Topicos a Serem Abordados nesse Artigo:
+ Instalação do Arch Linux ( UEFI Boot )
+ Pós Instalação do Arch Linux
Links que Serão Uteis ( Download e Boot Via Pen Drive
+ Download: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
+ Criando Pendrive Bootavel: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
Instalação e Configuração da Distribuição:
Para a instalação do Arch Linux Precisaremos de uma conexão ativa com a internet, para realizar downloads de utilitarios e arquivos importantes do sistema.
Conectando Rede Cabeada:
# systemctl start dhcpcd
# ping -c3 Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... //Só para ver se ta funcionando corretamente.
Conectando Rede Wireless
# wifi-menu //Será feita a listagem das redes wireless, realize a conexão e troca de chaves.
# ping -c3 Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... //Só para ver se ta funcionando corretamente.
Particionando o Disco Rigido:
# fdisk -l //Listar dispositivos e verificar em qual device o sistema será instalado. No meu caso /dev/sda
# gdisk /dev/sdX //Mudar o X para a letra que aparece no device que sera usado para instalar o Arch.
Obs: Estarei instalando o Arch Linux na minha maquina real. Com um Disco Rigido de 500GB. O Tamanho das Partições e Algo Relativo.
Gdisk Comandos.
n - Nova Partição
d - Deletar alguma partição
w - Salvar modelo de particionamento. ( Se ouver alguma alteração )
h - Help. Mostra outros comandos e suas funções.
Iremos criar 4 Partições:
/dev/sda1 - EFI Partition
/dev/sda2 - Raiz do sistema
/dev/sda3 - Swap
/dev/sda4 - Home Partition
Sub: Criando Partição EFI Partition
Digite n para criar uma nova partição. Vai aparecer algumas opções.
Partition number - Aperte Enter
First sector - Aperte Enter
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +1G // Neste caso estou adicionando 1GB para partição EFI Boot
Hex code - Adicione: EF00
Sub: Criando Partição Raiz do Sistema
Digite n para criar uma nova partição,
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +60G // Neste caso estou adicionando 60GB para partição Raiz do Sistema
Hex code - Adicione: 8300
Sub: Criando Partição Swap "Obs: A Swap sempre será o dobro da quantidade de memoria ram do seu computador."
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +4G // Neste caso estou adicionando 4GB para partição Swap
Hex code - Adicione: 8200
Sub: Criando Partição Home
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +400G // Neste caso estou adicionando 400GB para partição Home
Hex code - Adicione: 8302
Finalizando: Após ter feito todas as alterações no Disco Rigido. Digite W e confirme apertando Y e depois Enter.
O Modelo de Partições deve ficar igual ao print >> Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
Formatando Partições
Formatando Partições Root e Home. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkfs -t ext4 /dev/sda2
# mkfs -t ext4 /dev/sda4
Formatando Partição Swap. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkswap /dev/sda3
# swapon /dev/sda3
Formatando Partição UEFI Partition. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkfs.fat –F32 /dev/sda1
0x[Montando Partições]
Montando Partição Root:
# mount /dev/sda2 /mnt
Montando Partição Home:
# mkdir /mnt/home
# mount /dev/sda4 /mnt/home
Montando Partição EFI Boot:
# mkdir /mnt/boot
# mount /dev/sda1 /mnt/boot
Instalando Sistema Base
# pacstrap /mnt base base-devel
Depois de ter concluido download e instalação dos pacotes. Vamos gerar o arquivo fstab.
# genfstab /mnt >> /mnt/etc/fstab
Configurando o Sistema
Use o Chroot para ter acesso ao sistema que foi instalado.
# arch-chroot /mnt /bin/bash
Vamos editar o Arquivo "Locale.gen" ele determinará qual formato de hora a serem utilizados dentre outras coisas.
# nano /etc/locale.gen
Aperte Ctrl+W e procure por: pt_BR.UTF-8 após encontrar, descomente a linha. Depois execute os comandos abaixo:
# locale-gen
# echo LANG=pt_BR.UTF-8 > /etc/locale.conf
# export LANG=pt_BR.UTF-8
Defina o hostname. ( Pode ser seu nome, apelido e etc)
# echo myhostname > /etc/hostname
Defina Senha do Usuario Root
# passwd
Instalando Pacotes essenciais para a conexão com a internet funcionar na proxima inicialização.
# pacman -S wireless_tools wpa_supplicant wpa_actiond dialog
Instalando Grub
# pacman -S grub efibootmgr
Uefi: # grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=arch_grub --recheck
ou
Bios: # grub-install --target=i386-pc --recheck /dev/sda
Instalei UEFI no meu caso, Após isso, execute os comandos abaixo:
# mkinitcpio -p linux
# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Feito isso podemos sair do Chroot, Desmontar as partições e reiniciar.
# exit
# umount -a
# reboot
Ate o Momento Temos a Instalação do Sistema Base e Configurações Basicas. Vamos a Pós Instalação.
Pós Instalação Arch Linux
Podem Perceber que Após efetuarmos a instalação, não temos um Ambiente Grafico disponivel. Iremos fazer a Instalação dele.
Driver de som: # pacman -S alsa-utils
Xorg:
# pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils xorg-twm xorg-xclock xterm
3D Suport: # pacman -S mesa
Driver de Video:
- Descobrindo qual tipo de Driver deve ser instalado:
# lspci | grep VGA
ATI: # pacman -S xf86-video-ati
Intel: # pacman -S xf86-video-intel
Nvidia: # pacman -S xf86-video-nouveau OR # pacman -S nvidia
Instalando Driver Touchpad:
# pacman -S xf86-input-synaptics
Já temos os pacotes essenciais instalados. Quanto ao ambiente grafico, vocês podem escolher. Eu pessoalmente gosto muito do XFCE. Então vamos instalar o XFCE e alguns pacotes.
Instalando XFCE e ETC: # pacman -S xfce4 xfce4-goodies ttf-dejavu ntfs-3g unrar p7zip firefox firefox-i18n-pt-br flashplugin vlc
Instalando GDM ( Gerenciador de Inicialização ): # pacman -S gdm && systemctl enable gdm
Criando Novo Usuario:
# useradd -m -g users -s /bin/bash SeuUserName
# passwd SeuUserName
Agora e so reiniciar e usar o Arch Linux sem moderação...
# Reboot
+ Instalação do Arch Linux ( UEFI Boot )
+ Pós Instalação do Arch Linux
Links que Serão Uteis ( Download e Boot Via Pen Drive
+ Download: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
+ Criando Pendrive Bootavel: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
Instalação e Configuração da Distribuição:
Para a instalação do Arch Linux Precisaremos de uma conexão ativa com a internet, para realizar downloads de utilitarios e arquivos importantes do sistema.
Conectando Rede Cabeada:
# systemctl start dhcpcd
Conectando Rede Wireless
# wifi-menu //Será feita a listagem das redes wireless, realize a conexão e troca de chaves.
Particionando o Disco Rigido:
# fdisk -l //Listar dispositivos e verificar em qual device o sistema será instalado. No meu caso /dev/sda
# gdisk /dev/sdX //Mudar o X para a letra que aparece no device que sera usado para instalar o Arch.
Obs: Estarei instalando o Arch Linux na minha maquina real. Com um Disco Rigido de 500GB. O Tamanho das Partições e Algo Relativo.
Gdisk Comandos.
n - Nova Partição
d - Deletar alguma partição
w - Salvar modelo de particionamento. ( Se ouver alguma alteração )
h - Help. Mostra outros comandos e suas funções.
Iremos criar 4 Partições:
/dev/sda1 - EFI Partition
/dev/sda2 - Raiz do sistema
/dev/sda3 - Swap
/dev/sda4 - Home Partition
Sub: Criando Partição EFI Partition
Digite n para criar uma nova partição. Vai aparecer algumas opções.
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +1G // Neste caso estou adicionando 1GB para partição EFI Boot
Hex code - Adicione: EF00
Sub: Criando Partição Raiz do Sistema
Digite n para criar uma nova partição,
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +60G // Neste caso estou adicionando 60GB para partição Raiz do Sistema
Hex code - Adicione: 8300
Sub: Criando Partição Swap "Obs: A Swap sempre será o dobro da quantidade de memoria ram do seu computador."
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +4G // Neste caso estou adicionando 4GB para partição Swap
Hex code - Adicione: 8200
Sub: Criando Partição Home
Last sector - Adicione o Tamanho da Partição: +400G // Neste caso estou adicionando 400GB para partição Home
Hex code - Adicione: 8302
Finalizando: Após ter feito todas as alterações no Disco Rigido. Digite W e confirme apertando Y e depois Enter.
O Modelo de Partições deve ficar igual ao print >> Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
Formatando Partições
Formatando Partições Root e Home. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkfs -t ext4 /dev/sda2
# mkfs -t ext4 /dev/sda4
Formatando Partição Swap. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkswap /dev/sda3
# swapon /dev/sda3
Formatando Partição UEFI Partition. "Obs: Altere o Numero do Volume, pelo seu modelo de partitionamento"
# mkfs.fat –F32 /dev/sda1
0x[Montando Partições]
Montando Partição Root:
# mount /dev/sda2 /mnt
Montando Partição Home:
# mkdir /mnt/home
# mount /dev/sda4 /mnt/home
Montando Partição EFI Boot:
# mkdir /mnt/boot
# mount /dev/sda1 /mnt/boot
Instalando Sistema Base
# pacstrap /mnt base base-devel
Depois de ter concluido download e instalação dos pacotes. Vamos gerar o arquivo fstab.
# genfstab /mnt >> /mnt/etc/fstab
Configurando o Sistema
Use o Chroot para ter acesso ao sistema que foi instalado.
# arch-chroot /mnt /bin/bash
Vamos editar o Arquivo "Locale.gen" ele determinará qual formato de hora a serem utilizados dentre outras coisas.
# nano /etc/locale.gen
Aperte Ctrl+W e procure por: pt_BR.UTF-8 após encontrar, descomente a linha. Depois execute os comandos abaixo:
# locale-gen
# echo LANG=pt_BR.UTF-8 > /etc/locale.conf
# export LANG=pt_BR.UTF-8
Defina o hostname. ( Pode ser seu nome, apelido e etc)
# echo myhostname > /etc/hostname
Defina Senha do Usuario Root
# passwd
Instalando Pacotes essenciais para a conexão com a internet funcionar na proxima inicialização.
# pacman -S wireless_tools wpa_supplicant wpa_actiond dialog
Instalando Grub
# pacman -S grub efibootmgr
Uefi: # grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=arch_grub --recheck
ou
Bios: # grub-install --target=i386-pc --recheck /dev/sda
Instalei UEFI no meu caso, Após isso, execute os comandos abaixo:
# mkinitcpio -p linux
# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Feito isso podemos sair do Chroot, Desmontar as partições e reiniciar.
# exit
# umount -a
# reboot
Ate o Momento Temos a Instalação do Sistema Base e Configurações Basicas. Vamos a Pós Instalação.
Pós Instalação Arch Linux
Podem Perceber que Após efetuarmos a instalação, não temos um Ambiente Grafico disponivel. Iremos fazer a Instalação dele.
Driver de som: # pacman -S alsa-utils
Xorg:
# pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils xorg-twm xorg-xclock xterm
3D Suport: # pacman -S mesa
Driver de Video:
- Descobrindo qual tipo de Driver deve ser instalado:
# lspci | grep VGA
ATI: # pacman -S xf86-video-ati
Intel: # pacman -S xf86-video-intel
Nvidia: # pacman -S xf86-video-nouveau OR # pacman -S nvidia
Instalando Driver Touchpad:
# pacman -S xf86-input-synaptics
Já temos os pacotes essenciais instalados. Quanto ao ambiente grafico, vocês podem escolher. Eu pessoalmente gosto muito do XFCE. Então vamos instalar o XFCE e alguns pacotes.
Instalando XFCE e ETC: # pacman -S xfce4 xfce4-goodies ttf-dejavu ntfs-3g unrar p7zip firefox firefox-i18n-pt-br flashplugin vlc
Instalando GDM ( Gerenciador de Inicialização ): # pacman -S gdm && systemctl enable gdm
Criando Novo Usuario:
# useradd -m -g users -s /bin/bash SeuUserName
# passwd SeuUserName
Agora e so reiniciar e usar o Arch Linux sem moderação...
# Reboot