Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

80% das conexões à internet são providas por seis empresas, diz NIC.br

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    80% das conexões à internet são providas por seis empresas, diz NIC.br

    Pesquisa TIC Provedores 2011 aponta que 89% dos acessos têm velocidade de 512Kbps

    O mercado de provimento de acesso no Brasil é altamente concentrado, com praticamente 80% das conexões fixas fornecidas por apenas seis grandes provedores. Outros 1.928 provedores fornecem os 20% restantes. A informação faz parte da Pesquisa TIC Provedores 2011, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br, entidade civil que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

    Segundo o levantamento, a atuação dos provedores também é geograficamente concentrada: 43% dos provedores atuam na região Sudeste, enquanto apenas 11% e 6% operam nas regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Isso reflete a distribuição do acesso domiciliar à internet e evidencia que a concentração dos provedores no sudeste acompanha a concentração econômica do país: 56% do PIB é produzido nessa região.

    Velocidade

    A pesquisa mostra também que a maioria dos provedores tem sua oferta centralizada nas seguintes faixas de velocidade: até 512 Kbps (89%), de 512 Kbps a 2Mbps (81%) e de 2Mbps a 12Mbps (48%). O levantamento revela, ainda, que 57% das conexões de banda larga utilizam a tecnologia DSL em rede telefônica, 23% utilizam a tecnologia de cable modem, 10% utilizam redes sem fio, 5% cabo TP (Ethernet), 4% utilizam acesso em fibra óptica.

    Esse dado reflete as tecnologias ofertadas dado que os pequenos provedores fornecem preponderantemente a tecnologia de rádio do tipo Spread Spectrum (72%) e o acesso sem fio através do MMDS e WIMAX, ofertado por 26% dos provedores. Essas tecnologias atendem a cerca de 10% do mercado. Somente 3% dos provedores oferecem a tecnologia de cable modem e outros 7% oferecem DSL.

    Juntas, essas tecnologias atendem a 80% do mercado. Assim, quando os provedores são divididos em grandes e pequenos provedores, os resultados se modificam devido ao comportamento distinto entre essas duas categorias quanto ao tipo de tecnologia ofertada.

    “Os resultados da pesquisa mostram a importância dos pequenos e médios provedores para a universalização do acesso e sugere que a implantação de redes cabeadas ou de compartilhamento de infraestrutura com as grandes operadoras ainda é um desafio para as operadoras e para o órgão regulador”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

    A TIC Provedores identificou 1.934 provedores de serviços Internet (PSI) no Brasil, responsáveis pela oferta de 17 milhões de conexões fixas em domicílios e empresas. O levantamento foi feito a partir da análise do cadastro nacional de provedores, construído com o apoio das associações nacionais de provedores, da Teleco – Inteligência em Telecomunicações e da Anatel entre junho de 2010 e junho de 2011.(Da redação, com assessoria de imprensa)


    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    (Piada de nerd) - Você comprou o cu dele?
    - Sim, comprei, era super duro e bem feito! Esse metalúrgico é de confiança!
    (Piada by Kaao; inventei ela do nada '-')

    NÃO RESPONDO PERGUNTAS POR PM!

    Se quiser uma ajuda minha, me indique o tópico com a sua duvida.

    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    A minha net eh de 512 kb e custa 84 por mês!! moro em guaíra, sp com apenas 1 operadora que presta serviços de internet a cabo... uma de 2 MB é R$ 100 ! Meu primo de são josé do rio preto tem uma internet de 5 mb + televisão a cabo da NET e paga R$ 50 por mes, um absurdo aqui na minha cidade o preço!!!
    "A 3ª guerra mundial está declarada, abra seu LOIC e mande ver "

    Comment


    • Font Size
      #3
      Aqui, no Ceará, minha internet é de 10mb e, não lembro ao certo quanto meu pai paga, mas é menos que 65R$

      SÃO PAULO FAIL
      CEARÁ WIN \o/
      (Piada de nerd) - Você comprou o cu dele?
      - Sim, comprei, era super duro e bem feito! Esse metalúrgico é de confiança!
      (Piada by Kaao; inventei ela do nada '-')

      NÃO RESPONDO PERGUNTAS POR PM!

      Se quiser uma ajuda minha, me indique o tópico com a sua duvida.

      Comment

      X
      Working...
      X