Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Tutorila/Download]Firewall com Linux de uma maneira fácil – Ebox

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    [Tutorila/Download]Firewall com Linux de uma maneira fácil – Ebox

    O conceito interativo em administração de rede vem crescendo a cada dia mais, aquela velha história que você tem de administrar uma rede por comandos na antiga tela preta vem acabando com passar dos anos, principalmente no Linux, é muito mais amigável é intuitivo de administrar uma rede através de aplicações gráficas onde são necessários apenas cliques.

    A ferramenta Ebox para Ubuntu Server tem este conceito, onde você poderá cadastrar IPs na sua placa de rede utilizando um web browser (Firefox ou IE), fazer as regras no Iptables apenas utilizando o mouse além de aplicar filtros de conteúdo de uma maneira simples e eficaz.

    Instalação

    A instalação não é diferente dos demais Linux encontrado no mercado, baixe o Ubuntu Server e já vem o Ebox incluído no pacote Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... para maiores informações leia este artigo que esta bem detalhado no site Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Primeira configuração

    O que é mencionado neste artigo é para ambientes corporativo, tendo os IP’s validos em mãos, este IP ‘s são fornecidos pela sua prestadora de Telecom, vamos assumir neste exemplo que você teria os IP’s 200.12.3.14 para e-mail e 200.12.3.15 para o site da sua empresa.

    Configurando a Rede

    Acesse seu servidor através do webbroser Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... digite a senha que você determinou na instalação. Vá até opção rede / interfaces.



    Escolhi a eth0 para receber o meu link, e os ips validos, para isso deve esta marcada a opção External, após ter feito isso basta cadastrar o segundo IP na opção Virtual Interfaces de um nome ao IP.



    Somente isto não basta, agora devemos definir regras de redirecionamento, por exemplos todas as requisições feitas para o ip 200.12.3.14 na porta 23 (smtp) seja direcionado para o servidor de e-mail. Acesse a opção Firewall / Redirecionamento no menu do Ebox.



    Dicas

    Faça quantas regras forem necessárias, caso você tenha dificuldade em saber qual é a fabricante da placa (eth0, eth1) basta digitar na tela do servidor o comando lshw |more

    Quando estava instalando o meu o Ubuntu achei por bem escolher qual vai ser a minha placa interna da rede e habilitei na rede apenas colocando o cabo, caso você não faça isso poderá fazer isso mais tarde definindo o ip manualmente ifconfig eth1 192.168.1.2 netmask 255.255.255.0.

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Brazilians Defacers Ownz You

  • Font Size
    #2
    pelo que sei o ebox vc pode gerenciar muito mais coisa,mas só para firewall é melhor usar o iptables.

    Comment

    X
    Working...
    X