Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Tutorial] Aprenda a instalar e usar o Windows dentro do Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    [Tutorial] Aprenda a instalar e usar o Windows dentro do Linux

    O Linux é um sistema que tem avançado cada vez mais, e o Ubuntu sempre trazendo facilidades para os usuários, mas infelizmente ainda não chegamos num ponto onde podemos nos dar ao luxo de não ter o Windows instalado na máquina.

    O mais comum é você ver os dois instalados normalmente no mesmo computador, mas com isso você precisa reiniciar o computador para trocar de um para o outro. Um meio mais prático de usar os dois é instalar o Windows dentro do Linux, assim pode até usar os dois ao mesmo tempo. Nós conseguiremos isto através do uso de uma máquina virtual chamada VirtualBox

    Instalando Virtual Box

    Instalar a Virtual Box não é difícil. O primeiro passo é instalar o Automatix, um programa que facilita a instalação de muitos tipos de programas úteis no Ubuntu.

    Abra o Automatix, selecione a categoria Virtualization e marque para instalar a Virtual Box. Clique em Start e aguarde o fim da instalação.

    Criando um HD Virtual

    Agora que temos a Virtual Box instalada no nosso sistema, nós vamos criar duas coisas que, juntas, vão fingir que são um computador para enganar o Windows. O objetivo do programa é fazer o windows achar que está sendo instalado em um computador vazio, e não dentro do Linux. Então, a primeira coisa a fazer, é criar um HD Virtual, que é um HD falso dentro da Virtual Box.

    Abra a Virtual Box. No Ubuntu, o programa pode ser encontrado em Aplicações > Ferramentas de Sistema > Innotek Virtual Box. Veja abaixo a tela inicial do programa, sem nenhuma máquina virtual criada.



    No menu Arquivo, selecione Gerenciador de Discos Virtuais. Na tela seguinte, clique no ícone “Novo” para criar um novo hd virtual. Clique em “Próximo“.

    Agora será apresentada duas opções de hd virtual: tamanho fixo ou tamanho expansível. A diferença entre os dois tipos pode ser lida na própria tela do programa, mas recomendo selecionar a opção “Imagem Dinamicamente Expansível” a menos que você tenha algum motivo especifico para ficar com a outra opção.

    Virtual Box - Tamanho e Nome do HD



    Chegamos, então, à tela da imagem acima. Aqui, vamos dar um nome para o HD Virtual e vamos definir seu tamanho máximo. Para gente poder lembrar depois, coloque o nome do HD Virtual como a versão do windows que você vai instalar. No meu caso, Windows XP.

    O tamanho máximo do HD depende do que você vai instalar nele, e o espaço que você tem disponível no seu HD verdadeiro. Isso porque, apesar de estarmos criando um “HD falso”, tudo que for colocado dentro dele estará ocupando espaço do seu HD verdadeiro. No meu caso, tenho um HD de 80gb e só vou usar o windows para usar o photoshop, então fiz meu HD virtual com apenas 4GB de espaço. Não coloque um valor abaixo de 3GB, porque a própria instalação do Windows ocupa quase 2GB.

    Clique em Próximo, e então em Finalizar. Nosso hd virtual agora está pronto.

    Criando a Máquina Virtual

    Agora que temos nosso hd virtual criado, vamos criar nossa máquina virtual. Na tela inicial do Virtual Box, clique no ícone Novo. Começamos agora a criar a máquina virtual. Clique em Próximo.



    Defina um nome para a máquina virtual. Novamente, é uma boa dar a ela o nome da versão do windows. No tipo de Sistema, selecione a versão do windows que pretende instalar. No meu caso, selecionei a opção Windows XP.

    Agora, precisamos definir quanto de memória RAM estará disponível para nossa máquina virtual. Este momento é importante, porque quando iniciamos nossa máquina virtual, ela vai ocupar esta quantidade de RAM no nosso computador. Então, se colocar uma quantidade muito pequena, o windows não vai ter memória suficiente. Se colocar uma quantidade muito grande, sobre pouca RAM pro linux. Como uma recomendação, sugiro colocar metade do seu total de memória RAM. Se você tiver menos de 512Mb, sugiro não tentar usar uma máquina virtual.

    Na tela seguinte, temos de informar à máquina virtual em que HD virtual ela será instalada. Selecione o hd que criamos anteriormente, e clique em Próximo.

    Verifique as informações e clique em Finalizar. Sua máquina virtual está criada.

    Configurações Finais e Instalação

    Agora que temos nossa máquina virtual corretamente instalada, só precisamos dar a ela acesso ao drive de CD/DVD para instalar o Windows.

    Novamente na tela inicial do Virtual Box, clique em Configurações. No menu da esquerda da nova tela que abriu, selecione CD/DVD ROM.



    Marque a caixa “Montar Drive de CD/DVD“. Com isto, a máquina virtual terá acesso ao seu drive. Se quiser, você pode informar uma imagem de disco e ele fará com que a máquina virtual pense que esta imagem de disco é um CD ou DVD inserido no drive. Você pode baixar imagens de disco (formato ISO) na internet. Mas isso fica pra outro tutorial.

    Inicie a máquina virtual, insira o CD/DVD do windows e siga todos os passos para sua instalação. Este tutorial não irá te ensinar a instalar o windows.

    Com o fim da instalação, você está agora livre pra usar o windows como bem entender. Quando não quiser mais usar, é só fazer o processo de desligar o computador dentro do windows, e ele fechará a máquina virtual.


    Ps: para instalar o virtual box digite no console sudo apt-get install virtualbox


    Brazilians Defacers Ownz You

  • Font Size
    #2
    Show de bola mano, para mim e o mais facil de usar... lembrando que o apt-get dependo do distro linux...
    vlw por compartilhar...

    abraços

    Comment

    X
    Working...
    X