Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Segurança Física (Parte 1)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Segurança Física (Parte 1)

    Um assunto pouco lembrado quando se fala em segurança da informação, Segurança Física. A maioria dos responsáveis pela segurança se esquece da importância da segurança do perímetro, dando maior enfoque à segurança lógica.
    Por: Douglas Vigliazzi

    Introdução
    Um assunto pouco lembrado quando se fala em segurança da informação, Segurança Física. A maioria dos responsáveis pela segurança se esquece da importância da segurança do perímetro, dando maior enfoque à segurança lógica.

    A garantia de um ambiente seguro facilita a o resto, pois desta forma evita-se o vazamento de informações sigilosas.

    Impedindo vazamento de documentos
    Os documentos da empresa são patrimônio da empresa. A saída destes do perímetro da empresa caracteriza falha da segurança de informações.

    Os documentos podem sair de duas formas básicas, através de funcionários ou pelo lixo.

    * Quando funcionários retiram documentos sem a devida autorização pode ser considerado como espionagem industrial, passível de ações jurídicas.
    * O maior problema ocorre quando o lixo administrativo não recebe o devido tratamento antes de ser recolhido pelo serviço de coleta externo. Normalmente fica até dois dias até ser levado, o que é um tempo muito grande para que documentos, rascunhos, falhas de impressão entre outros fique expostos, e sem a menor segurança, permitindo que qualquer pessoa possa "bisbilhotar" sem ser importunada.

    Estes documentos podem revelar desde nomes de usuários até novas estratégias para o mercado.

    Todos os papeis importantes que não serão mais usados depois de usados devem ser destruídos, a melhor forma é usar picotadoras de papéis.

    Evitar conversas sobre assuntos internos
    A Engenharia Social, como é conhecida, é uma técnica muito usada que produz bons frutos se bem aplicada.

    Através de diálogos diretos, telefones ou simplesmente ouvir a conversa entre funcionários num restaurante, barzinho ou lanchonete é possível descobrir muitas informações que darão respaldo a um possível ataque.

    Conclusão
    A proteção dos dados de uma empresa não estão restritos aos computadores, é muito mais abrangente que o CPD da empresa. Cuidado e canja de galinha não faz mal a ninguém.

    Até a próxima.

    Fonte: VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL
X
Working...
X