Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Tutorial]Linha de comando

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    [Tutorial]Linha de comando

    Introdução
    O Linux (na verdade, GNU/Linux), assim como qualquer sistema operacional moderno, é perfeitamente capaz de oferecer interação com o usuário através de gráficos, fazendo com que seja possível utilizar a maioria de seus recursos através do mouse. Porém, em dado momento, o modo gráfico pode não estar disponível, restando apenas o modo texto (para a inserção de comandos). Além disso, determinadas tarefas só podem ser executadas por comandos digitados. Para não ficar perdido em qualquer dessas situações, é necessário conhecer alguns comandos do Linux. É isso que essa matéria apresenta a seguir.

    Os comandos básicos do Linux
    Agora que você já sabe como agir em um terminal, vamos aos comandos do Linux mais comuns. Para utilizá-los, basta digitá-los e pressionar a tecla Enter de seu teclado. É importante frisar que, dependendo de sua distribuição Linux, um ou outro comando pode estar indisponível. Além disso, alguns comandos só podem ser executados por usuários com privilégios de administrador.
    A relação a seguir mostra os comandos seguidos de uma descrição:

    cal: exibe um calendário;

    cat arquivo: mostra o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo infowester.txt, basta digitar cat infowester.txt;

    cd diretório: abre um diretório. Por exemplo, para abrir a pasta /mnt, basta digitar cd /mnt. Para ir ao diretório raiz a partir de qualquer outro, digite apenas cd;

    chmod: comando para alterar as permissões de arquivos e diretórios. Saiba mais neste artigo;

    clear: elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o sistema acabasse de ter sido acessado;

    cp origem destino: copia um arquivo ou diretório para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo infowester.txt com o nome infowester2.txt para /home, basta digitar cp infowester.txt /home/infowester2.txt;

    date: mostra a data e a hora atual;

    df: mostra as partições usadas;

    diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenças entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c;

    du diretório: mostra o tamanho de um diretório;

    emacs: abre o editor de textos emacs;

    file arquivo: mostra informações de um arquivo;

    find diretório parâmetro termo: o comando find serve para localizar informações. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca.
    Parâmetros:

    name - busca por nome

    type - busca por tipo

    size - busca pelo tamanho do arquivo

    mtime - busca por data de modificação

    Exemplo: find /home name tristania

    finger usuário: exibe informações sobre o usuário indicado;

    free: mostra a quantidade de memória RAM disponível;

    halt: desliga o computador;

    history: mostra os últimos comandos inseridos;

    id usuário: mostra qual o número de identificação do usuário especificado no
    sistema;

    kill: encerra processados em andamento. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;

    lpr arquivo: imprime o arquivo especificado;

    lpq: mostra o status da fila de impressão;

    lprm: remove trabalhos da fila de impressão;

    lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome;

    mv origem destino: tem a mesma função do comando cp, só que ao invés de copiar, move o arquivo ou o diretório para o destino especificado;

    mkdir diretório: cria um diretório, por exemplo, mkdir infowester cria uma pasta de nome infowester;

    passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usuário, basta digitar passwd seguido do nome deste;

    ps: mostra os processos em execução. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    pwd: mostra o diretório em que você está;

    reboot: reinicia o sistema imediatamente (pouco recomendável, preferível shutdown -r now);

    rm arquivo: apaga o arquivo especificado;

    rmdir diretório: apaga o diretório especificado, desde que vazio;

    shutdown: desliga ou reinicia o computador, veja:

    shutdown -r now: reinicia o computador

    shutdown -h now: desliga o computador

    O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o
    sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

    su: passa para o usuário administrador, isto é, root (perceba que o símbolo $ mudará para #);

    tar -xzvf arquivo.tar.gz: extrai um arquivo compactado em tar.gz;

    telnet: ativa o serviço de Telnet em uma máquina. Para acessar esse computador a partir de outros por Telnet, basta digitar telnet nomedamáquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10. Após abrir o Telnet, digite help para conhecer suas funções;

    top: exibe a lista dos processos, conforme os recursos de memória consumidos;

    useradd usuário: cria uma nova conta usuário, por exemplo, useradd wester cria o usuário wester;

    userdel usuário: apaga a conta do usuário especificado;

    uptime: mostra a quantas horas seu computador está ligado;

    vi: inicia o editor de textos vi. Saiba mais aqui;

    whereis nome: procura pelo binário do arquivo indicado, útil para conhecer seu diretório ou se ele existe no sistema;

    w: mostra os usuários logados atualmente no computador (útil para servidores);

    who: mostra quem está usando o sistema.


    Creditos:Emerson Alecrim
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    bom tutorial mano!!!!!!!!!!!

    Comment


    • Font Size
      #3
      Desculpem meus Manos

      olhem manos éu sou novo nisso aprendo um pouquino de html, e preciso meus manos que me ajudam a ser muito bom em html.... quero criar grandes efeitos cenas q inpressiona as pessoas e n sou... umas tag´s me ajudam, dicas, é por ai.... também quero criar meus jogos 3D seja lá em qualquer programa......me ajudem manos...

      Comment


      • Font Size
        #4
        Muito bom!

        Testei alguns que não sabia e que me interessaram, passarei a usá-los, vlw pelas dicas!

        Comment

        X
        Working...
        X