Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Torne-se um profissional Linux em 5 passos

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Torne-se um profissional Linux em 5 passos

    Você quer começar a aprender para tornar-se um profissional na área, mas não sabe direito como começar e muito menos qual caminho seguir?

    Para ajudar você, separei uma lista de cinco passos que você deve dar para tornar-se um profissional Linux tão bom quanto sua força de vontade permitirem que você se torne. Vamos lá!

    Passo 1: Inspire-se

    Tornar-se um profissional Linux não é fácil nem rápido: requer esforço, leitura e prática. Você vai passar por momentos estressantes tentando resolver problemas que nunca viu antes, e nesses momentos, a sua consciência vai lhe fazer a seguinte pergunta repetidamente:

    - Por que você resolveu se meter com esse negócio de Linux?

    Quado ouvir essa pergunta vinda da sua consciência, você precisará estar preparado para responder à ela, ou correrá um grande risco de desanimar e depois desistir. Para evitar isso, eu recomendo o seguinte:

    Saiba aonde você quer chegar. Defina uma meta realista e alcançável. Pode ser conseguir um emprego em um cargo específico (e.g. Analista de Suporte Linux Sênior), ou trabalhar em uma determinada empresa (e.g. Intel, Red Hat ou Google) ou ainda alcançar reconhecimento (e.g. apresentar uma palestra no FISL). Esse objetivo tem que ser algo que faça seus olhos brilharem só de pensar, e ele deve depender de ter conhecimento em Linux. Isso lhe dará a motivação necessária para seguir em frente quando as dificuldades surgirem.
    Escolha 1 ou 2 pessoas que são aquilo que você quer se tornar, conheça suas histórias, saiba o que eles fizeram e deu certo, o que fizeram e deu errado, e siga seus exemplos positivos. Assim, se você quiser se tornar, por exemplo, desenvolvedor do kernel Linux, um bom exemplo a ser seguido seria o de Marcelo Tosatti, que alcançou o status de mantenedor oficial da árvore 2.4 do kernel Linux até ela deixar de ser suportada. Se quiser criar um site de Linux de sucesso, deve conhecer as histórias de Augusto Campos, do BR-Linux.org, e Fabio Berbert, do Viva o Linux, e assim por diante.

    2. Leia

    Pode parecer óbvio que quem quer aprender algo precisa ler mas, acredite, tem muita gente que tenta aprender as coisas na força bruta, inclusive Linux: o indivíduo instala uma distribuição qualquer e sai tentando fazer as coisas funcionarem usando o método de tentativa e erro. Não faça isso. Leia tanto quanto possível, não somente para aprender a fazer coisas que você já sabe que precisa aprender, mas também para aprender aquelas que você não faz ideia de pra que servem, pois um dia você poderá precisar desse conhecimento.

    Para aprender e manter-se atualizado sobre o que acontece no universo Linux, eu recomendo as seguintes fontes:

    Guia FOCA Linux: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    IBM DeveloperWorks:Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    BR-Linux.org: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Linux Today: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    The Linux Foundation: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    3. Pratique

    Outra dica que parece óbvia mas, por mais absurdo que possa parecer, existem pessoas que acham que basta ler um ou dois livros ou fazer um curso de Linux para tornarem-se aptos a trabalhar com esse sistema operacional. Isso não existe. Você tem que praticar - e muito - tudo aquilo que ler e lhe for ensinado. O verdadeiro aprendizado vem através da repetição.

    Uma medida que você pode fazer para incentivar a prática do Linux é, caso tenha um computador que só você utilize, apague qualquer sistema operacional instalado nele e use somente o Linux. Obrigue-se a fazer todas as coisas que você necessita utilizando o Linux, assim você vai descobrir e praticar coisas novas com mais frequência. Funciona, mas é preciso determinação, pois o número de vezes que você terá dificuldade em realizar algumas tarefas cotidianas poderá ser bem alto.

    4. Interaja

    O Linux é um software livre, foi construído usando softwares livres, e todo software livre tem em torno de si uma estrutura chamada comunidade. Numa comunidade, as pessoas têm objetivos em comum, e isso é possível graças a constante interação de seus membros: todos compartilham suas ideias, que passam a ser de domínio de todos.

    Com o Linux também é assim que funciona. As pessoas aprendem a fazer algo e compartilham o conhecimento, para que todos os demais membros da comunidade possam aprender a fazer também. Saber interagir com essa comunidade é vital para deslanchar no aprendizado do Linux, e para fazer isso, eu recomendo fazer o seguinte:

    Participe de uma comunidade de usuários. Eu recomendo o Viva o Linux;
    Siga outros profissionais Linux no Twitter, Facebook e/ou Doode;
    Quando tiver uma dúvida, não pergunte em particular para algum amigo, ao invés disso utilize os espaços disponíveis na comunidade: fóruns, listas de discussão, canais de IRC. Assim, sua dúvida e consequentemente as respostas tornam-se públicas e podem ajudar outras pessoas que, no futuro, terão a mesma dúvida que você.

    5. Ensine

    O que vou dizer aqui pode parecer contraditório, mas aquilo que mais funciona para fixar na mente o aprendizado de algo que ainda não está bem solidificado é ensiná-lo a outra pessoa. Ao invés de tentar explicar porque isso funciona, deixo como desafio para você fazer um teste: escolha um assunto, que você conheça mas não tenha muita segurança, e tente ensiná-lo a alguém que não entenda absolutamente nada sobre ele. Quando conseguir fazer essa pessoa entender o que está ensinando, você vai passar a sentir que domina o assunto muito mais, e essa não será uma falsa sensação, você realmente vai dominar mais o assunto.

    Então, sempre que possível siga essas recomendações:

    Escreva e publique tutoriais ensinando a fazer as coisas que você acabou de aprender. Você pode usar algum site de usuários Linux ou seu próprio blog, não importa;
    Participe das comunidades de usuários, respondendo as dúvidas de pessoas com dificuldades em realizar certas tarefas, ainda que você não saiba como fazer. Por diversas vezes eu já ajudei pessoas a resolverem problemas em assuntos que eu não entendia nada, enxergando naquelas situações excelentes oportunidade para aprender coisas novas em assuntos que eu não conhecia - e aprendia mesmo.
    Passo 0: saiba ler em inglês
    Quando eu estava listando os passos essenciais para tornar-se um profissional Linux, um deles era justamente saber ler em inglês. Mas então eu pensei um pouco e decidi que, na minha lista, esse passo é hors concour, de tão fundamental que é. Você pode não saber falar inglês, pode não saber escrever em inglês, mas se não souber ler em inglês, esqueça, você não se tornará um verdadeiro profissional Linux, porque não conseguirá aproveitar a grandíssima maioria das melhores e mais detalhadas informações disponíveis sobre esse sistema operacional.

    Espero que essas dicas lhe ajudem bastante a alcançar os seus objetivos.

    Créditos: Davidson Paulo, especialista Linux.
    There's no place like 127.0.0.1
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Adorei broder, vou colocar fixo por uns dias... =]
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off

    Comment


    • Font Size
      #3
      Parabens otimo poste, é um incentivo para pessoas igual a mim que sou iniciante, curso sistemas de informação e estou tendo algumas dificuldade para similar alguns programas que uso na facul mas estou firme no ubuntu.
      sigpic

      Comment


      • Font Size
        #4
        muito bom hein vlw ae por compartilhar


        Comment


        • Font Size
          #5
          muito bom cara como no meu casa segui algumas regras sem conhece-las !
          agora com essa explicação maravilhosa.. ja sei o que faser com o seven que tenho aki HEHEHE !

          Vlw por compartilhar !

          FalcoOMxD


          "stay hungry stay foolish" - Um perfeito círculo virtuoso, talvez utópico, mas alcançável.
          Steve Jobs

          Comment


          • Font Size
            #6
            muito bom mano tbm sou iniciante no linux mais uma coisa eu vou fala pra vcs windows eu nao volto nao a cada dia q passa eu aprendo mais coisas simoles pra algumas veterano mais pra mim ta sendo uma descoberta nova eu nao desisto enquanto aprender a lhe dar com a coisa vlw pelo post
            sigpic

            Comment


            • Font Size
              #7
              Muito bom. \;D/
              [/CENTER]

              Comment


              • Font Size
                #8
                muito bom, parabéns..

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  Realmente,esta de parabéns para esse poste
                  sigpic

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    - Por que você resolveu se meter com esse negócio de Linux?
                    Eu pensei isso ontem ^^

                    Ótimo post manolo, Parabéns e obrigado.
                    "Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."
                    - Galileu Galilei

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      Topico perfeito

                      Vlw mano !

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Muito bom cara, parabéns.

                        Comment


                        • Font Size
                          #13
                          Essa é a essência da coisa, e acho que falto uma, de ser curioso por enfrentar desafio.
                          Somos vitimas de nossas escolhas...

                          Comment


                          • Font Size
                            #14
                            Muito obrigado pelas dicas!

                            Já venho a um bom tempo usando Linux e quando preciso fazer uma tarefa que eu fazia no Rwindows com facilidade não descanso enquanto ela não funcionar no Linux. Alguns desses passos que você citou já venho seguindo por vontade própria de aprender realmente a utilizar o Linux mas, valeu pelas dicas, vou colocá-las todas em prática.

                            Comment


                            • Font Size
                              #15
                              Otimo Post

                              Obrigado me ajudou bastante, sou novo em linux e que crescer muito nessa area XD

                              Comment

                              X
                              Working...
                              X