Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que o Linux é melhor? 4 motivos que definitivamente vão fazer você mudar agora mesmo para o Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Por que o Linux é melhor? 4 motivos que definitivamente vão fazer você mudar agora mesmo para o Linux

    Talvez esse artigo seja redundante, pois esse é um texto sobre Linux e parto pelo princípio de que todos se interessam pela plataforma Linux! Contudo existem muitos que procuram conhecer e se habituar com o novo sistema, contudo muitas das vezes usam tanto o Linux como Windows em seu PC! Que tal, decididamente, se envolver por completo nesse imenso universo?!




    Mas porque o Linux é melhor? No site Why Linux is Better (disponível em diversos idiomas) é listado vários motivos para você acreditar que o Linux é melhor! Porém como dito pelos autores:

    [...] as pessoas não vão mudar para o Linux só porque ele é livre ou porque é de graça, mas principalmente porque vêem funções novas e originais que não existem no Windows. Então, aqui estão algumas razões do Linux ser excelente!

    Sendo assim, dentre esses motivos listei 4 que considero imprescindíveis para que você possa saber definitivamente o que faz o sistema Linux se popularizar cada vez mais:


    Esqueça os drivers





    Os sistemas Linux não precisam de drivers adicionais (salvo algumas exceções - como na imagem acima). Todos os drivers já estão incluídos no kernel do Linux, o núcleo do sistema, e já vem instalado no Linux. Isto é, plugou um novo periférico, você não precisará instalar drivers para o Sistema Operacional reconhecer-lo!

    Novas peças de hardware, mesmo as mais simples, geralmente vem com um CD. No CD, uma peça muito pequena de software chamada “driver”. Se você ler o manual de instruções, você saberá que seu hardware não funcionará num computador com Windows se você não instalar o “driver”. Se você é como a maioria das pessoas que não leem manuais, então você provavelmente fará isso por si mesmo até ver que a sua nova super-peça high-tech não funciona fora da caixa.

    Insira o CD, clique para instalar, espere, retire o CD, reinicie o computador.

    Se você comprou o hardware há um tempo atrás e irá reusá-lo em outro computador, você provavelmente irá esquecer o CD e ir buscar a versão mais recente do driver no site da fabricante dele. Pode demorar um tempinho, dando em conta que, hã, vamos dizer que os sites dos fabricantes tem um jeito meio estranho de se organizar.

    Ok, agora isso é só apenas uma peça de hardware. Agora imagine que você quer instalar no Windows um conjunto novinho, intocado, no computador. Para cada pequena peça de hardware você terá de achar o mais novo driver (ou usar o CD), instalá-lo, e reiniciar o computador de hora em hora. Placa de vídeo, placa de som, teclado, mouse, placa-mãe, etc. (melhor instalar o driver da placa de vídeo primeiro pra não ficar preso com uma resolução muito baixa). Eque vem depois de uma longa instalação no Windows.

    Linux não precisa de drivers separados. Todos os drivers já estão incluídos no kernel do Linux, o núcleo do sistema, e já vem instalado no Linux. Isso quer dizer:

    •Um processo muito rápido e autônomo de instalação. Quando estiver tudo pronto, você terá tudo o que precisa para começar a usar (incluindo o software que você está usando, veja o item “Quando o sistema está instalado...” neste site.)

    •Periféricos prontos fora da caixa.

    •Menos poluição para o nosso planeta porque todos esses Cds não precisam mais vir com o hardware (bem, isso se o Windows não precisar mais deles...) .


    Precisa de programas novos? Não se preocupe!

    Os Sistemas Linux tem um Gerenciador de Pacotes, ou seja, se você precisar de um programa novo, apenas informe o que está procurando, escolha qual programa quer instalar e pronto!! Todos organizados em categorias!

    Então você não precisa mais navegar em sites de terceiros à procura de novos programas. E o mais importante: não precisa, definitivamente, testar seu novo programa (as famosas versões betas). Ele já está pronto para uso!

    Se você quer dar uma olhada num novo programa no Windows, você precisará:

    1.Procurar na internet que tipo de programa encaixa com as suas necessidades.

    2.Achar um site para baixá-lo.

    3.Talvez pagar por ele.

    4.Agora sim baixá-lo.

    5.Instalá-lo.

    6.Algumas vezes reiniciar seu computador.

    Ufa, tem muita coisa a fazer só para dar uma olhada em algo novo!

    Com o Linux, tudo é muito mais simples. O Linux tem o que é chamado de "gerenciador de pacotes": cada programa está contido em seu próprio "pacote". Se você precisa de um programa novo, apenas abra o gerenciador de pacotes, digite algumas palavras chave, escolha qual programa quer instalar e cliqe em "Aplicar" ou "OK". Ou você pode simplesmente procurar programas existentes (tem muita chance) em categorias.




    Primeira conclusão: não precisa mais de navegar na internet. Segunda: não precisa mais baixar nem instalar por conta própria. Terceira: definitivamente mais tempo para testar o programa.


    Quantas vezes já desfragmentou seu HD hoje?





    (...)A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos), fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".

    Quem nunca fragmentou seu Windows, não sabe o problemão que enfrentou! O Sistema de arquivos NTFS possui um taxa de fragmentação muita alta, acarretando desconfortos muito grandes na busca de seus arquivos! Já os sistemas de arquivos do Linux (Ext3, Ext4, e outros) reduzem essa taxa de fragmentação para mínima! É por isso que muitos dizem que o Linux não precisa de desfragmentação de disco!

    Se você já sabe o que é fragmentação, e tem o costume de desfragmentar o seu disco regularmente, aqui está a versão curta: o Linux não precisa de desfragmentação.

    Agora imagine que o seu disco rígido é um armário enorme, com milhões de gavetas (obrigado a Roberto Di Cosmo por essa comparação). Cada gaveta pode guardar uma quantidade fixa de dados. Assim, os arquivos que são maiores do que essas gavetas podem suportar, precisam ser divididos. Alguns arquivos são tão grandes que eles precisam de milhares de gavetas. E claro, acessar esses arquivos é muito mais fácil quando as gavetas que ocupam estão próximas uma das outras no armário.

    Agora imagine que você seja o dono desse armário, mas você não tem tempo de cuidar dele, e você quer contratar alguém para tomar conta dele para você. Duas pessoas vêm para o emprego, uma mulher e um homem.

    •O homem tem a seguinte estratégia: apenas esvazia as gavetas quando um arquivo é removido, divide qualquer novo arquivo em partes menores, do tamanho de uma gaveta, e aleatoriamente guarda cada parte na primeira gaveta vazia disponível. Quando você menciona que isso torna difícil encontrar todas as partes de um determinado arquivo, a resposta é que uma dúzia de garotos devem ser contratados todo fim de semana para reorganizar as coisas.

    •A mulher tem uma técnica diferente: tem anotado, num pedaço de papel, as gavetas vazias contíguas. Quando um novo arquivo chega, ela procura em sua lista por uma sequência suficientemente longa de gavetas vazias, e é onde o arquivo é colocado. Deste modo, contanto que haja atividade suficiente, o armário estará sempre arrumado.

    Sem dúvida nenhuma, você deve contratar a mulher (vocês sabem disso, as mulheres são muito mais organizadas ). Bem, o Windows usa o primeiro método; o Linux usa o segundo. Quanto mais você usa o Windows, mais lento fica o acesso a arquivos; quanto mais você usa o Linux, mais rápido ele fica. A escolha é toda sua!






    Deixe seu computador velho ter uma segunda vida





    Outros sistemas operacionais exigem cada vez mais poder de processamento. Então, se quiser continuar usando sistemas como o Windows, você precisa comprar um computador novo constantemente.

    Sabe-se que muitas pessoas precisam de um computador rápido e com alto poder de processamento, mas para a maioria dos usuários, que apenas navegam na internet, escrevem arquivos de texto e fazem slides; qual a razão de comprar um computador novo a cada 2, 3 ou 4 anos?

    Os sistemas Linux rodam sem problemas num PC mais antigo, no qual o Windows 7 não rodaria com tanto desempenho. Em contrapartida seu Linux não vai fazer com que seu computador de 12 anos atrás rode que nem um mais atual, mas com certeza executará tarefas listadas anteriormente.

    O Windows requer cada vez mais poder de hardware, à medida que a versão aumenta (95, 98, 2000, Me, XP, etc.). Então, se quiser continuar rodando o Windows, você precisa comprar hardware novo constantemente. Mas não vejo nenhuma boa razão para uma evolução tão rápido. Claro, muitas pessoas precisam de um computador poderoso, e tecnologia e hardware novos os ajudam bastante. Mas para a maioria dos usuários, quem navega na internet, lê e escreve emails, escreve arquivos de texto e faz slides, qual a razão de comprar um computador novo a cada 2, 3 ou 4 anos, a não ser deixar os vendedores ganharem mais dinheiro? Qual a verdadeira razão de seu computador não poder fazer a mesma coisa que fazia perfeitamente 5 anos atrás?

    O Linux roda perfeitamente bem num hardware mais velho, no qual o Windows 7 provavelmente recusaria a ser instalado, ou deixaria você esperando 20 segundos depois de cada clique. Claro, o Linux não vai fazer do seu computador de 12 anos um campeão de velocidade, mas vai rodar muito bem nele, e te permitirá realizar tarefaz comuns (navegar na internet, escrever documentos, etc.) muito bem. Por exemplo, o computador que te envia esta página não é muito novo e roda Linux: se você pode ler isso, ele está ativo e funcionando (e se o site carrega lentamente, culpe apenas minha conexão de internet).

    Então pense nisso!

    Data:sábado, 30 de abril de 2011

    Fonte:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...





  • Font Size
    #2
    se o mundo fosse igual ao linux não existiria desigualdade hehe...
    Linux é o melhor sem duvida

    Comment


    • Font Size
      #3
      E o povo ainda pergunta por que eu uso linux... aheiaheihaieh
      Não Acha Estranha Essa Frase:
      Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

      Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


      Fã ->Nickguitar.dll


      Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
      Então click na imagem e ajude-nos com os links off

      Comment


      • Font Size
        #4
        muito bom topico bem explicado
        Linux será sempre o melhor sistema operacional que tiver
        Saiba invadir para não ser invadido. Quem faz o mal não tem idéia de quanto mal faz a si mesmo. Seja do bem. Seja um profissional de segurança e use os conhecimentos para defesa de sistemas de informação.




        Comment


        • Font Size
          #5
          Pós e contras sempre existem em qualquer coisa que tenha nessa vida, ahsduasdha como mulher,

          Eu acho que tanto o linux e quanto o windows são otimos sistemas, cada um tem seus gostos, mas não se pode dizer que acha melhor 1 ou outro sem ao menos ter usado os dois sistemas, eu já usei varias distribuições linux, usei todas as versões do Windows, e gosto muito dos dois, hoje em dia estou usando Backtrack 5


          Se você quer crescer nesse mundo hacker ou se tornar um bom profisional de informatica deve saber falar varias 'linguas'

          abraço

          Comment


          • Font Size
            #6
            Ótimo tópico, destaca grandes qualidades do Linux!

            Só não acredito nessa coisa de é melhor ou é pior. Existem duas opções, e vc tem que escolher o que melhor se adapta ao que vc precisa. Sempre usei Linux em casa, mas agora estou usando Windows, pois para o trabalho preciso do pacote Adobe, e ele não roda no Linux, infelizmente. Pior, para os trabalhos da faculdade, preciso do Visual Studio também. Ai tive que voltar ao Windows.

            Como eu gostaria de ver qualquer software rodando em qualquer plataforma!

            Comment

            X
            Working...
            X