Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Artigo] Fundamentos De Rede

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica [Artigo] Fundamentos De Rede

    vi na internet e achei interessante, mas não sabia onde posta se for em outra area alguem move ai por favor

    Qual o principal objetivo em uma rede?

    Existir um emissor, um receptor, uma mensagem (que pode ser codificada em outras tecnologias), um meio físico (ar, cabeamento) e um conjunto de regras que permita que isso possa acontecer, por exemplo, os protocolos.
    Exemplo:

    1.Emissor – Host #1

    2.Receptor – Host #2

    3.Mensagem – Um arquivo, dado, informação, entre outros

    4.Meio físico – Cabeamento UTP

    5.Protocolo – TCP/IP
    Interessante:

    Todo computador ligado em uma determinada rede (seja privada, interna ou a própria internet) que possua autonomia necessária para enviar uma mensagem e receber mensagens é um host.

    Para se estabelecer um meio físico devem ser levados em consideração as condições de custos, desempenho e qual a real necessidade dessa implantação. Os meios físicos mais utilizados são par trançado, fibra ótica (mais caro), wireless, cabo coaxial (entrando em desuso por causa dos custos e desempenho).
    Protocolo – A arte da transmissão

    Um protocolo basicamente irá analisar o formato da mensagem e atribuir informações relevantes que possam ser mutuamente entendidas pelo emissor, pelo receptor, através do meio físico adequado atendendo as regras estabelecidas para a troca de mensagens.

    Uma rede nada mais é do que um conjunto de hosts interligados entre si de alguma forma que troquem mensagens direta ou indiretamente.

    De acordo com a quantidade de hosts, localização geográfica, amplitude, tecnologia empregada, aplicabilidade e meios físicos envolvidos, podemos classificar as redes como:
    LAN (Local Area Network)

    Comunicam-se em localização geográfica limitada, em raio máximo de até 1 km, normalmente trabalham em alta velocidade como fast ethernet (100Mbps) e giga ethernet (1000Mbps). Dentro da LAN a organização e a forma pela qual as estações vão trabalhar entre si pode ser classificada pelo tipo de interação e a forma pela qual serão gerenciadas (software ou hardware dedicado) e até mesmo a visibilidade e acesso aos recursos, uma rede bastante utilizada é a ponto-a-ponto(Peer-to-Peer), caracterizada como uma rede fácil de ser implantada e o gerenciamento é feito através de cada máquina, podendo ou não restringir o acesso às informações, é um gerenciamento descentralizado. Por outro lado pode-se usar um gerenciamento centralizado por hardware, ideal quando se tem mais estações de trabalho ou para uso corporativo, pode ser o cliente-servidor, baseado na forma de requisição e resposta. O cliente solicita um recurso, informação ou serviço (impressão, por exemplo) e envia ao servidor, este por sua vez processa o pedido e retorna a solicitação do cliente através da disposição do que foi solicitado ou a negação (falta de permissão, quota, restrições). O servidor possui configurações diferentes dos clientes, pois não possui instalados softwares e aplicações para uso local, mas sim gerenciamentos para requisições e chamadas dos clientes.
    Tecnologias – LAN

    O mundo das redes é totalmente fantástico pelo fato de podermos nos beneficiar com o uso de tecnologias diferentes, podendo ou não ser determinístico. Para quem não sabe, determinismo se refere à característica que envolve uma condição de “prever” os encaminhamentos das ações baseadas em uma regra que deve ser seguida, em uma ordem estipulada, podendo ter cláusulas de erro caso essas condições não sejam respeitadas. Entre as tecnologias temos Token Ring, que é um pouco cara, mas trabalha com conceito de segurança e integridade bastante acentuados, funciona com o envio de um “anel” que é repassado entre todos os hosts da rede e o host que está com o token (bastão) no momento recebe o direito de enviar as mensagens para os outros hosts, que por sua vez são obrigados a “escutar” essa mensagem. No Token Ring existe uma limitação de transferência de quadros de até 17.800 bytes, o que garante maior um excelente desempenho. Além disso, o Token Ring possui um dispositivo concentrador, chamado MAU, que irá concentrar e distribuir a informação, trabalhando com 2 pares de fios, um dedicado para o envio e o outro para a transmissão, que faz o envio apenas para o host de recepção, sem replicar o dado para todas as estações de trabalho. Isso reduz a colisão de pacotes (um enviar uma informação e o outro enviar a mesma informação para a mesma via, causando duplicidade). Também temos a Ethernet, é uma tecnologia não determinística, usa um broadcast. A Ethernet é largamente a mais utilizada atualmente, pois possui um custo acessível e também facilidade de implantação.
    FDDI

    É uma rede em anel, parecido com Token Ring, no entanto ela suporta um limite físico de até 100 km, sendo que a cada 2 km é necessário inserir um repetidor e o limite máximo de estações conectadas é de 500. Trabalha com velocidade de transmissão máxima de 100 Mbps. A topologia é anel duplo, em sentidos contrários, um é o primário e o secundário só é acionado como contenção, caso o anel primário tenha a sua conexão rompida. O tipo de cabeamento é fibra ótica, podendo ser de dois tipos, multimode: trabalha com um LED gerador de luz ou single-mode: usa dispositivos lasers para gerar a luz. O FDDI é magnífico pois consegue gerenciar um problema, por exemplo, se um host da rede falhar e romper conectividade com os dois anéis, ele é excluído do mapeamento da topologia e é criado um novo anel sem que ele faça parte.
    WLAN (Wireless Local Area Network)

    Extremamente móvel, não utiliza nenhum tipo de cabeamento para ligar e transmitir dados entre os hosts, uma vez que não existem grandes cabeamentos existe também a redução de custos envolvidos. Muito bom se a sua rede precisar de flexibilidade, escalabilidade e constante remanejamento da rede.
    WAN (Wide Area Network)

    São redes distribuídas em regiões geográficas mais extensas, normalmente opera em menor velocidade comparado com uma LAN. Usualmente computadores ligados entre si em uma região pequena é uma LAN, e a ligação e comunicação entre esses computadores, com computadores de outras LAN´s e regiões dispersas, forma uma WAN.

    Algumas tecnologias usadas em redes WAN: ISDN, X.25, Frame Relay, ADSL, ATM.

    Uma WAN consiste em linhas de transmissão e elementos de comutação.
    Throughput da rede

    É a quantidade real de dados que está sendo transmitido em um dado instante na rede, no caso da Ethernet o throughput teórico é de 60% do valor nominal e Token Ring é de 80%.

    Fonte: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    por: Bruno Celio Simomura
X
Working...
X