Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Tutorial]Como emular um CD/DVD a partir de uma imagem ISO

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    [Tutorial]Como emular um CD/DVD a partir de uma imagem ISO

    No windows, podemos usar o Daemon Tools para usar uma imagem de CD, fingindo para o computador que temos um drive com aquele CD dentro, sem precisar que haja fisicamente um CD com aqueles dados. A mesma coisa com DVD. No Linux, é possível fazer a mesma coisa sem precisar de programa algum, usando apenas os comandos padrão do sistema.

    Primeiro, é necessário entender rapidamente o sistema de montagem. No linux, o conteúdo de qualquer fonte de dados (disco rídigo, disquete, CD, DVD, etc) é necessário primeiro montar aquele sistema de dados, para depois poder acessá-los. No Ubuntu, assim como em muitos outros sistemas linux modernos, assim que uma nova fonte de dados é inserida, ela e montada automaticamente, sem que você precisa se preocupar com isso.

    A vantagem é que o sistema de montagem do linux permite que você monte uma imagem ISO como um CD ou DVD no seu computador, mas isto deve ser feito manualmente a partir de um comando.

    Como montar a imagem?

    Para montar a imagem, vamos usar o terminal. Esta dica funciona igualmente no Ubuntu e Kubuntu, e provavelmente em todas as outras distribuições também.

    No Ubuntu, todo sistema de arquivos montado fica dentro do diretório /media/. Precisamos, então, criar primeiro um diretório onde a imagem será montada. No terminal, digite:

    Código:
    cd /media/
    Escolha um nome para o diretório. Aqui, usei o nome “imagem“, mas você está livre para decidir seu nome. O comando, então, é o seguinte, trocando imagem pelo nome que você quer para o diretório:

    Código:
    mkdir imagem
    Agora que temos o diretório criado, vamos usar o terminal para acessar o local onde se encontra a imagem ISO que vamos montar. Se você não sabe chegar, pelo terminal, até o local onde se encontra a imagem, você pode aprender com este tutorial.

    Agora você digita o comando que vai realmente montar a imagem ISO no diretório escolhido:

    No Ubuntu, todo sistema de arquivos montado fica dentro do diretório /media/. Precisamos, então, criar primeiro um diretório onde a imagem será montada. No terminal, digite:

    Código:
    sudo mount -t iso9660 -o loop arquivo.iso /media/imagem


    O que quer dizer estes comandos que eu digitei?

    Se você tem interesse em entender um pouco mais do que está acontecendo, vou dar uma explicação rápida do que foi feito acima.

    O comando sudo serve para fazer com que todos os comandos que venham depois sejam executados como super usuário, também chamado de root. Ele é como o administrador do sistema e tem permissão de fazer tudo.

    O comando mount, como o próprio nome já diz, serve para montar sistemas de arquivos. Este é comando chave que usamos para montar nossa imagem. Depois, passamos vários parâmetros para este comando.

    -t iso9660: Aqui, estamos usando a opção -t que serve para indicar o tipo de arquivo. Estamos informando ao comando mount que vamos montar um sistema de arquivos do tipo iso9660, que é o sistema encontrado em CDs e DVDs.

    -o loop: Numa explicação rápida, é necessário uma opção de loop ao montar uma imagem, e estamos informando o “loop padrão” ao sistema. Esta é uma parte complicada de se explicar, e o importante é apenas que ela é essencial para montar um arquivo de imagem ISO.

    arquivo.iso: Depois dos parâmetros de opções precedidos por letras, devemos informar ao sistema o nome da imagem que iremos montar. E este é o nome da imagem.

    /media/imagem: Por último, informamos ao sistema em que diretório será montado aquele sistema de arquivos. Aqui, estaoms montando como um tipo de Media, assim como aconteceria com qualquer disquete ou CD inserido no seu computador.


    Brazilians Defacers Ownz You

  • Font Size
    #2
    muito bom hackinho matou a pau nessa dica...
    eu tava quase instalando o wine pra rodar o daemon aqui... =]

    valeu mesmo...
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off

    Comment

    X
    Working...
    X