Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brasil, Lança portal do Software Publico

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Brasil, Lança portal do Software Publico

    O conceito do Software Público Brasileiro - SPB é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade.

    A idéia para estruturação de um portal de soluções livres surgiu no ano de 1995 em função de uma proposta feita pela ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, durante um encontro entre a diretoria executiva da entidade e o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).

    Inicialmente a proposta da ABEP tinha como principal objetivo o compartilhamento de soluções entre as instituições públicas, em particular as instituições de informática pública.

    Com a experiência do sistema de inventário CACIC, disponibilizado pela Dataprev, sob a Licença Pública Geral-GPL, a visão deste compartilhamento foi ampliada para toda sociedade.

    A iniciativa do Portal do Software Público Brasileiro facilita a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos dos estados, promove a integração entre as unidades federativas e oferece um conjunto de serviços públicos para sociedade com base no bem software.

    Você que é programador e está afim de conhecer esse novo portal brasileiro, basta acessar o link abaixo:

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Lista com algumas das comunidades de discurssão no site

    CACIC - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

    Primeiro Software Público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a SLTI - Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e a DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo. O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

    Desenvolvedor: DATAPREV -Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
    Linguagens de Programação: Php, Perl, Python e Delphi
    SGBD: MySQL


    OpenACS

    O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto (OpenACS) é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais. O OpenACS fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows. Como outros frameworks modernos, o OpenACS dá suporte a: * Sistema de template para separar a lógica da apresentação; * Internacionalização para apresentar a interface de acordo com a linguagem do usuário; * Um sistema de pacotes modular para criar aplicações dependentes; * Um sistema de papéis e permissões; * Um repositório de conteúdo (content repository) para armazenar todos os tipos de conteúdo e manter um histórico de versões

    Sisau-Saci-Contra

    Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso.
    Desenvolvedor: Ministério do Desenvolvimento Agrário Linguagem: PHP
    Banco de Dados: PostgreSQL


    SGD - Sistema de Gestão de Demandas

    O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.

    Sigati


    O Sigati é uma ferramenta gráfica que consolida em uma única interface a administração de serviços de diretório distribuído baseados no OpenLDAP, permitindo a administração de objetos, partições, réplicas, esquemas e listas de controle de acesso. Diferentemente de outras ferramentas livres existentes, que geralmente provêem apenas administração de objetos, o Sigati permite um gerenciamento mais amplo, facilitando a execução de atividades complexas e evitando que o administrador tenha que editar manualmente os arquivos de configuração do diretório.
    Desenvolvedor: Universidade Católica de Brasília (UCB).
    Linguagem: Java*.



    Esse aqui coloquei especialmente pro .ArthurPaixão

    Já que ele está estudando JAVA


    Créditos: David Felipe - Pesquisa e Postagem
    Centro de Treinamento Leões de Judá - Helenilson Team - Equipe Gracie Barra - Filiado a Federação Alagoana de Jiu-Jitsu Tradicional/Brasileiro .

    Os Fracos Não Tentam, Os Covardes Desistem, Os Fortes Conquistam.


    Mais vale a lágrima de um DERROTA, do que a DECEPÇÃO de não ter competido
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    bom topico amigo davi
    sigpic

    Comment


    • Font Size
      #3
      boa! ótima noticia!

      sigpic

      Comment

      X
      Working...
      X