Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

criar uma partição virtual criptografada

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial criar uma partição virtual criptografada

    bom galera as vezes precisamos armazenar alguns arquivos secretos que nao queremos que ninguem veja ( ͡° ͜ʖ ͡°) , uma forma nao muito eficiente é criar uma pasta oculta em um lugar bem escondido (no linux isso ate funciona ja que se voce for unico usuario no sistema que tem acesso root voce pode da permissão 000 para a pasta e ninguem vai conseguir entrar nela por outro lado no windows nem tanto ja que maioria dos usuarios usa a conta administrador do sistema ou seja botao direito do mouse abrir como administrador u.u ), o linux tambem tem o bom habito de tratar tudo como arquivo ou existir uma referencia de um arquivo para qualquer coisa do computador inclusive para os perifericos e hardware conectados nele '-' , como ele trata tudo como arquivo entao existem programas para manipular tipos especifico de arquivos por exemplo voce pode pegar o arquivo do HD e usar o comando mount para montar ele em uma determinada pasta ou seja qualquer arquivo que siga o mesmo padrao de uma partição de HD pode ser montado pelo mount em teoria (MASSA nao?), para começar a gente criar nosso HD virtual copiado o arquivo /dev/zero com o comando dd (esse comando permite copiar um arquivo byte a byte com tamanho fixo sendo ele muito bom para criar imagens de HDs para analise forense computacional), o comando dd passamos o paramatro if= seguido do arquivo que vamos copiar depois of= seguido do arquivos de saida (no meu caso vai ser um arquivo chamado secreto.img e vai ficar no desktop /home/kodonokami/Desktop/), apenas esse comando seria suficiente para clonar um HD ou CD/DVD porem temos que usar o comando bs= que seria a quantidade de blocos (sendo ele 1024 que é equivalente a 1kb) depois count= que seria o tamanho do nosso hd em kb ou seja 1024*N, count=1000 seria mais ou menos 1mb com 5000 seria 5mb e assim por diante, no meu caso vou criar um hd de 50mb ou seja count=50000

    Código:
    dd if=/dev/zero of=/home/kodonokami/Desktop/secreto.img bs=1024 count=50000


    formatamos aquele arquivo para um formato de partição com o comando mkfs -t seguido to tipo de partição (no meu caso vou usar ext2) e depois o arquivo que vai ser formatado e com isso nosso hd virtual esta pronto bastando montar ele

    Código:
    mkfs -t ext2 /home/kodonokami/Desktop/secreto.img


    agora criamos uma pasta que no meu caso foi no desktop mesmo vou criar uma pasta chamada hdvirtual com o comando mkdir, depois montamos o nosso hd virtual com o comando mount -t o formato da partição dele seguido do arquivo do hd virtual seguido da pasta onde vamos montar (o comando mount é necessario esta como root ou em algumas distro em conjunto com o sudo), depois disso nosso hd virtual vai esta pronto para uso ou seja tudo que a gente jogar la dentro vai esta sendo armazenado no arquivo com byte

    Código:
    mkdir hdvirtual
    sudo mount -t ext2 secreto.img hdvirtual


    porem se a gente notar o diretorio foi montado como root ou seja nao da armazenar nada nele pelo nosso usuario, nesse caso ou damos permissão de leitura, escrita e execução para todos os usuarios para aquela pasta ou mudamos o dono dela, no meu caso vou mudar o dono dela com o comando chown ja que é o mais seguro do que da permissão para todos os demais

    Código:
    sudo chown kodonokami.kodonokami hdvirtual/ -R


    agora armazenamos nossos arquivos ali dentro ou recuperamos da li de dentro



    podemos desmontar o hd virtual com o comando umount seguido do diretorio onde foi montado, depois de ser desmontado se a gente olhar dentro da pasta os arquivos sumiram (sera que foram abduzidos por ETs '-' ), quando precisar acessar ele novamente bastar montar ele e pronto

    Código:
    sudo umount hdvirtual


    agora para fechar com chave de ouro vamos criptografar o HD virtual para ninguem montar ele ou para transportar no pendrive ou ate mesmo subir na nuvem, para isso usamos uma ferramenta chamada openssl (eu escrevi um tutorial de duas partes dele sendo a primeira falando de criptografia simetrica e a segunda sobre criptografia assimetrica com ela caso tenha interesse so procurar), nesse tutorial vou criptografar usando a cifra DES entao seria o comando openssl des -e -in seguido do arquivo que vamos criptografar e por fim -out seguido do arquivo de saida, depois disso apagamos o arquivo original que no meu caso é o secreto.img

    Código:
    openssl des -e -in secreto.img -out secretocript.img


    para descriptografar substituimos o -e por -d, no paramtro -in seria o arquivo criptografado e por fim o -out que vai ser o novo arquivo descriptografado, depois de descriptografado basta montar ele novamente

    Código:
    openssl des -d -in secretocript.img -out novosecreto.img


    bom galera existem programas para esses fins como truecrypt e veracrypt que sao mais simples do que esse metodo porem a vantagem de fazer por esse metodo que nao precisa baixar ferramenta ja que a maioria vem por padrao em boa parte das distros ^^

    by kodo no kami


    Conheça o sistema e manipule ele, se limite ao sistema e seja manipulado por ele ~kodo no kami
    Similar Threads
X
Working...
X