rede de LAN houses no país – encerra suas atividades nesta quinta-feira (1º), em São Paulo. A loja, que fica na alameda Santos, foi a última que sobrou no império do empresário Sunami Chun, que fundou a empresa em 1998 e em 2003 chegou a ter mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil (algumas próprias e outras em sistema de franquia).
Com o passar dos anos, a internet em domicílio começou a crescer no Brasil e a venda de computadores e de serviços de banda larga também apresentavam sinais de popularização. No entanto, o criador da Monkey explica que outros fatores contribuíram para que sobrasse apenas a unidade-símbolo da rede.
- O maior inimigo que eu enxergava era a falta de jogos criados especialmente para esse perfil de entretenimento em rede. Quando o Counter Strike se tornou moda, foi ele que ajudou a popularizar as LAN houses. A gente sabia também que uma hora ele ia deixar de estar na moda. Até investimos em campeonatos, mas o fato de não ter uma associação de LAN houses, de não ter outra grande rede que pudesse junto descobrir essa nova moda, não permitiu a renovação. E daí, o mercado explorou até a exaustão a fórmula do Counter Strike.
O game ao qual Chun se refere surgiu em 1999 e é baseado em tiroteios. LAN houses do mundo todo cresceram a partir do sucesso desse jogo e as competições entre grupos de fanáticos por CS foi surpreendente.
Créditos: R7.com - André Sartorelli
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