Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando o Kernel 3.0 no Ubuntu

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Instalando o Kernel 3.0 no Ubuntu

    Instalando o Kernel 3.0 no Ubuntu



    "Muitos ja devem ter reparado nas notícias atuais sobre o lançamento do Linux 3.0, que na verdade quando falamos apenas Linux, estamos nos referindo ao próprio KERNEL, ou melhor dizendo, ao núcleo do sistema operacional mais poderoso da face da terra (é o poder)."

    O site do linux, onde se encontra o kernel source para download é Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., onde voce mesmo pode entrar, baixar o source code e compilar de acordo com a sua máquina, possibilitando o componente ou não, atraves dos procedimentos de compilação do kernel, onde definimos se o módulo é ou não carregado na imagem do kernel quando o mesmo for montado no procedimento de boot, estamos falando da imagem initrd.img, quando assim criada pelo administrador Linux no processo de compilação com os comandos mkinitrd (distribuições baseadas em Red Hat), ou mkinitramfs (distribuições baseadas em Debian como o Ubuntu). Ou então, quando a imagem é construída pelo administrador de maneira em que todos os módulos do kernel sejam definidos como built-in, onde o mesmo será nativamente carregado atraves de uma única imagem do kernel, funcionando como monolítico (o meu preferido), e então sendo oferecido totalmente a sua arquitetura como um padrão. Ou seja, se voce compila o kernel com suporte a adaptadores de rede somente da intel e amanha colocar um adaptador da realtek (não faça isso), voce terá que compilar o kernel novamente e gerar uma nova imagem de entrada em boot do kernel.

    Estou me referindo a imagem vmlinuz que se encontra no diretório /boot do seu sistema. Vale lembrar, que o nome de entrada para o kernel pode ser qualquer um, ja que é voce que define quando o arquivo bzImage for copiado do diretório arch/boot/ do seu processo de compilação para o diretório /boot. O interessante notar, é que quando vc esta nos padrões, ao utilizar o update-grub, ele automaticamente pode colocar o mesmo ja escrito no arquivo de configuração do grub (/boot/grub/grub.cfg para o grub2), para arrancar no próximo boot, caso não esteja nos padrões, voce mesmo terá que justificar o arquivo em grub.cfg. Mas isso é outro assunto.

    [....]

    Quero mostrar para voces como é o procedimento de instalação do Kernel 3.0 para o Ubuntu 11.04, kernel que se encontra no Oneiric, próxima versão do Ubuntu, a 11.10. Ele esta em processo de mainline e praticamente quase considerado estável por Linus Torvalds.

    Para atualizar o kernel do Ubuntu 11.04, vá ao site:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    * cujo kernel ja foi homologado 100% para o Ubuntu 11.10 Oneiric, estando em testes ainda.

    E baixe os seguintes arquivos:

    Para 32 bits: linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb.

    Para 64 bits: linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb.

    Coloque todos os seguintes arquivos dentro de um diretório específico como em /tmp/kernelupgrade/ (este sub-diretório não existe, vc terá que criar com o comando mkdir /tmp/kernelupgrade), e entre com o seu terminal (CONTROL + ALT + T), e digite o seguinte comando para instalar:

    #cd /tmp/kernelupgrade
    #dpkg -i *deb
    Quando for concluída a instalação sem erros, apenas verifique no seu diretório /boot, se existe os seguintes arquivos:

    config-2.6.38-8-generic
    initrd.img-3.0.0-0300-generic
    vmlinuz-3.0.0-0300-generic

    sendo:

    config-2.6.38-8-generic -> arquivo que estão as opções definidas no procedimento de compilação do mantedor.
    initrd.img-3.0.0-0300-generic -> imagem do micro-kernel, com todos os módulos que poderão ser carregados e descarregados.
    vmlinuz-3.0.0-0300-generic -> imagem monolítica do kernel, arquivo principal do kernel, contém a imagem do seu kernel compilado pelo mantedor.

    Caso todos os arquivos estejam presentes no diretório /boot, basta apenas reiniciar a sua máquina com o comando:

    #shutdown -r now
    ou apenas o comando reboot

    Após o seu sistema for reinicializado, digite o comando: uname -r , para verificar o kernel que o Ubuntu esta usando.

    Créditos: Aureliano Martins
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off

  • Font Size
    #2
    king of linux is Lord Beni-Aretz

    Comment


    • Font Size
      #3
      Bom material parabéns...

      Comment


      • Font Size
        #4
        Muito boa dica man. ^^
        [/CENTER]

        Comment


        • Font Size
          #5
          Hi.

          Quanto demora mais ou menos?
          Quais as vantagens da atualização, ou seja, novidades do kernel 3.0?

          To há 3 anos sem formatar o Ubuntu. Dá até medo de estragar algo huahuahuaa.
          Mas se compensar e não demorar muito... Bora lá. ;D

          []'s
          Desenvolvedor Perl, PHP, .NET (C#, VB.NET, ASP.NET), Java (J2EE), Shell Script, JavaScript/Ajax, C, amante de Linux e noob.

          twitter | last.fm

          Comment


          • Font Size
            #6
            No meu nao deu certo nao ele instalou tudo normal mais nao sobe o sistema nao to tendo agora que entrar no previewer ou no kernel antigo rsrsrsrs
            e agora ?
            alguem tem alguma dica to suspeitando do drive de video

            Comment


            • Font Size
              #7
              Ultima vez que eu tentei instalar o Kernel deu tanta merda que tive que formatar minhas 3 SO's ... tomara que agora dê certo ...

              Comment


              • Font Size
                #8
                Postado Originalmente por geolado Ver Post
                Ultima vez que eu tentei instalar o Kernel deu tanta merda que tive que formatar minhas 3 SO's ... tomara que agora dê certo ...
                Somos dois então, não sei o que fiz aqui também, so sei que nao funcionou mais.

                Vou esperar o Ubuntu 11.10 para atualizar.

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  a minha primeira vez também tive problemas...
                  mas ai eu atualizei todo o sistema antes e foi de boa
                  Não Acha Estranha Essa Frase:
                  Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

                  Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


                  Fã ->Nickguitar.dll


                  Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
                  Então click na imagem e ajude-nos com os links off

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    Postado Originalmente por Lord Beni-Aretz Ver Post
                    a minha primeira vez também tive problemas...
                    mas ai eu atualizei todo o sistema antes e foi de boa
                    Talvez a próxima atualização ser melhor


                    Quais são os problemas

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      Hi !
                      Pelo que li não houveram grande mudanças não.
                      Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

                      []'s

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Postado Originalmente por M4CK Ver Post
                        Hi !
                        Pelo que li não houveram grande mudanças não.
                        Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

                        []'s
                        Realmente não houve mudanças, foi mais uma questão de estética "3.0" o linux achou que o kernel já estava pronto para o novo patamar... e ta ai... kernel 3.0 =]
                        Não Acha Estranha Essa Frase:
                        Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

                        Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


                        Fã ->Nickguitar.dll


                        Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
                        Então click na imagem e ajude-nos com os links off

                        Comment

                        X
                        Working...
                        X