Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual distribuição Linux devo escolher?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Qual distribuição Linux devo escolher?

    Neste artigo vamos ver quais as principais distribuições Linux que existem e as principais características de cada uma delas, para assim você poder escolher a que melhor se encaixa às suas necessidades.
    Por: Raul Lopes S. Grangeiro

    Debian, BrDesktop, BRLix, Damn Slamm Linux
    Introdução

    Uma distribuição Linux é um pacote com uma versão atual do kernel, junto com um grande número de programas, um instalador e várias configurações. As distribuições variam porque cada uma delas tem uma finalidade, por exemplo, existem distribuições que vem com muitos programas multimídia, justamente para quem mexe com multimídia, outras já vem com muitos programas de gerenciamento de redes, para quem mexe com redes no seu trabalho. Sempre existe uma distribuição que se encaixa no seu perfil, para encontrá-la você só precisa conhecê-la.

    As distribuições:

    Debian GNU/Linux
    Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos.

    Atualmente o Debian Stable, se encontra na versão 5.0, codinome "Lenny". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.22 e o KDE 3.5 por padrão. O grande fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.

    O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).

    O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua ex-mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em português como "Débian".

    Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix, Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.

    Está atualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros núcleos livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição Linux", sem mais qualificações.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    BrDesktop
    O BrDesktop é um sistema operacional, que substitui o antigo Debian-BR-CDD; baseado em uma distribuição Debian GNU/Linux, ele usará a interface gráfica Gnome, mantendo assim um bom sistema, com uma aparência simples e eficaz.

    Para torná-lo mais simples e agradável, foram tomadas algumas medidas um pouco radicais, a começar pela revisão do nome da distribuição. Além do nome, algumas modificações importantes estão sendo pensadas para este novo projeto. Uma delas é seu ciclo de desenvolvimento. O BrDesktop oferecerá um ciclo de desenvolvimento mais adequado para usuários, baseando-se sempre na suite testing do Debian, onde encontramos versões mais atuais dos softwares e muitas melhorias ainda não lançadas oficialmente pelo projeto Debian. Além disso, o projeto lançará uma versão estável sempre que o Debian lançar sua versão stable.

    Por ser um sistema operacional livre desenvolvido com foco em usuários brasileiros de Desktops. O BrDesktop é segue os princípios de Debian Pure Blends. Isso significa que todos os componentes do BrDesktop estão oficialmente presentes no Debian e assim seguem os mesmos padrões de qualidade que o Debian GNU/Linux oferece.

    A diferença do BrDesktop está na seleção, idioma e pré-configuração dos programas; na instalação simplificada; na opção de rodar o sistema em modo Live; na estética gráfica; no suporte adicional, e mais importante: na participação da comunidade brasileira em todas essas decisões.

    Entre as correções e melhorias para esta atualização, estão:

    * Descrição dos pacotes totalmente reformuladas
    * Novo tema de ícone padrão utilizado: gnome-icon-theme-nuovo
    * Utilizado o gthumb no lugar do f-spot como visualizador de imagens padrão
    * Removidos uma série de pacotes obsoletos que faziam parte do brdesktop-common e -gnome
    * Adicionado o network-manager-gnome, totem-xine e totem-mozilla no brdesktop-gnome
    * Adicionado o xchat-gnome no lugar do xchat
    * Adicionado o wireless-tools para o brdesktop-common
    * Adicionado o listen no lugar do banshee como software padrão para áudio


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    BRLix
    O BRLix é a continuação do famoso Famelix GNU/Linux, conhecido Internacionalmente por sua aparência e similaridade com o sistema operacional Windows. Isto está fundamentado pelos mais de 12 Milhões de Downloads no site da incubadora Código Livre (Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...).

    O BRLix é uma distribuição GNU/Linux (sob licença GNU-GPL - General Public Licence), que tem como principais compromissos fornecer uma opção em software livre de um sistema operacional amigável e seguro, contribuir para a inclusão digital e para a redução da pirataria de software. O BRLIX em conjunto com outros aplicativos também em software livre possibilita a oferta de soluções eficazes, amigáveis e seguras, que não exigem dos usuários conhecimentos técnicos profundos de informática e possibilita o aproveitamento de seus conhecimentos e experiências com os sistemas operacionais líderes de mercado e programas proprietários, pela similaridade de interface e uso.

    É uma distribuição Linux baseada no Debian com interface KDE e pode ser instalado no computador ou usado direto do CD.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Damn Small Linux (DSL)
    Damn Small Linux, também conhecida como DSL, é uma distribuição linux baseada em Debian. É conhecida por ser muito pequena: o iso da última versão estável - 4.1 - tem menos de 50 MB, cabendo em um CD do tipo business card. A distribuição também é muito leve: segundo o seu website, ela é capaz de rodar em um sistema 486DX com 16 MB de memória RAM.

    DSL pode ser executada a partir de um CD (live CD) - inclusive um CD do tipo business card - sem instalação no disco rígido. É possível ter um sistema funcional em um computador sem disco rígido. Ela também pode ser executada a partir de um pendrive. Pode ser instalada no disco rígido.

    A distribuição também inclui capacidades que facilitam a customização e instalação de extensões, inclusive com a adição de novos programas a um sistema rodando a partir de um live CD.

    Em 30 de dezembro de 2006, a distribuição está em 8° lugar no ranking de visitas do site Distrowatch.

    Segundo o seu website, DSL possui:

    * XMMS (player de MP3, música de CD, e MPEG)
    * Cliente FTP
    * Navegador web Dillo
    * Navegador web Mozilla Firefox
    * Planilha eletrônica
    * Cliente de e-mail e notícias Sylpheed
    * Processador de texto (Ted)
    * Três editores de texto - Beaver, Vim, e Nano (clone do Pico)
    * Edição e exibição de imagens (XPaint, e xzgv)
    * Visualizador de PDF Xpdf
    * Gerenciador de arquivos emelFM
    * Cliente de AIM, ICQ e IRC Naim
    * VNCviwer
    * Rdesktop
    * Cliente e servidor SSH/SCP
    * Cliente DHCP
    * PPP, PPPoE (ADSL)
    * Servidor web
    * Calculadora
    * Algum suporte a impressoras
    * NFS
    * Gerenciadores de janela FluxBox e JWM
    * Jogos
    * Ferramentas de monitoração do sistema
    * Uma grande variedade de ferramentas de linha de comando
    * Suporte a USB e pcmcia
    * Algum suporte wireless


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Insigne, Keep-OS, Knoppix, DreamLinux, Big Linux
    Insigne GNU Linux

    Insigne GNU/Linux é um sistema operativo Linux feito pela Insigne Software, empresa residente na cidade de Campinas.

    O Insigne GNU Linux atualmente está em sua versão 5.0, codinome Momentum, baseada no Debian GNU Linux. Sua versão anterior, de número 4, codinome Einstein, foi baseada no Fedora Linux versão 3.

    Características do software:

    * Sistema Operacional multiusuário e multitarefa de 32 bits
    * O sistema Insigne GNU/Linux possui ambientes texto e gráfico para que o seu trabalho seja executado tanto em sistemas simples como modernos
    * Programas livre e de fácil instalação;
    * Suporte integrado;
    * Facilidade na instalação de softmodems homologados, 3G entre outros;
    * Gerenciador de pacotes Synaptic;
    * Insigne Mágico, aplicativo de instalação de codecs;
    * Possui diferentes interfaces gráficas para usuário;
    * Permite a execução de aplicações remotas (isto é, em outras máquinas e usá-las localmente);
    * Trabalha com memória compartilhada e bibliotecas dinâmicas para maior eficiência e economia de espaço em disco e memória, obtendo assim um aumento de performance considerável.
    * Contém um vasto conjunto de utilitários para Internet embutido, visando que o usuário doméstico possa realizar o seu trabalho e possuir um ótimo resultado multimídia;
    * Suporte nativo para os protocolos de rede, incluindo: IP (e IPv6), IPX e Appletalk;
    * Modelos de autenticação variados, incluindo autenticação local, NIS e LDAP;
    * Servidor e cliente de vários protocolos e serviços, incluindo NFS, SMB, WWW, FTP, TELNET, SSH, SMTP, POP3, IMAP, LPD, IRC, SNMP, PROXY, VPN, NTP, DNS, SSL;
    * Sistema de firewall facilitado com capacidade de filtros de pacotes e QOS;
    * Soluções opcionais incluem boot remoto, webmail, alta disponibilidade e balanceamento de carga, RAID, FAX, Groupware, VFS (Virtual File System), Monitoração de servidores, IDS (Auditoria de segurança), Mail e Web servers de alta performance, além de muitas outras;
    * Pode ser customizado (núcleo e aplicativos) para casos específicos, como a solução oferecida para parceiros OEM;
    * Integra-se facilmente a outros sistemas operacionais em rede, por exemplo Windows, Macintosh e Netware. Integração ainda mais fácil com UNIXes;
    * Suporta diferentes sistemas de arquivos, incluindo Ext2fs, Reiserfs, NTFS, FAT, XFS e JFS;
    * Executa programas dos ambientes DOS e Windows através de emuladores (alguns programas são incompatíveis com a emulação);
    * Abre arquivos do MS Office através do Open Office;
    * Possui editores de imagem (Gimp) e vetorial (Inkscape).


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Keep-OS
    Também é um software de "código aberto" e é distribuído de acordo com a GPL (GNU General Public License).

    Com este modelo de Software e Metodologia a solução se faz altamente atraente ao mercado varejista e ao mercado integrador, pois o produto é modelado de acordo com as necessidades do parceiro e com a sua logotipagem.

    Possui know-how no desenvolvimento e adequação de drivers de dispositivos para GNU/Linux, desta forma consegue agilizar o processo de adequação para os problemas mais comuns, como:

    * Placas de TV;
    * Modens;
    * SATA;
    * Áudio;
    * Vídeo etc.


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Knoppix
    Knoppix é uma distribuição GNU/Linux baseado no Debian e gravado em CD bootável, dotado de um sistema de detecção automática de hardware, suporte para vários dispositivos gráficos, de som, SCSI, USB e outros periféricos. Ao dar o boot do CD do Knoppix o usuário não precisa instalar nada em seu disco rígido. Devido à sua descompressão, que acontece a partir do CD, estão disponíveis mais de 2 GB de aplicativos, desde aplicações de escritório eletrônico a ferramentas de sistema, o que permite usar um CD de Knoppix como uma demonstração do GNU/Linux, um CD educacional, um sistema de recuperação, ou adaptado e usado como plataforma para demonstração de softwares.

    O Knoppix foi um dos primeiros live cds de GNU/Linux e a partir dele surgiram vários projetos como o Kurumin que usou sua capacidade de rodar a partir do CD e o adaptou à realidade de usuários brasileiros e adicionou mais software e scripts de configuração.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    DreamLinux

    Dreamlinux é o nome de uma distribuição Linux baseada nas distribuições Debian, Morphix e Knoppix, do tipo Live CD.

    Utiliza a estrutura modular encontrada no Morphix que prevê a reunião de módulos distintos que são fundidos a partir do momento em que o sistema é iniciado. Assim, uma distribuição Dreamlinux, enquanto usado como Live CD, contém no seu cerne, ao menos três módulos; o módulo base, contendo o núcleo Linux e alguns aplicativos de modo texto, o mainmodule ou módulo principal, que contém o ambiente gráfico e customizações diversas da interface e os minimódulos que trazem conjuntos de aplicativos específicos, como OpenOffice, por exemplo. Após a instalação ele possui uma arvore de diretórios semelhante ao Debian. Esta estrutura modular permite que a distribuição possa ser facilmente modificada e remasterizada a partir de outros recursos, também presentes no Dreamlinux, chamados MKDistro, e Live Remaster que possibilita customizações rodando o sistema em Live CD.

    Ele traz o Xfce4, baseado na biblioteca GTK, como ambiente gráfico padrão, ele possui aplicativos baseados nesta biblioteca, como, Evince visualizador de arquivos no formato PDF, Brasero gravador de CD/DVD, Orange, navegador de arquivos Thunar, Gogh, Gsumi, Gimp, Gxine. Além de outros aplicativos baseados em bibliotecas diversas, como, OpenOffice, Iceweasel, Blender, MPlayer, etc. 'Da distribuição Debian, o Dreamlinux traz as facilidades como a total compatibilidade com o sistema apt-get de instalação automática de pacotes, tendo o Synaptic como gerenciador gráfico de pacotes. Do Knoppix, o Dreamlinux traz a detecção de hardware.

    O prefixo "Dream", sonho, em inglês, resume a filosofia do projeto, que é tentar obter um ambiente graficamente apresentável e moderno, mais as melhores tecnologias disponíveis já desenvolvidas para Linux, que aliadas à capacidade do software MKdistro traz o poder de otimizar o sistema e a partir dele criar outros com grande facilidade.

    A distribuição Dream Linux já tem uma versão beta : DreamLinux 3.1 que agora roda Compiz Fusion ao invés do antigo Beryl e tem a nova versão do Avant Window Decoration e um visual mais moderno ainda.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Big Linux
    O sistema operacional Big Linux é desenvolvido no Brasil por diversos colaboradores e tem como mantenedor o jovem Bruno Gonçalves, de Brasília. Para tornar-se um sistema muito fácil e poderoso, o software funciona utilizando os melhores recursos de um ou de outro sistema de código aberto baseado em Linux, como o Ubuntu - de onde vêm os repositórios (links para programas e pacotes) -, o Kurumin e o Kanotix, entre outros.

    Para quem está acostumado com a interface gráfica do Windows, o visual do Big não decepciona. O sistema oferece várias opções de aparência, muitas delas bem semelhantes ao Windows. O diferencial é que, facilmente, o próprio usuário pode modificar itens do sistema - como o nome e o ícone do menu "Iniciar", por exemplo - da maneira que desejar. Logo de cara se pode escolher sete visuais diferentes para testar o Big Linux. E após sua instalação, é possível mudar facilmente o visual.

    O reconhecimento de hardware e periféricos, como impressoras, câmeras digitais e outros dispositivos, é mais um ponto forte do sistema. Mas de qualquer forma tente ver se seus periféricos estão compatíveis com o sistema.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    GnuLinEx, Resulinux, Rxart, Satux Linux
    GnuLinEx

    GnuLinEx, ou LinEx, é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian e patrocinada pelo governo regional de Extremadura (comunidade autônoma da Espanha), que utiliza o GNOME como seu ambiente de trabalho. Uma iniciativa do governo de Extremadura, Espanha, gnuLinEx deve ser utilizada em escolas em Extremadura, assim como instituições oficiais. É promovida ativamente para uso doméstico e laboral, sendo compatível apenas com arquiteturas baseadas na i386. O alvo do projeto é a promoção de uma sociedade baseada em informação instruída em tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

    Principais características:

    * Estabilidade
    * Instalação fácil
    * Distribuição e usos livres (sem custos associados com pagamento de licenças)
    * Inexistência de pragas virtuais
    * Específico para a língua castelhana (os programas representam importantes figuras da literatura, ciência etc)


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Resulinux
    O Resulinux é uma distribuição live-cd baseada em Debian. Possui a exclusiva tecnologia do TexasFlood que pode abreviar a carga do sistema em até 7 segundos. Também é a única distro brasileira com LiveUpdate.

    O Resulinux pode rodar do CD e detectar todo o hardware de sua máquina. Uma vez rodando do CD, o usuário poderá experimentar o Resulinux e a maioria de seus recursos. Se o usuário gostar da distribuição, um ícone na área de trabalho permite que ele instale a distribuição no HD através de um instalador bonito e fácil, com interface KDE.

    Durante a instalação o Resulinux utiliza o particionador gráfico QTParted, ele permite que o usuário redimensione sua partição Windows (se ele desejar mantê-lo) e libere espaço para instalar o Resulinux.

    Principais características:

    Resulinux um sistema resistente a vírus e rootkits - O Resulinux é um sistema robusto, preparado para vírus híbridos e vírus para GNU/Linux.

    Live-Update - O Live-Update não só corrige defeitos mas também atualiza a distribuição em si de uma versão para outra.

    Esqueça os ISOs: uma vez que você baixa uma versão do Resulinux ela poderá ser atualizada via Live-Update. O Live-Update conta com um sistema exclusivo de comparação entre servidores espelhos, tornando-o livre de programas maliciosos e worms.

    Resulinux FlexInstaller - Instale programas facilmente através do FlexInstaller.

    Otimização de boot e balanceamento de processos: TexasFlood - O TexasFlood é uma tecnologia de otimização criada especialmente para o Resulinux. Ela pode ser ativada uma vez que o Resulinux é instalado no HD aumentando de forma significativa seu desempenho de boot, quando comparado com outras distribuições. Ele também influencia o desempenho pós-boot, melhorando o balanceamento de processos para computadores pessoais ou servidores. Ele chegou a ser desenvolvido em versões separadas para outras distribuições, e pode ser visto em funcionamento no Debian através vídeos postados por beta testers no youtube.

    Ótima detecção do Hardware e inclui o HAL - Detecção de hardware através do UDEV e hwsetup-ng. O Resulinux detecta automaticamente impressoras, pendrives, scanners, etc, e monta/desmonta e reproduz cds, dvds, pendrives e mp3 automaticamente.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Rxart
    Rxart é um sistema operacional tipo Linux intuitivo com um desktop (ambiente de trabalho) semelhante ao Windows XP. A empresa criadora deste sistema é a Pixart SRL, da Argentina. Os chefes da empresa Pixart são Gabriel Ortiz e Claudia Teixeira. O objetivo deste sistema operacional é concorrer com Windows XP e tornar-se sistema padrão, ou seja, vir previamente instalado num computador, como sucede com o seu rival da Microsoft.

    A versão 3.2 inclui o StarOffice de Sun, uma aplicação semelhante ao Microsoft Office que permite abrir ficheiros desse programa. Segundo os responsáveis pela empresa criadora deste sistema operativo, este é mais confiável e seguro que o Windows XP.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Satux Linux
    Satux é uma distribuição de Linux brasileira, com base no Debian. É desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia JRSC (iTJRSC). O foco da distribuição é o usuário final e com pouco ou nenhum conhecimento técnico e que utiliza o computador para atividades cotidianas, como edição de textos e navegação na Internet; não tendo, portanto, softwares profissionais ou de uso específico pré-instalados, embora alguns deles possam ser baixados através dos repositórios.

    As configurações são realizadas em modo gráfico e com os drivers pré-instalados, inclusive os drivers proprietários. É uma distribuição bastante usada em computadores populares das marcas CCE Info, Bluesky, Nextera e Acteon Digital.

    A interface do Satux é uma personalização do Gnome praticamente idêntica à interface do Windows XP, tanto na aparência quanto na usabilidade, mudando apenas o logotipo do sistema e alguns efeitos de brilho e degradê na barra de tarefas. O pacote Compiz Fusion também vem pré-instalado, conferindo alguns efeitos visuais.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Skolelinux, Ubuntu, Alinex, Fluxbuntu
    Skolelinux

    Skolelinux é uma distribuição Linux baseada em Debian especialmente desenvolvida para o ambiente acadêmico. Originou-se na Noruega. Possui diversas aplicações e serviços de rede pré-configurados para serem utilizados em escolas e uma instalação bastante automatizada, necessitando o mínimo de intervenção do usuário. Seu sistema de gerenciamento de pacotes (apt-get) facilita a instalação de novos programas mesmo para usuários iniciantes. Possui interface gráfica KDE. O gerenciamento de pacotes é feito pelo dpkg.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Ubuntu
    Ubuntu é um sistema operacional ou sistema operativo de código aberto construído em volta do núcleo GNU/Linux baseado no Debian, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber). Possui ambiente gráfico Gnome. Possui também uma Central de Programas, que ajuda na instalação de algum software adicional.

    O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão e pela filosofia em torno de sua concepção.

    A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

    A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade. Os fãs do Ubuntu são conhecidos como ubuntistas, ubunteiros ou ubunteros.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Alinex
    O Alinex é uma distribuição GNU/Linux criada através de um protocolo entre a Junta de Extremadura (Espanha) e a Universidade de Évora, em 2005.É desenvolvida pela Universidade de Évora. A versão 1.0 foi baseada na distribuição Linex da Extremadura espanhola.

    A versão 2.0 e posteriores são baseadas na distribuição Ubuntu o logotipo é uma simpática ovelha (chamada Eki), uma referência ao Alentejo.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Fluxbuntu
    O Fluxbuntu é uma distribuição de Linux baseada no Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon" (lançada em Outubro de 2007) com o objectivo de ser mais leve e como tal funcionar em sistemas mais antigos, ou em sistemas modernos a grande velocidade.

    Ao contrário das versões oficiais - o Ubuntu usa o ambiente de trabalho GNOME, o Kubuntu usa KDE e o Xubuntu usa Xfce, todos considerados demasiado grandes e pesadas e consequentemente mais lentos, o Fluxbuntu usa o Fluxbox.

    Características:

    Compatível com as directivas LPAE (Lightweight, Productive, Agile and Efficient / Leve, Produtivo, Agil e Eficiente). O menu do Fluxbuntu é automaticamente actualizado ao instalar novas aplicações. A comunidade é quase inexistente e o desenvolvimento está adormecido temporariamente.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Download: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    GnewSense, Goobuntu, Jolicloud, Kubuntu
    GnewSense

    GNewSense é uma distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu, porém modificada para conter apenas software livre. As diferenças entre ela e o Ubuntu incluem:

    * Firmwares fechados removidos dos repositórios oficiais
    * Repositórios com softwares não-livres não-ativados por padrão
    * Repositório universe (suportado pela comunidade) ativado por padrão
    * Utilitários GNU (Emacs, NetHack e outros) inclusos por padrão.


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Goobuntu
    Goobuntu (Google + Ubuntu), chamado também de Google OS, é o nome dado a versão do sistema operacional criado pelo Google baseado na distribuição Ubuntu do Linux para uso nos desktops da empresa.

    A partir da informação de que a Google utilizava uma versão personalizada do Ubuntu e que internamente era chamado de Goobuntu multiplicou-se a notícia de que a empresa estaria desenvolvendo o sistema para livre distribuição como uma alternativa ao Microsoft Windows.

    Sua existência foi confirmada por Google e por Mark Shuttleworth. Shuttleworth alegou que muitas das correções e mudanças do Google estão sendo compartilhadas com o Ubuntu e integradas na distribuição do núcleo. Shuttleworth lembrou também aos leitores que enquanto alguns empregados de Google usam esta versão modificada de Ubuntu, outros usam versões modificadas de outras distribuições de Linux.

    As especulações tomam como base o fato da Google já contar atualmente com diversos sistemas que competem com os programas da Microsoft, dentre eles alternativas ao Messenger e ao famoso pacote para escritório Microsoft Office. Várias montagens com supostos funcionários da Google e fotos da área de trabalho podem ser vistas ainda hoje fazendo uma procura por imagens relacionadas ao Goobuntu.

    O assunto, associado a uma marca forte (Google), um nome forte (Ubuntu), multiplicou nos sites de notícias, blogs e outras mídias e foi finalmente esclarecido com o pronunciamento da empresa por meio de sua porta-voz Sonya Borälv: usamos uma versão do Ubuntu internamente, mas não pretendemos lançá-lo no mercado.

    A empresa revelou ainda que sua versão personalizada do Ubuntu utiliza o gerenciador de janelas Gnome.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: N/A

    Jolicloud
    Jolicloud é um sistema operativo baseado em GNU/Linux que está em fase beta. O Jolicloud foi fundado em 2009 por Tariq Krim. Destaca-se por ser um sistema exclusivamente destinado a netbooks, com um núcleo e programas desenhados para um funcionamento mais eficiente e rápido nessa nova modalidade de computadores. Faz uso da tecnologia computação em nuvem que permite que grande parte de seus programas sejam executados em servidores remotos, não ocupando espaço no disco rígido e não fazendo uso do hardware para o processamento ativo.

    Com isso destaca-se pela sua velocidade e pela sua capacidade de processamento ainda que em um hardware bastante modesto como o dos netbooks atuais. Seu principal rival é o Google Chrome que promete também fazer uso da tecnologia computação em nuvem tendo como base o mesmo núcleo que o sistema Jolicloud roda sob modificação própria, que foi destinada a economia de bateria, velocidade e compatibilidade.

    O Jolicloud faz o boot rapidamente e destaca-se pela facilidade de instalação. Wi-Fi, Bluetooth e modems 3G devem funcionar corretamente após a instalação sem nenhuma modificação ou instalação por parte do usuário. Grande parte de seus programas faz uso da computação em nuvem portanto seu grau de compatibilidade é alto pois seus programas rodam por essa tecnologia que dispensa o hardware do netbook para o processamento ativo dos programas executados.

    O Jolicloud suporta quase todos os netbooks das maiores fabricadores de computadores como Asus, Acer, Dell, MSI e Samsung.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Kubuntu
    Kubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distruibuição do sistema operacional GNU/Linux. Na verdade o Kubuntu e o Ubuntu (assim como Xubuntu e Edubuntu) são o mesmo projeto, mas ao contrário do Ubuntu, que vem com o ambiente gráfico Gnome, ele vem com o KDE e programas feitos para KDE, como o navegador Konqueror, Kontact (para emails, RSS e calendário) e Amarok, o tocador de músicas. Ele usa o mesmo repositório de pacotes que o Ubuntu.

    Desde a versão 6.06, o CD do Kubuntu pode ser pedido gratuitamente pelo sistema Shipit.

    A proposta do Kubuntu é oferecer um sistema operacional/operativo onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa.

    A Comunidade Kubuntu/Ubuntu se ajuda mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independente do nível de dificuldade.

    O nome Kubuntu é a junção do K de KDE mais a palavra Ubuntu que significa "humanidade para com os outros" num dialeto sul africano chamado Bemba.

    A versão padrão do Ubuntu vem com o desktop Gnome + programas Gnome (ex: Evolution) + ferramentas administrativas para Gnome (ex: Synaptic). A versão padrão do Kubuntu vem com o desktop KDE + programas KDE (ex: Kontact) + ferramentas administrativas para KDE (ex: Adept). Entretanto, estes são apenas os programas instalados por padrão.

    Alguém pode instalar o Ubuntu e então instalar o KDE, ou mesmo o 'metapacote' Kubuntu para ter todos os programas do Kubuntu. Ou mesmo ter uma mistura dos dois, de acordo com preferência. Há algumas desvantagens em fazer isso, já que será necessário mais espaço no disco e mais memória, já que o Gnome usa uma biblioteca chamada GTK e o KDE usa o Qt, mas é pouca coisa para computadores modernos. Para computadores realmente antigos, talvez o mais aconselhável seja a utilização da variante Xubuntu.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Linux Mint, Ubuntu Studio, Xubuntu, ZeVenOS
    Linux Mint

    Linux Mint é uma distribuição de Linux baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE.

    O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:

    Uma interface de usuário distintos e semi-independentes, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo.

    Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi íncluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube, sem ter que instalar qualquer outra coisa.

    As ferramentas do Mint, correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja utilidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.

    O ciclo de lançamentos do Linux Mint é irregular e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra A, a versão atual, baseada no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) recebeu o nome de "Isadora".

    O Mint tem os seus próprios repositórios de ferramentas específicas, mas também faz uso dos repositórios oficiais do Ubuntu para outros softwares.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Ubuntu Studio
    Ubuntu Studio é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu voltada para pessoas ligadas à edição de material multimídia como áudio, vídeo e imagem. Conta com melhorias de acesso à hardwares com finalidades semelhantes, como placa de vídeo e de placa de som. A primeira versão a ser lançada foi a 7.04 Feisty Fawn. Esta distribuição chama-se Ubuntu Studio, por se tratar de um sistema operacional voltado para aplicações multimídia beneficiando da inclusão de um núcleo de TR (teampo real), sendo ideal para ilhas de edição e, várias outras aplicações que envolvam trabalhos gráficos ou de áudio em tempo-real.

    O Ubuntu Studio já vem com programas previamente instalados, como o Blender (Modelagem e animação 3d), Ardour (Edição de áudio/MIDI multipista), Audacity (edição de áudio), GIMP (poderoso editor de imagens), Inkscape (Desenhos vetoriais), Kino (edição de Video), dentre outros.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Xubuntu
    O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que em vez de utilizar a interface gráfica GNOME utiliza o ambiente XFCE, além de programas que o façam rodar satisfatoriamente em computadores mais antigos.

    O Ubuntu utiliza o ambiente GNOME e seus aplicativos. O Xubuntu utiliza por sua vez o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para usuários com computadores menos potentes, ou que precisam de um ambiente de trabalho eficiente em computadores mais rápidos.

    O Xubuntu também utiliza principalmente aplicativos GTK+ que foram desenvolvidos para utilizar menos recursos que seus equivalentes GNOME. Mesmo assim, o Xubuntu tem acesso aos mesmos arquivos de aplicativos que o Ubuntu e pode executar a maioria dos mesmos aplicativos com apenas pequenas diferenças na interface (devido à utilização de ambientes diferentes).

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    ZeVenOS
    ZeVenOS é uma distribuição Linux alemã. É baseado no Ubuntu e centra-se em um rápido e fácil de usar o sistema, simulando a aparência do BeOS.

    ZevenOS-Neptune é uma comunidade dirigida com base na versão estável do Debian GNU/Linux. Ele vem com o mais novo Kernel Kanotix (2.6.31-genérico) com suporte de hardware moderno. O resto é quase 100% estável do Debian puro, exceto para as ferramentas ZevenOS, como o MAGI, MAGI 2, Deskbar, Encode e YAVTD.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Xandros, Foresight Linux, Gentoo, Guaranix
    Xandros

    Xandros é uma distribuição Linux. O principal enfoque da distribuição é a interface gráfica e a facilidade para a utilização tornando-o especial para uma migração de Windows para Linux, especialmente em empresas. O objetivo visual da distribuição é ser relativamente parecido com o Windows XP. Seu nome é derivado de "X Window System" e o nome da ilha grega de "Andros".

    O Xandros é desenvolvido pela Xandros Incorporated, fundada em maio de 2001, a companhia possui sede em Nova York, com escritórios em Frankfurt, São Paulo e Ottawa no Canadá.

    Suas distribuições são baseadas no Corel Linux, que por sua vez é uma distribuição baseada em Debian. Em Julho de 2007, Xandros comprou o Scalix, um cliente de e-mail e colaboração linux, baseado no HP OpenMail. Em Julho de 2008, a Xandros adquiriu a Linspire.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Foresight Linux
    Foresight Desktop Linux é uma distribuição GNU/Linux de software livre e não-livre. Ela visa incluir o software mais recente e ser tão amigável ao usuário quanto possível, mas ainda poderosa o suficiente para usuários avançados.

    Foresight é uma distribuição baseada no GNOME e anteriormente seguiu de perto seu desenvolvimento. A distribuição importou as versões 2.18, 2.16, 2.14, 2.12 e 2.10 do GNOME no mesmo dia que foram lançadas. A última versão é a 2.1.1, que inclui o GNOME 2.26.1 como seu ambiente de trabalho padrão.

    Foresight se caracteriza pelo uso do sistema de gerenciamento de pacotes Conary. Este sistema atualiza apenas os arquivos específicos que mudaram dentro dos pacotes que necessitam ser atualizados, em contraste com outros sistemas, tais como RPM e APT, que baixam os pacotes inteiros.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Gentoo Linux
    Gentoo Linux é uma metadistribuição baseada no sistema gerenciador de pacotes portage. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pingüim Gentoo. O gerenciamento de pacotes no gentoo é desenhado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina usuária.

    Diferentemente da maioria das distribuições de software, normalmente os pacotes são compilados a partir do código fonte, mantendo a tradição dos ports(em inglês) nos sistemas BSD, embora por conveniência, alguns pacotes grandes são disponibilizados também como binários pré-compilados para várias arquiteturas.

    O Gentoo descreve-se como uma metadistribuição, "devido a sua adaptabilidade quase ilimitada".

    Vantagens:

    Dependências leves - Já que os pacotes são compilados pelo código-fonte, dependências entre os pacotes são mais flexíveis do que as de distribuições binárias, e podem ser explicitamente ativadas ou desativadas em muitos dos casos. Distribuições binárias tipicamente oferecem flexibilidade similar ao fornecer várias versões do mesmo pacote com apelidos diferentes, ou dividindo pacotes em componentes mais modulares quando possível.

    Já que o número de configurações possíveis se torna combinatória conforme o número de opções no momento de compilação aumenta, não é viável manter binários para todas as possíveis combinações. Por isso o Gentoo é capaz de oferecer uma variedade muito maior de opções de pacotes no momento da compilação, onde outras distribuições famosas não são.

    Pacotes mais atuais - Ao sincronizar regularmente a sua árvore do portage, usuários Gentoo são capazes de usar a versão mais recente dos pacotes disponíveis, ao invés de ficarem fixos a uma data de lançamento em particular.

    Geralmente isso resulta em versões mais novas de software disponíveis no gerenciador de pacotes do que as disponibilizadas em outras distribuições Linux em qualquer momento específico, particularmente aquelas que são presas a um determinado lançamento, apenas com atualizações de segurança. Isto também pode ser considerado um inconveniente; ao utilizar um sistema Gentoo, não há garantias com relação a compatibilidade com versões anteriores na atualização pacotes, já distribuições que fazem apenas um combo reduzido de lançamentos para os pacotes disponíveis são capazes de gerenciar melhor a compatibilidade entre cada lançamento.

    O Gentoo Linux dá um passo além, oferecendo aos próprios desenvolvedores a opção de utilizar um overlay, que é nome dado a árvores secundárias, mas relativas à árvore principal do Portage. Isso permite que os usuários testem novas funções antes mesmo de serem lançadas, ou seja, no exato momento em que estão sendo feitas.

    Overlays são uma excelente maneira de testar a estabilidade e o progresso de determinados projetos, e muito comuns no Gentoo, oferecendo um controle privilegiado sobre a própria distribuição, sobre quais e quando pacotes podem ou não ser disponibilizados sob a premissa de serem estáveis.

    Clareza e flexibilidade - O sistema Portage mostra, comparado com outras distribuições Linux, muito do que eles está fazendo. Para muitos passos de instalação, os comandos executados são mostrados, enquanto muitas distribuições Linux apenas descrevem o que elas estão tentando conseguir.

    Fato relacionado é o fato de qualquer usuário pode modificar o comportamento do sistema por inteiro de forma relativamente simples, já que grande parte dos programas no gerenciamento de pacotes são scripts.

    Devido tudo isso, o Gentoo pode ser útil para desenvolvedores de código, por que eles podem fazer uma instalação completa com o código-fonte nos seus servidores (por exemplo servidores de revisão) usando um simples comando.

    Construa o sistema dos seus sonhos - A estrutura atual do Gentoo é basicamente modular, constituída de muitos meta-dados, tornando extremamente fácil escolher entre uma enorme variedade de opções, entre softwares e suas configurações.

    Essa modulização usa entre outros conceitos, o sistema de overlays do Gentoo, criando árvores paralelas e interligadas à árvore central, com pacotes constituídos unicamente de meta-dados, capazes selecionar, compilar e configurar pacotes, utilizando determinadas opções, pré-definidas ou não. Essa estrutura possui inúmeras vantagens, por exemplo, uma vez que os projetos são autônomos, eles ficam responsáveis pelo seu próprio ambiente, precisam se focar apenas em coisas menores, isto também acaba com a necessidade de possuir uma autoridade central e reguladora, limitando-a apenas à árvore principal, contendo o núcleo do sistema, e que determina quais projetos são oficialmente mantidos. Utilizando essa alta modulização, também torna-se mais simples executar forks, assim, se, por qualquer motivo alguém achar que o mozilla não está sendo mantido corretamente, ele pode criar a sua própria árvore e aplicar os patches e correções que acredita serem necessários, e, com o tempo, se este novo projeto realmente for melhor, ele irá lentamente substituir o primeiro, se tornando um projeto oficial.

    Desvantagens:

    Instalação lenta de pacotes - Compilar a partir do código-fonte significa que alguns pacotes são mais demorados para instalar. Demoras na instalação levam a uma instalação inicial mais longa se muitos pacotes são instalados. Em casos extremos como KDE e OpenOffice.org, a instalação de pacotes pode levar horas, ou até mesmo dias em hardware antigo.

    A compilação destes pacotes também vai exigir bastante espaço em disco, enquanto estiver sendo feita (4.6 GB para o OpenOffice.org - dê uma olhada na ebuild do app-office/openoffice para mais detalhes). No geral, usuários do Gentoo aceitam os custos do tempo de compilação para poderem usar suas próprias configurações na compilação.

    Agora, no entanto, binários pré-compilados para aplicações muito usadas como o KDE, OpenOffice.org, e Mozilla Firefox estão disponíveis, na forma como seus mantenedores upstream os disponibilizam, mas ao utilizar estes binários, você perde a chance de personalizar a escolha de características e otimizações para estes pacotes, mesmo embora o tempo de instalação dos pacotes seja reduzido para alguns minutos.

    Numa instalação padrão, as críticas acima são basicamente válidas. Porém, deve-se notar que há várias ferramentas/soluções para evitar parcialmente problemas de compilações longas. Elas podem ser usadas separadamente ou em qualquer combinação entre uma e outra:

    A primeira é alterar o número de instâncias paralelas do make que podem estar em execução. Iso pode ser especificado globalmente no arquivo /etc/make.conf ou utilizando a diretriz MAKEOPTS="-jX". Setando o valor de X = 1 + "# de núcleos de CPU", funcionando bem em muitas configurações. Note que esta configuração deve refletir o número de núcleos através de todas as máquinas ao utilizar o distcc (veja a terceira opção abaixo).

    A segunda, aplicável para configurações com >512-1024MB de RAM, é um script envoltório para o comando emerge chamado temerge[63](em inglês) que move o diretório temporário do emerge para (em inglês) no tmpfs (um RAM drive). Isto pode reduzir substancialmente o tempo de compilação para muitos pacotes, especialmente aqueles com atividade intensa de entrada/saída nos discos da área de compilação.

    A terceira, aplicável a usuários com múltiplas máquinas Linux, através do uso da ferramenta distcc, que é capaz de distribuir os tempos de compilação através de múltiplas máquinas. Isto é especialmente benéfico ao compilar sistemas a partir de imagens do "stage1" ou "stage2", quando a compilação de pacotes é exigida consideravelmente.

    A quarta é a opção buildpkg do portage[65](em inglês) para tarballs binários de pacotes compilados. Estes podem ser unidos numa máquina de arquitetura compatível e make.conf configurado de maneiras similares a de uma Distribuição Linux (binária). Isto também pode ser usado para a recuperação do sistema ou usado para compilar pacotes em uma máquina potente para depois instalar em outras menos potentes.

    A promessa de otimização - O Gentoo foi muito criticado por sua suposta promessa de executar programas mais rapidamente; por design ele permite que usuários especifiquem suas flags de compilação. Alguns websites foram criados especialmente para satirizar esta aproximação falsa a computação. Na realidade, otimizações nem sempre beneficiam a execução de um programa a tal ponto que importe recompilar todo o sistema e seus softwares, ao invés de usar pacotes pré-compilados como outras distribuições Linux normalmente fazem.

    A verdade é que o gerenciamento de pacotes do Gentoo, no entanto, oferece mais opções, que permitem também a seus usuários instalar menos bibliotecas do que aqueles aplicativos normalmente instalariam, o que pode resultar em um ambiente operacional mais magro e limpo, capaz de executar aplicativos (ou pelo menos durante a inicialização) mais rapidamente do que qualquer sistema com bibliotecas e serviços desnecessários em execução em segundo plano.

    Requer uma boa conexão com a internet - Isto está mais relacionado a downloads do que a compilar pacotes. Logo, qualquer outra distribuição Linux que possui atualizações na internet precisa baixar pacotes binários ao invés, e o tamanho dos pacotes binários e códigos geralmente é comparável. Atenuando este inconveniente há a possibilidade de fazer o download de arquivos necessários em segundo plano utilizando as flags -f ou --fetchonly do emerge, ou o download pode ser feito automaticamente, também em segundo plano, durante a compilação, ao ativar a característica parallel-fetch.

    Outro modo de se fazer isto é realizar os downloads em outra máquina utilizando o comando emerge e mover o código-fonte para o diretório /usr/portage/distfiles correspondente na máquina desejada; deste modo, se o usuário possuir uma velocidade de conexão baixa, ele pode realizar os downloads em outro lugar.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Guaranix
    Guaranix é o projeto de criação de uma distribuição GNU/Linux baseada no Gentoo, com o poderoso sistema de gerenciamento de pacotes Portage, mas com o uso de pacotes pré-compilados.

    O objetivo da distribuição é ser leve, mas procurando manter uma aparência bonita, utilizando principalmente aplicações desenvolvidas com o Gtk2. O alvo da distribuição é o pc mais antigo, baseado nos processadores 586 em diante, para os quais os pacotes da distribuição serão compilados e otimizados. A distribuição pretende atingir primeiramente o usuário avançado/intermediário e, mais tarde, englobar também o público iniciante.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: N/A

    Litrix, Sabayon, GoboLinux, openSUSE
    Litrix Linux

    Litrix Linux é um distribuição linux em formato live CD que pode ser instalada também como sistema operacional Desktop em computadores x86.

    O projeto Litrix linux foi criado e desenvolvido por Vagner Rodrigues a partir da soma de algumas experiências pessoais do mesmo.

    O primeiro ensaio do projeto aconteceu por volta do ano de 2000 com o lançamento do BZS ( Brazilian Zip Slackware ) uma versão modificada do Slackware capaz de ser executada em partições FAT 32 dando uma opção a usuários windows 9X que não conheciam o sistema GNU/Linux a ter os primeiros contatos sem necessidade de reparticionamento do HD.

    Porém devido a problemas de hospedagem na época o sistema ficou pouco período disponível para download.

    No final de 2003 devido a vários problemas com servidores de impressão e filtros para impressoras no Slackware, Vagner começou a procurar uma alternativa melhor no quesito filtros de impressão que APSFILTER usado no Slackware.

    Após criar pacotes para Slackware do Foomatic + cups para Slackware Vagner pega uma copia do script que gera o live CD Slax e desenvolve o Litrix linux 1.0.

    Mais tarde o Litrix linux cria um "fork" das similaridades com o Slax e passa ter seu próprio script de geração de live CD e boot de CD.

    Em 2005 o Litrix 2.1 foi a vez de se despedir da base Slackware e passar a usar a base Gentoo permitindo trazer novos recursos e capacidade de ser customizados para maior desempenho.

    Atualmente o Litrix Linux baseado na meta distribuição Gentoo esta na versão 8.5, com o Litrix é possível se ter um sistema Gentoo compilado sem perder tempo pois ela já vem totalmente compilada e com aplicativos básicos para uso diário.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Sabayon Linux
    Sabayon Linux ou Linux Sabayon, antigamente conhecido como RR4 Linux/RR64 Linux, é uma distribuição Linux baseada no Gentoo, foi criada pelo programador Fabio Erculani, e por ele desenvolvida e distribuída em Trentino, Itália.

    Seu nome vem de uma sobremesa: um doce Italiano chamado Zabajone ou Zabaione. O nome foi escolhido porquê na Inglaterra o doce se chama Zabaglione, e na França, Sabayon.

    Em abril de 2008 a fundação NLnet anunciou oferecer suporte financeiro à distribuição. No dia 12 de junho de 2008, a Sabayon anunciou sua parceria com as Comunicações Netcraft (NetCraft Communications (em inglês).

    Uma opção denominada "Entropy" incorpora o gerenciamento de pacotes binários através de uma GUI chamada "Sulfur" ou através do comando "equo" na distribuição. Muitos binários já foram disponibilizados e o comando "equo" para interoperabilidade com o Entropy está bastante desenvolvido [10]. Atualmente AIGLX, XGL, e Compiz se encontram nos discos de instalação e podem ser ativados no painel de boot do Isolinux[3]. Para aqueles que desejarem uma instalação mais rápida do que a versão completa (4.0 r1, 4,5 Giga) há novas versões modificadas 5.2 com KDE 4 ou com GNOME (cerca de 2,0 Giga), voltadas para multimídia e já contendo Codec de áudio e outros codecs.

    Sabayon Linux também está disponível com os ambientes de trabalho KDE, Xfce e GNOME, e também com o Fluxbox, mas podem ser instalados LXDE, Compiz-Fusion, Compiz, E17, WindowMaker, Openbox, Blackbox, IceWM etc.

    Sabayon Linux é um sistema operacional GNU/Linux baseado na distribuição Gentoo. O Sabayon é uma distro de origem italiana. Sendo muito sofisticada gráfica e até artisticamente, está entre as distros mais bonitas do mundo. Extremamente completo, contém todas as interfaces gráficas (veja: Gerenciador de janela) usuais, planas ou em 3D: GNOME, IceWM, Window Maker, KDE, XFCE, LXDE, Fluxbox, OpenBox, BlackBox, Emerald, Metacity, Metisse, Beryl, Compiz Fusion. Enlightenment 17, entre outros. O instalador é o Anaconda (originalmente desenvolvido para o Mandriva, o Red Hat e o Fedora, mas hoje usado por muitas outras distribuições GNU/Linux).

    A utilização do Anaconda modificando o instalador Gentoo, confere versatilidade e maior facilidade de instalação. A principal característica diferenciada do Sabayon é reunir em um só Linux, toda a facilidade de uso das distros baseadas no Debian ou Red Hat (que usam binários previamente compilados), com o poder de compilação, a otimização para um hardware específico e a rapidez do Gentoo Linux. Embora possa instalar os binários (com Entropy, equo, Sulfur), mas altamente otimizados para a plataforma, com o comando emerge e o gerenciador de pacotes Portage (interfaces gráficas amigáveis: Portato, Kuroo, Porthole, Himerge etc), o Sabayon, como o próprio Gentoo, também pode atualizar a partir dos pacotes-fonte, usando os mesmos Ebuilds e Overlays do Gentoo e compilando-os, otimizados, no micro do usuário.

    Por esses motivos, contrariamente ao pensamento corrente entre alguns Usuários de outros sistemas Linux, o Sabayon não deve ser considerada uma Distro binária derivada do Gentoo, pois como usa os próprios repositórios, SLOTS, e pacotes do Gentoo, baixa seus Ebuilds e Código fonte, e os compila, É portanto, mais a considerar-se como uma modificação do próprio Gentoo, um Gentoo com compilação automática. A partir da versão 3.5, o Sabayon conta ainda com um outro tipo de instalador, o Entropy, que utiliza binários que foram compilados previamente a partir dos Fontes do Gentoo, pelos próprios desenvolvedores do Sabayon.

    Como são binários tipo Gentoo, são otimizados e são compatíveis com o Gentoo. O Entropy é um instalador chamado "inteligente", que não mistura os menus e as telas dos diversos ambientes gráficos do Sabayon e funciona junto com Portage.

    O usuário pode utilizar qualquer um dos dois instaladores ou ambos. O Sabayon também possui um sofisticado sistema de reconhecimento automático do hardware e configura a aceleração de vídeo automaticamente, facilitando grandemente a execução de Desktops e Gerenciador de janela 3D, como Beryl, Compiz Fusion, Compiz. Metisse ou Cairo-Dock.

    Também usa um dos melhores Centros de Multimídia, o XBMC, muito útil para ver Vídeos, tocar CDs, MP3 ouvir Web rádio etc. Essas características tornam o Sabayon bonito, amigável para o usuário iniciante mas também poderoso, estável e customizável para o usuário avançado, o programador ou mesmo para o utilizador de Gentoo, que deseja uma alternativa mais fácil de instalar e manter rapidamente, do que o próprio Gentoo.

    A cada versão lançada, o Sabayon amadurece e se torna mais estável, bonito e fácil de instalar e usar (mesmo assim, poderoso e profissional para o utilizador avançado), merecendo um lugar de destaque entre as mais importantes Distros Linux do Mundo.

    Atualmente é o 10° Linux mais acessado na Distrowatch. As últimas versões oficiais foram as 5.2, para 32 e 64 Bits usando GNOME, KDE, "Core" (Núcleo apenas) em Março de 2010.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    GoboLinux
    GoboLinux é uma distribuição Linux criada no Brasil, atualmente mantida por uma comunidade de usuários de todo o mundo.

    GoboLinux é uma distribuição alternativa, que redefine toda a hierarquia do sistema de arquivos. O principal enfoque desta hierarquia alternativa é armazenar todos os arquivos pertencentes a uma aplicação em sua própria árvore de diretórios com caminhos como /Programs/GCC/2.95.3/lib. Para possibilitar que o sistema encontre esses arquivos, eles são agrupados de forma sistemática em diretórios como System/Links/Executables, que contém os links para todos os arquivos executáveis dentro da hierarquia dos programas.

    Este modelo contrasta com a estrutura tradicional dos sistemas Unix, que contém caminhos como /usr e /etc, mas existem links para garantir a compatibilidade do sistema com a estrutura tradicional.

    O GoboLinux introduz algumas outras mudanças, como um sistema de scripts de inicialização novo, diferente dos padrões System V e BSD, e um sistema de pacotes baseado diretamente no sistema de arquivos, sem a necessidade de utilizar uma base de dados. A ferramenta Compile utiliza "regras de compilação" que especificam como cada programa deve ser compilado.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    openSUSE
    openSUSE, é uma distribuição do sistema operacional Linux, desenvolvida pelo projeto comunitário openSUSE. Após adquirir o SUSE Linux em janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norte-americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware) e que perdeu fatia substancial de mercado com o advento do Windows NT da Microsoft, decidiu lançar o SUSE Linux Professional como um projeto 100% open source, envolvendo a comunidade no processo de desenvolvimento.

    A versão inicial foi uma versão de teste do SUSE Linux 10.0, e, desde novembro de 2009, sua versão estável corrente é openSUSE 11.2.

    A característica do openSUSE é o YaST, um aplicativo de gerenciamento que traz a possibilidade de configurar de forma gráfica diversos elementos do sistema operacional.

    A distribuição SUSE Linux foi originalmente uma tradução do Slackware Linux para o idioma alemão. A distribuição Slackware Linux (mantida por Patrick Volkerding) era, a princípio, em grande parte, baseada no Softlanding Linux System.

    Em meados de 1992, a SLS foi criada por Peter MacDonald, sendo a primeira distribuição abrangente que continha elementos tais como X e TCP/IP. S.u.S.E foi fundada em fins de 1992 como uma empresa de consultoria de UNIX, a qual, entre outras atividades, lançava pacotes de softwares que incluíam o SLS e o Slackware e editava manuais para UNIX/Linux.

    S.u.S.E é um acrônimo para a expressão alemã: "Software- und System-Entwicklung" ("desenvolvimento de software e de sistemas").

    Contudo, em comunidades da Web de língua inglesa têm circulado rumores de que o nome é um tributo ao pioneiro da computação na Alemanha Konrad Zuse, cujo nome em inglês tem pronúncia idêntica. A primeira versão em CD do SLS/Slackware foi lançada em 1994, sob o nome S.u.S.E Linux 1.0. Posteriormente, foi integrada com a distribuição Jurix por Florian La Rouche, que lançou a distribuição unificada S.u.S.E Linux 4.2 em 1996, considerada, na verdade, como a primeira distribuição SuSE propriamente dita.

    Mais tarde, o SuSE Linux incorporou muitas características do Red Hat Linux, tais como os RPMs e o /etc/sysconfig. Em uma mudança para atingir mais efetivamente o público corporativo, a SuSE anunciou o SUSE Linux Enterprise Server, em 2001. E, em consequência, trocou o nome da empresa para SUSE Linux em setembro de 2003, como parte de sua nova estratégia global, conforme anunciou seu vice-presidente de marketing, Uwe Schmid.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    CentOS, Fedora, Ekaaty, Mandriva
    CentOS

    CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.

    A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no Red Hat Enterprise Linux 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um Red Hat Enterprise Linux. Funcionalmente, pode-se considerar os sistemas clones.

    CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.

    Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD.

    CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade activa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads, desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Fedora Linux
    Fedora (antigamente chamado Fedora Core) é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos.

    Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops.

    Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto.

    Suas principais características são:

    * Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux;
    * Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente;
    * Gestor de desktop GNOME e KDE;
    * Inclui diversos drivers de periféricos atualizados, facilitando a detecção de hardwares mais novos;
    * Possui diversas interfaces de configuração (Rede, vídeo, som, segurança, teclado, samba, serviços etc) facilitando a administração e configuração do sistema;
    * Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit (a partir do Fedora 9);
    * Inúmeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes;
    * LiveCDs instaláveis com Gnome e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7;
    * A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de fácil utilização para que qualquer pessoas possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora;
    * Disponível em CDs (exceto as versões 7 e 8, lançadas somente em DVD) e DVDs (a partir da versão 7);
    * Disponível nas arquiteturas x86, x86_64 e PPC;
    * Traduzido e documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil;


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Ekaaty
    Ekaaty Linux (do tupi-guarani Eka = Busca e Aty = União) é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida no Brasil que tem como base o Fedora Core e gerenciador de ambientes KDE. Seu desenvolvimento é focado na plataforma PC Desktop e otimizado para a arquitetura i386, tendo atualmente quatro versões (Lite, Desktop, Media Box e Educacional). Sua última versão estável é a 4 (Yanomami), lançado oficialmente no dia 06 de fevereiro de 2010.

    O Ekaaty Linux surgiu da iniciativa dos administradores da Comunidade Fedora Brasil (antigo Projeto Fedora Minas) de se criar um repositório de pacotes otimizados para o Fedora. Foram realizadas algumas pesquisas sobre as necessidades e anseios dos usuários brasileiros do Fedora e, a partir dos resultados, os pacotes foram desenvolvidos e disponibilizados no site da Comunidade Fedora Brasil, em formato de repositório de pacotes, que poderia facilmente ser adicionado à ferramenta de instalação de pacotes do Fedora - o YUM. Também foi disponibilizado suporte para o gestor de pacotes Smart.

    Com o passar do tempo e sucesso da iniciativa do repositório, os usuários da comunidade sugeriram que os pacotes fossem colocados em uma imagem de CD para facilitar o download. Um CD repositório foi criado, mas não chegou a ser disponibilizado.

    Havia também a necessidade de se proceder com instalações mínimas do Fedora e, então, foi implementado um CD de instalação com o Anaconda modificado. O Projeto Fedora foi consultado sobre a possibilidade de nomeá-lo Fedora Light, o que não ocorreu. Então, em reunião, os administradores da Comunidade Fedora Brasil (Christian Tosta, Cristiano Furtado, Francisco Vianna, Rudimar Grass e Luciano Soares) decidiram dar um nome para a nova distribuição. Alguns dos nomes propostos foram Pererê e Kurupyra.

    Foi fundado, então, em 30/01/2006, o Projeto Ekaaty, nome que vem da conjunção de dois afixos da língua tupi: eka, que significa Busca e aty, significando União. A junção formou a palavra Ekaaty representa o objetivo do projeto, a 'busca por união' entre os usuários e os desenvolvedores do novo sistema operacional.

    O logotipo, proposto por Cristiano Furtado, também foi esboçado em reunião e simboliza as barreiras separando a comunidade dos desenvolvedores na busca por essa união. São três as barreiras representadas no logotipo, onde uma delas, da direita para a esquerda, está quebrada, formando uma figura semelhante a um 'IK' alternando as cores verde e amarelo (depois beje). Passado algum tempo, o logotipo ganhou um retângulo verde com bordas arrendondadas e margem beje ao redor do 'IK'.

    O mascote da distribuição nasceu de uma brincadeira do Christian Tosta. "Os cinco mosqueteiros" representam os administradores da Comunidade Fedora Brasil reunidos na noite da fundação do Projeto Ekaaty.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Mandriva Linux
    Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.

    A empresa francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos.

    O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.

    A empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima nos Estados Unidos, para usuários domésticos.

    É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.

    Nem todos os programas da distribuição cabem no CD/DVD. Por isso, é recomendado ao usuário adicionar repositórios oficiais, adicionando-os, milhares de programas ficarão ao seu dispor para instalação no Gerenciador de Programas.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    PCLinuxOS, Yellow Dog Linux, Slackware, Slax, Vector Linux, Artistx
    PCLinuxOS

    PCLinuxOS é uma distribuição do sistema GNU/Linux. É uma distribuição do tipo Live CD em desenvolvimento semelhante ao Knoppix baseada no Mandrake versão 9.2 que roda inteiramente através de um CD "bootável". Os dados do CD são descomprimidos on-the-fly, permitindo até 2 GB de programas e arquivos de sistema em apenas um CD, incluindo KDE, FluxBox, e uma grande quantidade de pacotes como OpenOffice e Mozilla Firefox mais os plugins. Recomenda-se 256 MB ou mais de RAM e aproximadamente 5 GB de espaço livre para a instalação no HD.

    A comunidade brasileira do PCLinuxOS se encontra em sua infância, desenvolvida em plena metade de 2008. Pode ser acessada pelo endereço eletrônico:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Yellow Dog Linux
    Yellow Dog Linux (em inglês), Cachorro Amarelo, também YDL, é um software-livre, sistema operacional de código aberto para computadores ppc. Desenvolvido pela Terra Soft Solutions, Yellow Dog Linux foi lançado primeiramente em 1999 para o Macintosh da Apple. A versão mais recente, 6.1, foi lançada dia 19 de Novembro de 2008; há 83 semanas e 4 dias apenas para membros e um mês depois para todo mundo.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Slackware Linux
    Slackware Linux é o nome dado pelo seu mantenedor, o Patrick Volkerding, a uma das mais antigas e conhecidas distribuições (sistema operacional e conjunto de aplicativos) do Linux; é a mais antiga distribuição ainda mantida em evidência.

    Criada em meados de 1993 por Patrick Volkerding e mantida pelo próprio, o Slackware Linux (ou simplesmente "Slack") tem como objetivo manter-se fiel aos padrões UNIX, rejeitando ferramentas de configuração que escondam do usuário o real funcionamento do sistema. Além disso, o Slackware é composta, apenas, do empacotamento de aplicativos em versões estáveis (que diferem das versões betas e de pré-lançamentos, ainda em condições de testes), e sem alterações feitas fora dos times oficiais de desenvolvedores.

    Outras distribuições Linux foram organizadas baseados na compatibilidade com o Slackware Linux. No começo, Patrick Volkerding mantinha a distribuição só. Ao longo dos anos, acabou aceitando a ajuda de alguns colaboradores (muito poucos por sinal) a fim de o ajudar no desenvolvimento da distribuição.

    Por sua concepção UNIX-like, o Slackware Linux faz uma abordagem bastante diferente das outras distribuições populares como Red Hat, Fedora, Debian, Gentoo, SuSE, e Mandriva. Sua política de só incluir aplicativos estáveis e nenhuma interface gráfica de configuração específica, a fez tornar uma distribuição referência para aqueles que desejam conhecer a realidade de um sistema UNIX-like. Simplicidade e estabilidade são duas características marcantes nesta distribuição. Muito comum em servidores, procura ser uma distribuição "leve", praticamente sem enfeites e rápida, muito apreciada por usuários mais experientes.

    O termo "slack" traz um significado peculiar a distribuição. Patrick extraiu este nome pela chamada Slack Church of the SubGenius (Igreja dos Sub-Gênios). De acordo com esta organização, "slack" significa ter "senso de liberdade, independência e originalidade para alcançar suas metas pessoais". Dessa forma, o nome "Slackware" traduz bem a filosofia do sistema.

    O fato do Patrick Volkerding objetivar estabilidade e não trazer versões betas ou aplicativos ainda em testes, trouxe ao slackware a aparente impressão de ser uma distribuição de lançamentos lentos em comparação as demais distribuições linux. Esta curiosa impressão podem ter ênfase no próprio nome da distribuição: "SLACKWARE" (que significativamente se traduz "SLACK" como sendo "PREGUIÇA", e "WARE" como "PRODUTO") sendo interpretado como um produto de lapidação vagaroza.

    Mesmo após o lançamento de versões estáveis da distribuições, ao se instalar, as configurações do sistema são feitas diretamente nos documentos texto de configurações, modo preferido entre os usuários mais experientes.

    Toda versão Slackware é estável. Também existe sempre uma versão current - intermediária entre a versão estável atual e a próxima -, mas dessa jamais há imagens para download: os respectivos pacotes precisam ser baixados um por um dos da pasta "current" contida nos repositórios do Slackware e instalados, igualmente um por um, com o comando upgradepkg do pkgtool.

    Para quem faz questão de um Slackware totalmente current, a opção mais eficaz é baixar e instalar o Slackpkg, uma ferramenta que acessa os repositórios oficiais e que faz esses upgrades automaticamente. Porém, desde a versão 13.0, o Slackpkg vem instalado por padrão na distribuição.

    Possui seu próprio gerenciador de pacotes, o pkgtool (installpkg, upgradepkg, removekpg, explodepkg, makepkg), sem gerenciamento de dependências (existem programas que adicionam esse gerenciamento, como o slapt-get e swaret). O formato dos pacotes .tgz é bastante simples, similar a um .tar.gz contendo apenas os arquivos a serem instalados em suas respectivas pastas em relação à raiz do sistema, além de um script com comandos complementares para a instalação.

    O Slackware Linux é um Sistema Operacional livre, ou seja, está disponível na Internet e todos têm acesso ao código-fonte, podendo então melhorá-lo ou adaptá-lo às próprias necessidades.

    A versão 12.0 da distribuição foi um marco. Disponibilizado em 2 de julho de 2007, é a primeira versão a vir com Linux 2.6. É a que mostra mais inovações e mudanças em relação com as anteriores, além do Linux 2.6.21.5, que na época do lançamento era o mais atual já mostrando uma mudança na concepção do Slackware que não costumava utilizar o último release do núcleo, ela conta com três inovações que resultaram em muita polemica que é o HAL, a glibc 2.5 e o GCC 4.1.2, a primeira é uma camada de abstração de hardware que fornece auto-mount para o sistema indo contra a filosofia original do sistema, mas inserido por causa da dependência do KDE pelo mesmo e a segunda são as bibliotecas de C do projeto GNU essa era a versão mais recente da mesma no lançamento da distribuição e foi muito contestada a sua utilização por ser um pacote crucial para o sistema e por ser muito novo ser suscetível a instabilidade, já o GCC 4.1.2 gerou polêmica devido a falta de compatibilidade de códigos antigos com os compiladores da nova série do GCC indo novamente de encontro a filosofia Slackware que busca estabilidade. Por falar no núcleo, essa versão foi a primeira a não ser capaz de fazer boot pelo disquete, tendo como opção na instalação a criação de um dispositivo USB de boot, e veio apenas com a versão 2.6.21.5 no CD em 4 modos generic-2.6.21.5 (genérico contendo os hardwares mais comuns dentro do núcleo e o resto modularizado), generic-2.6.21.5-smp (mesmo que anterior com suporte a multiprocessamento / HT), huge-2.6.21.5 (núcleo que contem praticamente tudo que existe de suporte a hardware embutido no núcleo a custo de um peso imenso(huge) na hora do carregamento) e o huge-2.6.21.5-smp (mesmo que o anterior mas com suporte a multi-processamento).

    O Slackware 13, a versão atual, possui a GCC 4.3.3, o núcleo Linux 2.6.29.6, KDE 4.2.4, Xfce 4.6.1, e a suíte SeaMonkey 1.1.17, além de todos os utilitários habituais. Provavelmente, a maior mudança é a adição do suporte oficial para 64 bits, embora a versão de 32 bits continue a ser desenvolvida. Outra grande mudança é a passagem do KDE 3.x para o KDE 4.x.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    SLAX

    SLAX é uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É um Live CD, podendo ser executado sem instalação no disco rígido - ou mesmo em um computador sem disco rígido. Ele pode ser executado pelo CD, por um drive USB ou pela memória RAM - o que libera o drive de CD para outros usos. SLAX Standard e Kill Bill usam o KDE como seu ambiente de desktop, enquanto o Popcorn usa Xfce. O FluxBox é uma opção em todas as versões exceto Frodo.

    A versão atual estável do SLAX é a 6.1.0 que tem cerca de 190MB, sendo que se pode escolher para adicionar dentre 27 módulos de linguagens, incluindo o português do Brasil ou de Portugal.

    Características - SLAX contém os seguintes softwares:

    1. Linux 2.6.24
    2. X.org 7.3
    3. UnionFS e SquashFS
    4. KDE 3.5.9
    5. MPlayer 1.0rc1 com KPlayer
    6. Rdesktop (rscp in KDE)
    7. Suporte a hotplug
    8. cdrtools
    9. Cliente de e-mail Mutt
    10. wget


    Uma lista completa de softwares pode ser encontrada em Página de pacotes de software do SLAX.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Vector Linux
    O Vector Linux, é uma distribuição Linux baseada no Slackware, foi desenvolvida no intuito de ser usado em computadores antigos, hoje em dia o Vector está na sua versão 6.0, que é baseada no Slackware 12.1. Por ter sido inspirada no Slackware, encontram-se dificuldades de instalação e configuração por usuários iniciantes, porém é altamente personalizável. Como uma distribuição leve, o Vector Linux ficou bastante famoso, estando entre as 20 distribuições mais visitadas no distrowatch.

    Mais informações: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Artistx
    Artistx é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu. O objetivo desta distribuição é transformar seu computador num estúdio multimídia. Ela contém muitos programas de áudio, vídeo, fotos e etc. Foi feita especialmente para quem trabalha com multimídia, e mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, o Linux não é isento de programas multimídia.

    Mais informações: no site oficial
    Site oficial: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Conclusão
    Neste artigo mostrei algumas características das principais distribuições Linux, levando em consideração que existem muitas outras. Para fazer este artigo fiz algumas pesquisas, e peço desculpas se alguns dados pesquisados estiverem obsoletos. Com isto você já pode escolher qual distribuição melhor se enquadra no seu perfil, e pode desfrutar de um sistema operacional muito intuitivo.

  • Font Size
    #2
    Tirando Back Track usaria qualquer um dessas distros. Mas quem não gosta de Back Track sou eu, minha opnião.

    Boas informações.
    Grato.
    Mesmo longe, eu estou perto. Guia do Hacker 4ever.

    Comment


    • Font Size
      #3
      Eu uso o Ubuntu!!
      Porque confesso que sou muito "bizonho" em Back Track, Fedora, OpenSUSE!
      AHUAHUAHAUA

      Prefiro Ubuntu!
      Não te engane. De Deus não se zomba, o que o homem plantar, é o que ele vai colher. (Gálatas 6:7)


      sigpic


      Comment


      • Font Size
        #4
        Ubuntu Rulz...

        Micro$oft was defeated

        Comment


        • Font Size
          #5
          muito boa essa matéria,eu uso o biglinux mas pretendo mudar.
          E agora já sei como devo escolher
          A atitude traz a sorte !

          Comment


          • Font Size
            #6
            Amigo muito bom seu poste !
            Mas prefiro 100% o windows 7, mesmo sabendo q pega muito mais virus!!!

            Comment


            • Font Size
              #7
              otimo post RedDeviL eu tenho o cd do linux mais não sei aonde coloquei vo te que comprar novamente kkkk mas não da nada prefiro o linux obrigado por compartilhar essa informaçao RedDeviL otimo post

              Comment


              • Font Size
                #8
                Belo Artigo...

                Resumindo...
                Se te maquina antiga -> Slackware, Small Linux
                Se é Iniciante -> Big Linux, Ubuntu
                Aprender como Funciona o Sistema -> Debian e Slackware (Vai ralar pra aprender a usar... aheihaeihihaei)
                Linux Bonito -> Qualquer um! só instalar Compiz Fusion
                Servidores -> Fedora, openSuse ou FreeBSD.

                pra aprender mesmo e não voltar atrás, não tem outro jeito de aprender, não faça dual boot. USE APENAS UM SISTEMA!
                Recomendo o Debian. (mas é fodão de usar e não vem pronto tem muito que configurar nele...)
                se quiserem trocar umas idéias posso ajudar...

                ABÇ.



                Lord Beni-Aretz


                Não Acha Estranha Essa Frase:
                Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

                Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


                Fã ->Nickguitar.dll


                Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
                Então click na imagem e ajude-nos com os links off

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  foi para os favoritos

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    Um dos sistemas que mais gostei foi o Debian, aprendi a usar ele na 4linux e me apaixonei por ele, mas para iniciantes é melhor msmo, bem mais configurado e é melhor para trabalhar como desktop em geral, uma distro mais amiga, agora não pense que pegando a distro do BackTrack ja vai sair invadindo haha' aprenda as configurações, modo texto ai tu le muita man page e how-to ai você aprofunda em segurança para os que querem, eu amo Shell Script, por isso prefiro Debian

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      como sou meio iniciante eu prefiro o Ubuntu
                      Otimo post parabéns
                      Saiba invadir para não ser invadido. Quem faz o mal não tem idéia de quanto mal faz a si mesmo. Seja do bem. Seja um profissional de segurança e use os conhecimentos para defesa de sistemas de informação.




                      Comment

                      X
                      Working...
                      X