Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Computação em nuvem, o que é? quais as vantagens?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Computação em nuvem, o que é? quais as vantagens?

    Bom a algum tempo já tem algumas pessoas se perguntando o que seria a computação em nuvem (cloud computing), quais vantagens e desvantagens e agora venho aqui explicar o conceito, e até alguns serviços q você usa e que são em nuvem.

    O conceito que tem revolucionado a tecnologia refere-se à utilização da memória e a capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Assim, tudo o que você armazenou na nuvem pode ser acessado em qualquer parte do mundo, em qualquer computador, sem a necessidade de instalar softwares e etc. O computador torna-se uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.

    Um exemplo, para ficar mais claro, é o Google Docs. Esse programa é muito semelhante ao Word, da Microsoft, mas ao invés de você ter seus textos armazenados no seu computador, terá tudo disponível na internet, basta acessar sua Google Account e encontrar tudo ali. É tudo remoto: os programas, serviços, arquivos, tudo! Você só precisa estar conectado à internet. Por isso esse “ambiente” é chamado nuvem.

    Dentre as principais vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de utilizar softwares que não estão instalados no computador e que são atualizados automaticamente, a facilidade de acessar as informações na rede, em qualquer lugar, principalmente para corporações. Esta modalidade de armazenamento também proporciona um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois quando eles não forem gratuitos, serão pagos somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software.

    Um dos grandes problemas dessa tecnologia, ainda recente e pouco explorada no Brasil, é a questão da segurança. É claro que cada usuário da computação em nuvem pode tomar medidas de proteção, como a criptografia, mas isso gera uma sobrecarga para os servidores, que não estão na nuvem, e que terão de “descriptografar” o documento toda vez que o usuário quiser acessá-lo.

    Algumas opções que alguns já usam:

    - Office online: pacote Office, da Microsoft
    - Picasa: para armazenamento de fotos
    - Google Docs: ferramenta de texto, apresentação e planilhas
    - RapidShare: HD
    - Mega: outra opção de HD

    Sono e fome, isso me define.
    sigpic
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Então resumindo seria algum serviço, site, arquivo que está na internet (na nuvem) podendo acessá-lo de forma online sem precisar instalar nada na sua máquina.

    Vantagens: qualquer computador com poucos recursos de hardware é capaz de acessar as nuvens, não usa recursos de processamento da minha máquina, posso fazer backups nas nuvens sem utilizar pen drives, hd's externos. (dependendo do tamanho do arquivo claro)

    Comment


    • Font Size
      #3
      Grande problema da nuvem é justamente vc não saber onde estão cada coisas fisicamente, por exemplo se vc tem algo importante e que deve ser secreto e derrepente ele está localizado em um país que ocorre interceptação de dados sem seu conhecimento e ai? E se uma parte de meus arquivos forem espionados fisicamente e não virtualmente o que posso fazer se não sei onde estão meus dados? É uma solução muito boa, porém depende muito do business (negócio) de cada um.

      Comment

      X
      Working...
      X