Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

6 distribuições Linux que você deve dominar bem

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    6 distribuições Linux que você deve dominar bem

    A natureza aberta do Linux permitiu o desenvolvimento de sistemas de diferentes distribuições desse sistema operacional. Cada distribuição tem suas particularidades, algumas bastante distintas, outras nem tanto, mas qualquer um que queira se tornar um especialista Linux precisa estar preparado para a situação em que ele precisará instalar, configurar, operar ou reparar alguma distribuição com a qual ele nunca teve contato antes.

    Considerando que é humanamente impossível alguém adquirir experiência em todas as distribuições Linux existentes, fiz uma lista das 6 distribuições que, se bem conhecidas pelo profissional Linux, garantirão que este consiga utilizar e administrar virtualmente qualquer distribuição que exista ou venha a existir. Vamos lá!
    1. Slackware

    Slackware logo

    O Slackware é a distribuição mais antiga ainda em atividade. Tem a fama de ser mais difícil de instalar, configurar e usar. Na verdade, o Slackware não é difícil, mas também não é intuitivo, o que significa que não adiantar tentar fazer as coisas nele por tentativa e erro, você tem que saber o que está fazendo, e isso faz com que você seja praticamente obrigado a estudar e conhecer os componentes do sistema para fazê-lo funcionar.

    Site oficial: slackware.com
    Download: slackware.com/getslack


    2. Debian

    Logotipo do Debian

    O Debian é uma distribuição quase tão antiga quanto o Slackware, que impressiona pelo tamanho e qualidade de sua comunidade de desenvolvedores, uma das maiores, mais fiéis e organizadas do mundo do Software Livre. É também a distribuição que mais originou outras distribuições, dentro elas o pop star Ubuntu. Sem falar que foi a primeira distribuição a Linux a ter um sistema completo de gerenciamento de pacotes de software que pesquisa, faz download, instala, configura e resolve dependências de maneira rápida e eficiente. Trata-se do APT, ferramenta que ainda hoje é considerada por muitos (me incluo nesta lista) como a melhor e mais completa do gênero dentre todas as distribuições Linux.

    Site oficial: debian.org
    Download: debian.org/distrib


    3. Fedora

    Logotipo do Fedora Linux

    Distribuição mantida pela Red Hat, a líder mundial em venda, suporte, treinamento e certificação Linux, o Fedora é conhecido por manter uma disputa acirrada com o Ubuntu pelo título de distribuição mais inovadora, trazendo a cada lançamento recursos que são usados por poucas ou nenhuma outra distribuição. Utiliza um excelente gerenciador de pacotes de software, o Yum, adotado também por muitas outras distribuições.

    Site oficial: fedoraproject.org
    Download: fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora


    4. Ubuntu

    Ubuntu logo

    O Ubuntu é simplesmente a distribuição Linux mais conhecida e utilizada da atualidade. Precisa de mais argumentos para justificar por que você deve dominá-la?

    Site oficial: ubuntu.com
    Download: ubuntu.com/download


    5. CentOS


    Logotipo do CentOS Linux

    Criado a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, o CentOS é a distribuição mais usada em servidores Web em toda a internet, conforme pesquisa publicada em Julho de 2010 pela Web Technology Surveys. Além disso, por ser derivada do Red Hat Enterprise Linux e totalmente compatível com este, o CentOS é a distribuição mais recomendada para aqueles que querem aprender a utilizar o RHEL e estudar para os exames da Red Hat tais como RHCT e RHCE.

    Site oficial: centos.org
    Download: centos.org/modules/tinycontent/index.php?id=32


    6. OpenSUSE

    OpenSUSE logo
    O OpenSUSE é uma excelente distribuição mantida pela Novell, umas das grande líderes do mercado de Linux corporativo que, assim como a Red Hat, também possui seu próprio programa de certificação profissional em Linux. Possui uma comunidade de usuários bem forte e é talvez a distribuição mais popular a adotar o KDE como ambiente gráfico padrão.

    Site oficial: opensuse.org
    Download: software.opensuse.org


    Menções honrosas

    A galera do Doode avaliou essa postagem e apontaram algumas duas distribuições que deveriam constar nesta lista. Achei justo, portanto, citá-las aqui, agregando opiniões diferentes da minha.

    Archlinux

    Archlinux logo

    O Archlinux é uma distribuição otimizada para processadores i686. Tem uma filosofia parecida com a do Slackware no que diz respeito a não incluir no sistema muitas ferramentas que façam o trabalho do administrador, que precisa entender o sistema para conseguir utilizá-lo. Possui um excelente gerenciador de pacotes chamado Pacman, utilizado para gerenciar pacotes binários, e o ABS (Archlinux Build System) para instalar softwares através da compilação automatizada do código-fonte.

    É uma distro bastante diferente de qualquer uma destas outras (apesar de insistirem em compará-lo ao Slack, estas semelhanças param no KISS [Keep It Simple, Stupid]), está numa crescente e ensina hábitos extremamente valiosos para qualquer usuário Linux. - Danilo Vilas Boas


    Gentoo

    Logotipo do Gentoo Linux

    O Gentoo foi inicialmente criado para ser uma distribuição que fosse compilada a partir do código-fonte, otimizada para o Hardware, somente com os programas necessários e com scripts para diminuir o trabalho de manutenção. Utiliza o Portage para gerenciar pacotes de software, que são compilados na própria máquina para melhor aproveitamento de seus recursos de hardware.

    É uma distro que também vai ensinar coisas que só podem ser aprendidas com ela, especialmente no que tange a manter uma distro compilada e otimização de compilação. - Danilo Vilas Boas

    Créditos: Davidson Paulo, especialista Linux.
    ____

    E o que vocês acham?
    There's no place like 127.0.0.1
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    muito bom hein, difícil ver posts tão esclarecedores e ficar calado, parabéns pela dica


    Comment


    • Font Size
      #3
      Otimo artigo, não mexi com slackware ainda, vou ver se baixo ele e começa a fuça

      Comment


      • Font Size
        #4
        quando eu li que vc ia falar soh de 6 ja imaginei q ia ficar meio incompleto hehehhehe,
        assim q li a 6 pensei logo de cara, faltou o gentoo naum porque seja essencial mas eh uma distro diferenciada ("É uma distro que também vai ensinar coisas que só podem ser aprendidas com ela.."), mas sim por ser uma distro com uma filosofia diferente,
        acho ateh q caberia espaço para outras distros tambem , naum q tenha ficado incompleto seu texto ( faltou soh um toque no gerenciador de pacotes de cada uma tipo o pacman apt-get yum...., e tambem rpm deb blabla..) pelo contrario achei q ficou muito bom falando das principais, e inclusive de algumas derivadas como foi o ubuntu.(mas q faz parte do objetivo do topico "6 distribuições Linux que você deve dominar bem")

        valeu

        Comment


        • Font Size
          #5
          Não sei se aqui é o melhor lugar para perguntar isso mas o Slackware é a distro que vem melhor "equipada" para o desenvolvimento de Software?
          “Finalmente encontrei um inimigo digno de mim e uma jornada em que preciso desenvolver toda a minha coragem, pois temos de combater homens bravos e monstruosas feras.”, Alexandre, o Grande.

          Comment


          • Font Size
            #6
            ótimo tópico amigão, obrigadO!

            Comment


            • Font Size
              #7
              Postado Originalmente por Rolando Sanches Ver Post
              Não sei se aqui é o melhor lugar para perguntar isso mas o Slackware é a distro que vem melhor "equipada" para o desenvolvimento de Software?
              Respondendo a sua pergunta... eu uso slackware, mas não acho que ele seja tão equipado para desenvolvimento (opinião pessoal)...
              agora uma vez um amigo meu(Bhior) me falou que o Arch Linux tava na idéia, quando o assunto era desenvolvimento. =]

              Quanto ao poste, ficou ótimo broder...
              eu ainda quero usar Gentoo, mas é Fudido pra instalar... aheihaieh me disseram que vou levar um dia inteiro.. aeihaeih
              por que nele tem que compilar todo o código. mas sei que vai ser uma esperiência boa e proveitosa.

              acho que é isso, os principais estão ai mesmo, mas como o número da perfeição é 7
              recomendaria o Back-Track, já que tem os peritos ai que são fanáticos por hacking.
              Não Acha Estranha Essa Frase:
              Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

              Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


              Fã ->Nickguitar.dll


              Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
              Então click na imagem e ajude-nos com os links off

              Comment


              • Font Size
                #8
                Hi.

                Opa, só me falta o Gentoo dessa lista.
                Mas to tão contente com o Ubuntu ultimamente que não largo por nada nada... Talvez para testar o ElementaryOS, que é Ubuntu-based. =P

                []'s
                Desenvolvedor Perl, PHP, .NET (C#, VB.NET, ASP.NET), Java (J2EE), Shell Script, JavaScript/Ajax, C, amante de Linux e noob.

                twitter | last.fm

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  Postado Originalmente por fvox Ver Post
                  Hi.

                  Opa, só me falta o Gentoo dessa lista.
                  Mas to tão contente com o Ubuntu ultimamente que não largo por nada nada... Talvez para testar o ElementaryOS, que é Ubuntu-based. =P

                  []'s
                  to ligado no ElementaryOS,
                  nesse caso recomendo o mint 9 pra mim o melhor depois o 10 =]
                  Não Acha Estranha Essa Frase:
                  Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

                  Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


                  Fã ->Nickguitar.dll


                  Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
                  Então click na imagem e ajude-nos com os links off

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    Realmente o Mint é muito bom, comecei a usar e nunca mais parei
                    There's no place like 127.0.0.1

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      muito com as dicas

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Bacana o tópico. Ainda tenho muito a aprender, pelo visto. Da lista, conheço bem o Ubuntu, o Debian (minha distro secundária) e o Slackware (minha distro primária). Os outros nunca testei nem em máquinas virtuais. Verei isto em breve, provavelmente: tenho um computador parado aqui em casa que pretendo usar em testes e tudo o mais.

                        []'s!
                        We are made of star stuff. We are a way for the Cosmos to known itself. - Carl Sagan

                        Comment

                        X
                        Working...
                        X