Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tecnologia cria consciência artificial para reduzir consumo de energia

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tecnologia cria consciência artificial para reduzir consumo de energia

    Tecnologia cria consciência artificial para reduzir consumo de energia




    Empresa de TI conta como o investimento em alta tecnologia ajudou a reduzir, em menos de seis meses, 30% do consumo de energia elétrica

    Referência em inovação, a multinacional brasileira de outsourcing de TI, Ci&T (Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...), decidiu investir em alta tecnologia para utilizar, de forma consciente, a energia elétrica. O projeto piloto implementado em apenas um andar de um dos prédios da empresa, uma área de 1650m², em junho, já permitiu à Ci&T alcançar uma economia de 30% do consumo total de energia.

    A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade da companhia, que foi lançado em janeiro deste ano, e vem desenvolvendo uma série de estratégias e ações sustentáveis. O projeto consiste na automação de toda a iluminação do andar com o diferencial de criar uma espécie de Consciência Artificial.

    Conforme explica Eduardo Cruz, diretor da Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., empresa responsável pelo desenvolvimento do piloto, "os sensores de presença instalados passam a informação sobre os hábitos da utilização do prédio para um sistema que administra o local. Com isso, o sistema consegue ter autonomia para decidir quando desligar as luzes do prédio".

    No primeiro mês, a empresa registrou uma redução de 19,5% no valor pago na conta de energia elétrica de todo o prédio. E em pouco tempo essa economia chegou a 25%, sendo que apenas 50% do prédio foi automatizado. Para a empresa, uma das principais vantagens é que o sistema implementado não demandou mudanças comportamentais dos usuários, já que isso esbarra em questões de ergonomia e segurança. Além disso, foi instalado em apenas um final de semana e sem que as atividades da empresa precisassem ser interrompidas. "É um plano inteligente. Hoje, ao chegar de madrugada na empresa, as luzes vão se acendendo à sua frente e apagando atrás. Para nós, é muito mais do que a simples redução do consumo de energia. É uma mudança que a tecnologia permitiu e que faz bem para o planeta", afirma Fernando Matt, CFO e Diretor da área de Sustentabilidade da Ci&T. "O projeto ainda está em fase inicial em termos da consolidação dos resultados, mas o desenho projetado mostra um payback interessante em relação ao investimento realizado. Porém, o mais importante, neste primeiro momento, é o fato de que inserimos de vez o conceito da sustentabilidade nos processos da empresa, o que, acreditamos, no médio prazo, será um grande diferencial competitivo, garantindo a sustentabilidade dos negócios", ressalta Carla Borges, líder do Comitê de Sustentabilidade e gerente da área.

    Como curiosidade, o executivo acrescenta que o projeto teve impactos, também, na redução da emissão de CO2. Desde a instalação, houve uma economia de 31.683KW, o equivalente a uma redução de emissão de 2.32 toneladas de CO2. De acordo com dados do IEA (International Energy Agency), o fator de emissão por KW para o Brasil é 0,073. Isso significa que para cada 1000KW consumidos no país, 73kg de CO2 são emitidos na atmosfera.

    Fonte: BRASSCOM
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off
X
Working...
X