Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comandos mais uteis utilizados no meu historico

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Comandos mais uteis utilizados no meu historico

    Venho com uma proposta de tópico diferente para o fórum, nunca vi em nenhum outro forum ou site exceto outro em que eu postei mas fez pouco sucesso, a proposta é que cada um post os ultimos comandos mais uteis utilizados no terminal que estão registrado no histórico. Assim além de aprendermos comandos novos podemos fazer uma espécie de um jogo.

    Olhei os últimos mil comandos que utilizei, 500 como usuário e 500 como root e tirei os 11 comandos mais úteis do histórico para compartilhar com o pessoal.

    history - O primeiro deles não é exatamente um comando que consta no histórico, mas é justamente o comando para abrir o histórico. Com esse comando você poderá verificar quais foram os ultimos 500 comandos usados no seu terminal.

    whereis - Comando muito útil, serve para descobrir o diretório de determinado aplicativo, por exemplo whereis emesene.

    rar - Absurdo de útil, uma forma rápida e prática de compactar uma pasta ou arquivos em .rar.

    cat - Comando já abordado pelo l.henvy em outro tópico, mas eu gosto de uma funcionalidade do "cat" pouco explorada, é possível você "juntar" vários arquivos em um.
    Código:
    $cat *.txt > tudoemum.txt
    $cat *.mp3 > coletanea.mp3
    Na primeira situação quando é utilizada a expressão "*." significa "tudo o que contêm a extensão", então se eu coloco "*.txt" eu vou pegar na pasta todos os arquivos que são .txt, e através do parâmetro ">" eu jogo (gravo a saída) em outro arquivo. No caso eu posso ir em uma pasta cheia de arquivos de texto e com apenas uma linha de comando criar um outro arquivo de texto que contém todos os arquivos em um só.
    Na segunda situação nós entramos em uma pasta que contenha vários arquivos de música e criamos um arquivo só contendo todos os arquivos de música da pasta (*.mp3), nesse caso teremos um arquivo de áudio grande onde quando termina uma música já começa outra, como se fosse um "set" de música. Talvez vocês só entendam melhor como funciona fazendo, experimentem.

    qemu - Aplicativo de terminal de máquina virtual, semelhante a VMware, Boschs, entre outros.

    plowdown - O nome correto deste aplicativo é Plowshare, com o Plowdown você pode fazer downloads de sites de hospedagem de arquivos como rapidshare, megaupload, 4shared... A grande sacada do plowshare é que você não precisa ficar esperando tempo e nem digitando letras de verificação, ele possui vários scripts que fazem tudo isso sozinho, você pode inclusive criar um arquivo de texto com vários links e colocar o plowshare para baixar um por um sozinho, e então você pode ir descansar ou fazer outra coisa ao invés de ficar vigiando para ver se o tempo acabou e ficar digitando em campos de verificação.
    Código:
    plowdown www.megaupload.com/olinkcorretodedownload ou
    plowdown -m listadearquivosparadownload.txt
    É possível usar também o comando plowup para fazer upload de arquivos em sites, mas é recomendado (ou necessário) o uso de login e senha em alguns sites.

    elinks - Eu não utilizo muito o elinks, mas ele é um aplicativo MUITO bacana e bem útil, serve para que você navegue na internet pelo terminal! Útil para usar no trabalho quando você não pode utilizar navegadores para entrar na internet (bloqueado talvez?) ou quando você quer deixar mais fácil de esconder a navegação já que é mais fácil alternar entre abas do terminal e ninguém vai perceber que há uma página aberta.

    youtube-dl - MUITO útil, aplicativo para baixar vídeos do youtube pelo terminal, bem fácil e rápido, e além de tudo como no plowdown você pode criar uma lista de links em arquivo de texto e colocar para o youtube-dl ir baixando video por video, uma facilidade tremenda!
    Código:
    youtube-dl http://www.youtube.com/watch?v=olinkcompletonormal ou 
    youtube-dl -t -c -a listadevideos.txt
    ffmpeg - Converta vídeos fácilmente e rapidamente pelo terminal. O único problema é que devido a quantidade grande de parâmetros e bandeiras esse comando pode não ser tão fácil de utilizar e se o seu computador não for muito potente pode demorar para converter.
    Código:
    ffmpeg -i est.flv -s 352x288 -b 512 -ab 128 evangelho_seundo_o_twitter.mp4 ou 
    ffmpeg -i videoemflv.flv videoconvertidoparamp4.mp4   #para uma conversao mais simples
    Simples assim, coloca o camando, bandeira(s) o primeiro video e o video que você quer como saída (nome do video convertido e a extensão que você quer) ffmpeg -i est.flv evangelho.mp4

    nano - Básico, editor de texto do terminal, rápido e bonito, rs. Apesar de eu concordar que o vi (e o vim) serem melhores, é meio complicado de mexer, ainda não tive muita paciência para ficar aprendendo os atalhos, mas o nano também é bom, acho prático e rápido.

    top - Comando simples e rápido para verificar as informações do sistema, para algumas distribuições pode ser que o comando seja htop


    Espero que tenham gostado, comandos simples e úteis, alguns chegam a ser revolucionários como o plowdown, youtube-dl e rar por serem tão úteis, mas se usados dessa forma pelo terminal tão rápidos e simples.
    Se puderem entrem no clima do tópico, dê um $history ai e compartilhe conosco quais foram os comandos mais úteis que você utilizou no terminal entre os 500 listados.

    Fiquem com Deus!
    sigpic
    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
    entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

    https://twitter.com/jackads
    http://www.facebook.com/jackson.beneteferreira
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Bacana os comando
    Muito util!

    Comment


    • Font Size
      #3
      Noossaa, curti pa caramba os comandos.

      Principalmente o do Plowdown.

      Muito show.

      Youtube-all tambem.

      Parabens pelo topico. Ficou bem organizado e bem facil de entender.
      WhiteCollarGroup till I die
      MI5, MI6,NSA,FBI,Army, CIA,Navy,Air Force, Mossad, PF and all this shit can't stop me.

      Comment


      • Font Size
        #4
        Show de Bola, vou só terminar uma coisinhas aqui e já edito meu poste e vou colocar aqui os meus...
        gostei muito do poste. =]
        Não Acha Estranha Essa Frase:
        Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

        Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


        Fã ->Nickguitar.dll


        Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
        Então click na imagem e ajude-nos com os links off

        Comment


        • Font Size
          #5
          Caramba, muito útil mesmo. vlew

          Comment

          X
          Working...
          X