Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VirtualBox 2.1.0: Rede no VirtualBox agora é fácil!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo VirtualBox 2.1.0: Rede no VirtualBox agora é fácil!

    O Virtualbox sempre se destacou por ser um software de máquina virtual bastante leve, com bastantes recursos e simples, bem ao estilo Linux. Entretanto muitos usuários ainda usam o VMWare devido a chatice que é configurar a rede no VirtualBox. Bem, agora (versão 2.1.*) a sua desculpa acabou, tudo é fácil. Este tutorial vem explicar isso e mais algumas instruções sobre a instalação no Fedora 10.
    Por: Marcus-RJ

    Introdução
    O Virtualbox sempre se destacou por ser um software de máquina virtual bastante leve. Entretanto muitos usuários ainda usam o VMWare devido a chatice que é configurar a rede no Virtualbox.

    Bem, agora (versão 2.1.*) a sua desculpa acabou, tudo é simples. Este tutorial vem explicar isso e mais algumas instruções sobre a instalação no Linux Fedora 10.

    Se você sempre quis usar o VirtualBox pois o achou incrivelmente leve, simples em relação aos seus concorrentes, porém sempre sofria um bocado para fazer a rede funcionar por um método que não fosse o NAT, e por causa disso preferia gastar a memória e o processador do seu PC do que quebrar sua cabeça em fazer a rede funcionar, este texto será útil pra você.

    Na versão 2.1.0 deste software já não é mais necessária a criação de bridges, nem taps e qualquer outra coisa.

    Entretanto, se a versão 2.1.0 trouxe esta boa novidade, a instalação do mesmo, pelo menos no Fedora 10, necessitou de alguns ajustes. E é também isso que esse tutorial vem explicar.

    Neste tutorial usarei no sistema base (real) o Fedora 10 e no virtual o ArchLinux e CentOS.

    Não fiz testes e nem garanto o funcionamento em outras distribuições. Aliás, nem mesmo no Fedora10 eu garanto alguma coisa.

    Vamos começar!

    Preparando e instalando o VirtualBox
    Vamos agora preparar o sistema para a instalação do Virtualbox. Lembrando que eu estou no Linux Fedora 10.

    * Todos os passos deste tutorial foram feitos como root, ao menos que eu cite o contrário.

    Instalando dependências:

    # yum install kernel-devel kernel-headers gcc


    Uma vez instaladas, agora vamos baixar o novo VirtualBox direto do site. No Fedora 10 tive problemas com a versão rpm do Fedora, por isso usei o fonte. Com a instalação pela versão rpm o módulo de rede virtual não carregava, então eu não conseguia iniciar o daemon vboxnet por nada. Para quem conseguir resolver este problema usando o rpm, fica a sugestão de postar a solução.

    Vamos fazer o download do fonte então:

    # wget -O VirtualBox-2.1.0-41146-Linux_x86.run Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Aplicando permissões de execução:

    # chmod 700 VirtualBox-2.1.0-41146-Linux_x86.run

    Instalando...

    # ./VirtualBox-2.1.0-41146-Linux_x86.run

    Após a instalação dê uma olhada no arquivo /var/log/vbox-install.log e veja se deu tudo certo.

    Olhando o final do arquivo:

    # tail -f /var/log/vbox-install.log

    Paginando o arquivo...

    # less /var/log/vbox-install.log

    Uma vez instalado o Virtualbox, vamos iniciá-lo como usuário normal (não root).

    Resolvendo problemas pós-instalação
    Vamos agora (tentar) iniciar o Virtualbox. Digite no terminal:

    $ VirtualBox

    Se você estiver no Fedora 10 (ou não), provavelmente você verá este erro:

    /opt/VirtualBox-2.1.0/VirtualBox: error while loading shared libraries: libcap.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

    Para solucionar isto basta criar um link da sua biblioteca real para esta pedida (como root). Caso não tenha a libcap, instale-a via yum.

    Comando opcional:

    # yum install libcap-devel-2.10-2 libcap-2.10-2


    Criando os links (necessário):

    # ln -s /lib/libcap.so.2 /lib/libcap.so.1

    Após isso inicie o VirtualBox com o mesmo comando, ou até mesmo via menu KDE/Gnome.

    Deve funcionar!

    Criando VMs
    Este assunto já foi abordado milhares de vezes aqui no VOL e fora dele também, porém para mostrar o uso da rede no VirtualBox, vou antes descrever como criar uma máquina virtual nele.

    Passo 1 - "Novo":


    Passo 2 - Escolha a distribuição:


    Passo 3 - Quantidade de memória reservada a máquina virtual:


    Passo 4 - Criar HD para máquina:


    Passo 5 - Finalizar instalação:


    Rede / Fim
    Antes de ligar a máquina, vamos configurar a rede para usar o ip da nossa rede, não precisamos mais usar o NAT para não ter dor de cabeça e nem criar bridges. Ufa!

    Obviamente, para acessar as configurações da máquina virtual ela tem de estar desligada.

    Obs.: Meu PC está em inglês, então, se for o caso, faça a devida tradução para encontrar as opções no seu PC. Vamos lá!



    Acesse as configurações:

    Escolha a opção "network" (rede) à esquerda. Dentro desta opção escolha "Host Interface" (Interface do Hospedeiro ??) à direita.


    Clique em Ok e pronto, está tudo certo. É tão fácil que chega a ser difícil rsrs... Antes de saber disso perdi algum tempo procurando o comando VBoxAddIF, criando bridges até notar que era tudo tão simples.

    Pronto, agora você pode se divertir e estudar a vontade com um suas máquinas virtuais rodando num software leve, simples e cheio de recursos.

    Para mais informações sobre esta versão e poder explorar o VirtualBox em sua totalidade, visite o site do Virtualbox. Lá você pode pedir ajuda pelo fórum ou ler a documentação em: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Fonte: vivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL

  • Font Size
    #2
    Virtual Box e bom mesmo, pelo menos na minha opiniao...
    tive alguns problemas com o vmware e o virtual pc, mas com o virtual box ta tudo rodando certinhu.

    Recomendo virtual box...

    Otimo tutorial red devil

    Comment


    • Font Size
      #3
      poderia me enviar o programa sem efetuar o cadastro no site sun porque o site sempre sai fora do ar quando eu clico no link de download por favor mende através do e-mail esbbueno@yahoo.com.br. muito obrigado.

      Comment


      • Font Size
        #4
        Eu uso VirtualBox e recomendo

        Comment

        X
        Working...
        X