AMD Phenom II X6 ou Intel Core i7
AMD:
CPU: Phenom X6 1055T
Board: Asus Crosshair IV Formula
RAM: Gskill DDR3 PC16000 Ripjaws 4GB
Gráfica: 5870 & 5870CF
Disco: Intell SSD 80GB
Board: Asus Crosshair IV Formula
RAM: Gskill DDR3 PC16000 Ripjaws 4GB
Gráfica: 5870 & 5870CF
Disco: Intell SSD 80GB
Intel:
CPU: I7 950
Board: Asus RampageII Extreme
RAM: Corsair DDR3 XMS3-1600 6GB C7
Gráfica: 5870 & 5870CF
Disco: Intell SSD 160GB
Board: Asus RampageII Extreme
RAM: Corsair DDR3 XMS3-1600 6GB C7
Gráfica: 5870 & 5870CF
Disco: Intell SSD 160GB
AMD e Intel travam, já há algum tempo, uma guerra no mercado de processadores. São elas que dominam uma das principais fontes de hardware, determinante para que um computador seja potente e atinja às expectativas dos usuários.
Desde os anos 80, AMD e Intel travam disputas pelo topo, alternando em criações de processadores e desenvolvendo tecnologias que promovem um salto na maneira de montar PCs, obrigando o concorrente a se atualizar para não perder o mínimo de pontos com os consumidores mais exigentes. Essa disputa acirrada entre as marcas acaba dificultando a escolha do melhor processador por parte dos usuários.
A disputa pelo mercado, no momento, se concentra nos modelos tops de cada uma: AMD Phenom II X6 contra o Intel Core i7.
Como é de praxe, uma bateria de testes é feita por sites especializados, revistas e até usuários interessados em dividir com a comunidade os resultados. A ideia é mesmo chegar à reposta da tradicional pergunta: “qual é o melhor processador ”?
É preciso lembrar sempre que alguns consumidores se simpatizam com certas marcas. As experiências pessoais são levadas em conta ao adquirir um produto e, portanto, influenciam na hora de uma resposta isenta sobre as análises. É natural termos hoje fãs da AMD e da Intel defendendo suas posições.
Referência na área tecnológica na China, o site INPAI usou diversos programas e métricas para comparar os dois super processadores. Assim, como em testes de placa de vídeo e outros hardwares, é preciso um computador semelhante com as duas CPUs. No caso, a configuração usada contava, entre outros itens, 6Gb de RAM, vídeo Radeon HD 5870 e placas mãe MSI X58 e 890FX.
Acompanhe alguns gráficos abaixo, na execução de aplicativos e programas que medem o desempenho dos processadores:
Sisoftware Sandra 2010
A ferramenta de medição de desempenho e testes de diversos pontos como CPU, memória, drivers, etc, apresentou os seguintes resultados:
Neste caso, o site utilizou dois tipos de processamento: o multimídia e o aritmético.
Photoshop CS5
Usando e a abusando de imagens de alta definição, carregando todos os recursos deste poderoso editor, as CPUs se comportaram da seguinte maneira:
Desta vez, o processador da Intel respondeu de forma mais ágil ao peso da tarefa.
H.264 Video Encoder
Aos editores de vídeo, que precisam de uma máquina potente para trabalhar, o teste da INPAI revelou o seguinte desempenho na hora de subir um arquivo:
Mais um ponto para o Phenom, vencedor do processo.
Jogos
Determinante para o desempenho dos games, ao lado da placa de vídeo, o INPAI não deixou de analisar os dois processadores rodando alguns jogos pesados atuais. O resultado, por FPS, você pode ver na imagem abaixo:
Percebe-se que no quesito Games, o Core i7 dá banho de desempenho (acompanhado de componentes igualmente fortes como memória RAM e placa 3D). Como já é tradicional, a Intel sabe trabalhar em cima deste ramo, agradando a maioria dos jogadores de computador.
Conclusão
Como apresentado pelos testes, o Phenom é bastante recomendado para multi-tarefas. Usuários que trabalham com áudio, imagem e vídeo necessitam fazer várias tarefas ao mesmo tempo e o computador não pode os deixar na mão. Pelo desempenho apresentado, é o processador mais indicado para esse caso.
Já para fãs de Jogos e de alta qualidade gráfica, o Core mantém a tradição da Intel de se sobressair. Os frames por segundo estão aí para comprovar mais uma vitória.
Nessa hora, os detalhes fazem a diferença. Em termos de preço, o Phenom se apresenta um pouco mais em conta, mas suas exigências para “adaptação” aos outros componentes é maior. A placa mãe precisa, necessariamente, ter espaço para um processador de seis núcleos, como é o X6.
O Core i7 possui quatro, encaixando melhor nas demais placas. Ainda que perca no quesito de quantidade de núcleos, o maior cache possibilita vitória em outros pontos, principalmente nos Games.
E a pergunta sobre qual o melhor processador, segue sem resposta? Talvez.
Afinal dependemos muito do perfil de cada um, do investimento e da máquina que receberá toda essa potência para descobrir quem é que vence essa disputa.
artigo original : Ricardo fernandes
reeditado por: praTes
Comment