Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Webmin - Solução em administração de sistemas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Webmin - Solução em administração de sistemas

    Resumo
    A ferramenta Webmin tem como objetivo oferecer aos administradores de redes e sistemas, de maneira interativa, uma forma simples e eficaz de prover configurações e manutenção de toda uma estrutura em um ambiente de T.I. Partindo de tarefas simples como a configuração de uma conta de usuário até tarefas mais complexas como criar um Cluster ou RAID e até a configuração de máquinas remotas, o Webmin prova que possui qualidade e eficiência para tal função e isso faz com que seu uso seja recomendado a quem precisa manter todo o seu sistema em perfeitas condições de trabalho. É fato que várias outras ferramentas para realizar configurações a partir de um ambiente gráfico existem, mas o grande diferencial do Webmin é a sua capacidade de mesclar vários tipos de serviços e ou aplicações em apenas uma interface, proporcionando assim, mais organização e interatividade com o usuário.

    Introdução
    O Webmin é uma ferramenta para administração de sistemas que faz uso de interface gráfica, ele foi desenvolvido por Jamie Cameron, utilizando a linguagem Perl. Ela foi projetada para ser uma ferramenta de administração leve, funcional, e que possa ser facilmente entendida. A ferramenta tem se tornado a mais utilizada por administradores de sistemas e algumas distribuições tem adotado a mesma como alternativa de manutenção, mantendo a ferramenta em seus repositórios.

    A proposta oferecida pela aplicação é administrar o sistema graficamente através de um navegador web, ou seja, a grande maioria dos navegadores suportam o Webmin, o que faz com que a aplicação tenha um desempenho satisfatório em qualquer sistema Unix/Linux.

    Hoje em dia é comum que os sistemas precisem estar cada vez mais confiáveis e isso tem tudo a ver com a capacitação de um profissional de TI. Tal fato exige que o mesmo tenha conhecimento pleno do sistema operacional ou questão, e isso exige uma gama de configurações a serem feitas. Graças ao Webmin se faz desnecessário editar arquivos de configurações manualmente, já que o software trás uma lista de tudo o que existe instalado na máquina e as opções de configuração para cada um deles de forma prática e intuitiva até para os menos experientes.

    Através do Webmin podemos configurar serviços de rede, hardware e de sistema tais como:

    * Serviços: web-apache, ssh, squid, bind, dhcp, jabber, postfix, qmail, wu-ftp, roftpd, mysql, samba entre outros.
    * Rede: nfs, adsl, nis, kerberos entre outros.
    * Hardware: grub, raid, impressoras entre outros.
    * Sistema: cron, ldap, pam, alterar senha, quotas de disco, usuários e grupos entre outros.


    Resumindo, o Webmin faz jus a sua fama de ótimo gerenciador de sistemas e cumpre com praticidade e competência as tarefas diárias que um profissional de TI precisa realizar.

    O sistema operacional
    Para a implementação da ferramenta em questão, será o utilizado o OpenSUSE 10.3 por se tratar de uma distribuição Linux robusta e com um ótimo desempenho para a execução de aplicações cliente/servidor, combinado a sua facilidade de configuração e quantidade de bibliotecas já instaladas nativamente.

    Outras informações:

    * Distribuição - OpenSUSE 10.3
    * Kernel versão - 2.6.22


    Dependências
    A versão que utilizaremos do Webmin será a v.1.490 que precisa das dependências citadas abaixo para poder rodar. Porém todas elas já se encontram instaladas por padrão na versão 10.3 do OpenSUSE com exceção da Biblioteca Perl SSLeay que não foi instalada, devido ao fato de que não vamos instalar a ferramenta em um servidor encriptado.

    * openssl
    * libssl-dev
    * build-essential
    * biblioteca Perl SSLeay


    Aplicação
    O Webmin, por se tratar de uma ferramenta voltada para o profissional de TI que trabalha diretamente com a configuração e manutenção de sistemas, torna-se quase como um aliado na hora de fazer as coisas funcionarem.

    Para quem realiza tarefas diárias em uma empresa, manter tudo funcionando exige um nível de conhecimento mais apurado e com utilização da ferramenta em questão atividades podem ficar mais simples. Tais como:

    * Configuração de redes que utilizam Samba, NFS;
    * Gerência de contas e grupos de usuários;
    * Compartilhamento de arquivos e impressoras;
    * Gerencia de políticas de segurança;
    * Administração de regras de proxy;
    * Administração de regras de firewall;
    * Administração de máquinas remotas;
    * Prevenção a falhas e perda de dados;
    * Análise de logs;
    * e mais outras...


    Resumindo, as mais importantes e indispensáveis tarefas de uma empresa podem ser administradas através do Webmin com simplicidade.

    Howto de instalação

    Agora que já sabemos o que é e para quais tarefas podemos utilizar o Webmin, veremos a seguir, os passos que devem ser seguidos para a instalação do mesmo e uma prévia de suas principais funcionalidades. Partiremos desde a aquisição do software até a sua utilização.

    Primeiramente devemos ir até o site do desenvolvedor no endereço Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e procurar no canto esquerdo da tela o link de onde faremos o download da ferramenta e procurar pelo arquivo no formato .tar.gz.

    O primeiro passo que devemos dar é logar como root no console do Linux para que possamos ter privilégios para seguir adiante na instalação. Para isso vamos digitar o comando su seguido do nome de usuário o que ficaria assim:

    $ su root

    Em seguida a senha será solicitada e após a confirmação da mesma, estaremos logados como root no console do Linux.

    Agora antes de prosseguir precisamos descompactar os arquivos que acabamos de baixar, para isso precisamos ter acesso ao o local onde o arquivo foi salvo.

    Então vamos digitar no console o comando "cd <caminho>".

    Para finalmente descompactar o arquivo digitamos o comando:

    # tar -xvf webmin-1.490.tar.gz


    (observe a escrita)

    E aguardamos até que todos os arquivos sejam descompactados.

    Após terminar a descompactação, vamos observar que um novo diretório chamado "webmin-1.490" foi criado. É lá que estão os arquivos que foram descompactados.

    Agora vamos acessar o diretório webmin-1.490, para isso digite no console o comando:

    # cd webmin-1.490


    Pronto, agora estamos dentro do diretório.

    Agora listando o conteúdo do diretório atual, podemos ver que existe um arquivo chamado setup.sh. Esse arquivo é um script escrito em shell que faz toda a instalação do Webmin no sistema, fazendo assim desnecessário compilar o programa usando ./configure, make, make install.

    Então para iniciar a instalação devemos executar esse arquivo, mas primeiramente, precisamos dar permissão para tal.

    Para fazer isso digitamos:

    # chmod +x setup.sh


    Pronto, o arquivo já tem permissão de execução, agora só resta executá-lo digitando ./setup.sh e o processo de instalação terá início.

    Durante a instalação as seguintes informações/perguntas serão apresentadas:

    1. Diretório onde vai ser instalado o WEBMIN [Default: /etc/webmin]
    2. Diretório onde serão colocados os logs [Default: /var/webmin]
    3. Caminho do arquivo do perl [Default: /usr/bin/perl]
    4. Porta utilizada [Default: 10000]
    5. Login para acesso [Default: admin]
    6. Digitar a senha para acesso
    7. Repetir a senha
    8. Você quer que o WEBMIN seja iniciado automaticamente durante o boot? (sim/não)


    Nas perguntas de 1 a 4 vamos apenas dar ENTER para que sejam mantidas as configurações padrão.

    Já na pergunta 5 se for necessário digite um novo nome de usuário ou apenas dê ENTER para aceitar o usuário padrão (root).

    Já nas perguntas 6 e 7 respectivamente digitamos a senha para login e a repetimos.

    A pergunta 8 informa ao sistema se o WEBMIN vai ser ou não carregado durante o boot. Geralmente digitamos "sim" ou "yes".

    Utilização
    Agora que já temos o Webmin instalado no Linux, vamos executar a aplicação em nosso ambiente de trabalho. Para isso abra o navegador/browser de sua preferência. Aqui utilizaremos o Firefox.

    Com o navegador aberto digite o endereço Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... ou apenas localhost seguido da porta pela qual o servidor vai escutar, nesse caso a 10000. Fica assim:

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Em seguida a tela de login irá carregar.

    Agora digitamos o login e senha que informamos durante a instalação. Se tudo ocorrer bem ou seja se o login e senha conferirem a tela inicial do WEBMIN aparecerá.

    Pronto, o WEBMIN está instalado e funcionando!

    Administração remota
    O Webmin também permite a administração de outras máquinas na rede remotamente e para que isso seja possível temos que realizar os seguintes passos:

    Primeiro: Executar a instalação do WEBMIN em todas as máquinas da rede.

    Segundo: Cada uma dessas máquinas deve ter sua interface de rede configurada corretamente.

    Agora para ter acesso a outras máquinas fazemos o seguinte:

    Lembramos que para acessar o WEBMIN instalado na própria máquina, digitamos no browser Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Agora supondo que queremos acessar o WEBMIN que está instalado em uma máquina da rede e configurá-la remotamente por algum motivo, e essa máquina possui o IP 192.168.10.15.

    Para acessar o WEBMIN nela digitamos em nosso browser o endereço Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., se tudo ocorrer normalmente vai carregar na tela o WEBMIN instalado na outra máquina e assim podemos fazer o que for preciso remotamente.

    Considerações finais

    Devido ao fato de não terem sido encontradas maiores informações sobre a aplicação inclusive por parte do desenvolvedor, foram feitos vários testes com a ferramenta buscando conhecer melhor suas funcionalidades, sendo assim, é possível que determinados assuntos não tenham sido abordados neste documento, mas acredito que uma didática fácil foi adotada e que um nível considerável de conhecimento foi expresso em detalhes para quem fizer uso deste material.

    Bibliografia
    Documentação oficial no site do desenvolvedor: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Fonte: vivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL

  • Font Size
    #2
    Se eles melhorassem o design, faria mais sucesso.
    sigpic

    Comment

    X
    Working...
    X