Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acessando suas partições ReiserFS pelo Windows

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Acessando suas partições ReiserFS pelo Windows

    Este artigo ensina como você pode acessar uma partição ReiserFS do Linux pelo Windows. Isso pode ser feito através do rfstool, um programa simples e eficiente, mas que ainda possui algumas limitações, mas claro, pouco significantes se comparadas à sua ótima funcionalidade.
    Por: Robson Franklin

    Introdução
    Existe um programa com opções ainda limitadas de leitura à partições ReiserFS a partir do Windows, o seu nome é rfstool e pode ser baixado em:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Como disse acima, seu funcionamento ainda é um pouco limitado, pois você só poderá ver as partições ReiserFS e copiar o seu conteúdo, o que pra mim já é o suficiente. Sendo assim você não poderá apagar os arquivos e tão pouco abrí-los enquanto estiverem na partição Linux.

    O rfstool funciona em modo DOS, portanto para usá-lo descompacte o arquivo no local desejado (exemplo: c:\rfstool), entre no prompt do DOS e em seguida no diretório onde estão localizado os arquivos. Então execute os seguintes arquivos:

    RFSHELLTEST



    Como pode ser observado, ao executar o arquivo acima ele detectou a partição inicializável do meu disco e leu o /etc/fstab, além de copiar a biblioteca /usr/include/stdio.h do mesmo.

    Detectando discos e partições

    O próximo passo é detectar todos os discos e partições existentes na máquina da seguinte forma:

    rfstool autodetect



    Ao executar este programa ele irá detectar todos os discos e partições existentes na máquina dando uma identificação à elas:

    Exemplo: Driver 0, Partition 2 is a ReiserFS = identificação do disco (Driver 0) e partição (Partition 2).

    Partition Size: 10487232000 Bytes (10001.40 MB) = Informações sobre o tamanho da partição.

    Após realizar estes procedimentos, é hora de acessar e visualizar o conteúdo de uma das partições detectadas da seguinte forma:

    set REISERFS_PARTITION=0.2

    (disco.partição) - o ponto é necessário

    Observe que 0 é a identificação do disco e 2 é a identificação da partição, isso significa que se você tivesse outro HD ele seria detectado como Driver 1 ou 2, dependendo de quantos discos você tem formatado com o sistema de arquivo ReiserFS, portanto no exemplo acima estou acessando a segunda partição (Partition 2) do meu primeiro disco (Driver 0).

    No meu caso o rfstool detectou o seguinte:

    hda2=0.2
    hda3=0.3
    hda4=0.4
    hda8=0.8

    Listando e copiando conteúdo das partições
    Pronto! Já acessei a segunda partição do meu primeiro disco, agora podemos listar o seu conteúdo executando o seguinte arquivo:

    rfstool

    Lembrando que ao digitar somente rfstool será listado o que estiver dentro da partição que você está acessando no momento, seguindo o exemplo anterior:

    Exemplo: set REISERFS_PARTITION=disco.partição

    Portanto para listarmos o conteúdo de outras partições, basta seguirmos o exemplo abaixo:

    rfstool -p0.3

    (primeiro_disco.terceira_partição)



    Aí esta o conteúdo da minha outra partição!

    Você pode usar alguns comandos do Linux sempre procedido do comando rfstool, observe um exemplo de como listar o conteúdo de um diretório e copiar um arquivo do mesmo para sua partição Windows.

    Listando o conteúdo do diretório /etc:

    rfstool ls /etc

    Copiando arquivos de uma partição Linux para uma partição Windows:

    rfstool cp /etc/lilo.conf c:\diretório\lilo.conf


    Copiando todo o diretório /etc para uma partição Windows:

    rfstool cp /etc c:\diretório\




    Tome cuidado na hora de utilizar as barras, obedeça a hierarquia de cada sistema e sempre atribua uma extensão para alguns arquivos a serem copiados da partição Linux caso o arquivo não tenha uma. A extensão é necessária para que o sistema Windows possa identificar e abrir o arquivo, para a maioria pode ser atribuída a extensão .txt.

    OBS: Quero lembrar que, para copiar o conteúdo de uma partição Linux com o rfstool obviamente é necessário estar dentro dela, nos exemplos acima copiamos os arquivos do hda2 = 0.2, por sua vez para podermos acessar e copiar os arquivos de outra partição será preciso utilizar a sintaxe que vimos anteriormente, modificando apenas sua identificação:

    set REISERFS_PARTITION=disco.partição

    Caso você tenha esquecido da identificação do "disco.partição" que você está acessando no momento, digite:

    rfstool info


    YAReg - Front-end para o rfstool
    Bom! é isso aí... um programa simples que exige procedimentos simples :-), mas para quem não se dá muito bem com prompt de comando DOS e etc, existe uma opção gráfica do rfstool para facilitar a vida de alguns preguiçosos :-)

    O seu nome é YAReg e pode ser baixado em:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...



    Bom! acho que não preciso falar muito sobre o uso deste programa, pois ele detecta e mostra os discos e suas partições automaticamente, como no Windows Explorer. Somente quero lembrar que para usá-lo será necessário descompactar o arquivo dentro do diretório onde se encontra o rfstool, pois o YAReg é apenas uma interface gráfica para o rfstool, sendo necessário estarem no mesmo local. Mas antes de tudo isso deve ser instalado um pacote da Microsoft, o Microsoft.NET Framework Package, que pode ser baixado em:

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Sem este pacote ele não poderá ser executado. Lembre-se também que o rfstool ainda possui as mesmas limitações descritas acima, mesmo com a interface gráfica, que serve apenas como um recurso amigável de utilização.

    Um outro e último detalhe é que devido o programa YAReg ainda estar em fase de desenvolvimento.

    Fonte: VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL
X
Working...
X